3º dia do CD é de apresentação de relatórios e votação de moções


17/11/2018 #Noticias Anteriores

À noite, integrantes participam do culto na CEL Santíssima Trindade, no bairro Scharlau

3º dia do CD é de apresentação de relatórios e votação de moções

O terceiro dia da reunião anual do Conselho Diretor foi marcado pela continuidade da apresentação dos relatórios dos departamentos da igreja. Na manhã deste sábado, 17/11, o Departamento de Educação Cristã participou do Departamento em Foco, tendo tempo maior para expor o trabalho e interagir com os participantes. Na oportunidade, o DEC presenteou a liderança leiga presente com o livro “Um ponto de apoio”, lançamento em parceria com a Editora Concórdia. Saiba mais sobre a obra aqui.

 À tarde, foi a vez dos Departamentos de Administração, Comunicação e Ensino apresentarem seus relatórios. O diretor do Seminário aproveitou para compartilhar um vídeo para incentivar a formação de novos obreiros (assista aqui). A Hora Luterana também apresentou um novo projeto: Deus Conecta, para instrução de adultos em vídeos online, que será lançado em janeiro de 2019. E a Editora Concórdia apresentou seus lançamentos que podem ser conferidos aqui.

A vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, também apresentou a atualização dos dados estatísticos e, o vice-presidente de Administração, Renato Bauermann, o relatório financeiro das contribuições das congregações. A IELB finalizou o ano de 2017 com 244.741 membros, filiados a 530 paróquias atendidas por 621 pastores. Os dados mostram um aumento de 1.221 membros em relação ao ano passado. Aline destacou que o número de membros da IELB aumentou em todas as regiões, com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro, que apresentaram queda em relação ao ano passado. Mas, em relação a 10 anos, houve aumento de 12,94%. O Rio Grande do Sul teve diminuição de 0,10% nos últimos 10 anos. Também registrou-se um considerável aumento nos grupos em 2017, com destaque para Crianças, Servas, Homens, Música, Áreas de atuação, Diretoria e outros grupos. Quanto aos pastores, mm 2016 a IELB tinha 893 pastores, e em 2017 este número passou para 901. A vice-presidente de Comunicação observou que 96,42% das paróquias enviaram os dados estatísticos e reforçou a importância de atualizar os dados junto à IELB e que, para facilitar o processo, implantou sistema on-line de estatísticas paroquiais de 2015 e, agora contempla também os distritos e as organizações auxiliares.

O coordenador da Comissão de Planejamento, Djalmar Marquardt, avaliou a execução do planejamento do quadriênio 2014-2018 e falou sobre o processo de desenvolvimento do planejamento 2019-2022 e suas expectativas com relação à implantação, ressaltando a importância da orientação e acompanhamento dos resultados em cada área e localidade. Reforçou que o formulário do planejamento também está disponível para preenchimento no acesso restrito do portal da IELB. E que, além das congregações e paróquias, distritos, organizações auxiliares e departamentos do Conselho Diretor também podem disponibilizar seus planejamentos no site da IELB. Por fim, anunciou que o processo de definição dos indicadores a serem mensurados ao final de 2019 já foi iniciado e que o prazo final para a definição dos indicadores é 28/09/19.

O plenário também aprovou a moção do Orçamento da IELB para 2019 e analisou a última moção, que trata sobre adequações do Regimento da IELB – capítulo 2, em relação às atribuições da comissão eleitoral (artigos 59 a 71). A finalização do debate e votação ficou para o domingo, 18/11.

A programação encerrou no final da tarde. À noite, os integrantes do CD participaram do culto na Congregação Evangélica Luterana Santíssima Trindade – Scharlau, seguido de jantar de confraternização.

Veja anexa a programação completa do evento que reúne os pastores conselheiros e líderes leigos dos 58 Distritos da IELB, os departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB, e representantes das ligas e organizações auxiliares, para discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano.

Confira o álbum de fotos do evento aqui.

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos