Congresso Nacional de Leigos elege nova diretoria


02/09/2015 #Noticias Anteriores

Programação reuniu mais de 850 pessoas de 27 a 30 de agosto em Guarapari, ES

Congresso Nacional de Leigos elege nova diretoria

“Juntos Somos Mais a partir da Graça de Deus”. Sob este lema, 857 leigos e servas se inscreveram e mais de 1.100 pessoas participaram do XXI Congresso Nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), que aconteceu no Centro de Convenções Flávio Schneider, no SESC, na cidade de Guarapari , ES, entre os dias 27 a 30 de agosto de 2015.

A primeira noite, foi recheada de emoções, já na entrada dos estandartes, a diretoria da LLLB convidou a Sr. Celina Ulhig, viúva do saudoso presidente da LLLB, Seu Luiz, para ao lado do então presidente da LLLB, Sr. Darli Jacob, entrar com o estandarte da LLLB. Depois do belo culto festivo e da linda devoção de abertura promovida pelos membros da congregação Paz de Vila Velha – ES, a Dona Celina foi convidada para fazer a abertura oficial do congresso ao lado do presidente Darli. Muitas emoções na homenagem prestada pela Diretoria da LLLB ao nosso amigo, irmão e companheiro Seu Luiz. A família esteve presente com camisetas estampando sua foto e recebeu da LLLB uma placa de agradecimento por terem dividido o esposo, pai, o sogro, o avô, o tio e o amigo com toda a IELB, Igreja que ele tinha uma grande paixão, em especial por tê-lo dividido com a LLLB por 44 anos.

As emoções continuaram no decorrer do congresso, pois 21 ligas foram filiadas à LLLB, marca histórica. Outro marco foi o anúncio do presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, sobre a formatura dos oito novos pastores luteranos em Moçambique e a aquisição de um terreno com casas que serão um centro de formação teológica e de pastores, tendo assim o primeiro Seminário Luterano em terras moçambiquenhas. A LLLB repassou para a IELB, através de seu presidente, uma oferta no valor de R$ 80 mil para aquisição deste terreno, demonstrando seu compromisso com a formação teológica da Igreja.

Também foram estudadas e votadas quatro moções, o que sinaliza que a liga quer estar cada vez mais e melhor estruturada para servir a Deus e auxiliar a IELB na propagação do Evangelho. Os leigos foram desafiados e fizeram uma caminhada evangelística nos bairros vizinhos ao SESC onde, em parceria com a Hora Luterana, foram distribuídos mais de 2 mil livretes “Mensagens de Esperança”.

Os leigos do Distrito Espírito Santo Norte, apresentaram o Projeto Neemias, que tem por objetivo construir templos e não deixar que falte a “Casa de Deus” para ninguém do Distrito Espírito Santo Norte, sendo este um belo exemplo a ser copiado. Também aconteceram as eleições, em que pela primeira vez na história da LLLB, duas chapas (uma formada por leigos do Espírito Santo e Minas Gerais e a outra formada por leigos do Rio Grande do Sul) se apresentaram para o pleito 2015-2017, o que mostra que os leigos estão motivados a trabalharem pela causa de Jesus. Foi uma eleição apertada e a chapa escolhida foi a formada pelos leigos do Rio Grande do Sul (confira a composição abaixo).

A tarde foi brindada com vários passeios às praias e a centros turísticos da região. A noite foi abrilhantada com “artistas” que declamaram, encenaram, cantaram e assim provocando gargalhadas, risos e lágrimas na plateia.

Foi um congresso muito edificante, com muito louvor, que foi conduzido pelas bandas, Criados por Cristo (Vila Velha, ES), Novo Ser (São Gabriel da Palha,ES), Limine (Colatina, ES), Grupo Nova Vida (Domingos Martins, ES), Coral Esperança e organistas Axel Bergstedt e Ramon Lorete (Cariacica, ES), Quarteto, Coral Paz e organista Pastor Silvio Ferreira da Silva Filho (Vila Velha, ES) e estudo da palavra de Deus com três palestras fantásticas, que trabalharam o tema do congresso, porém com foco em áreas diferentes, “no Testemunho” (palestrante Pastor Mário Fukue), “Serviço” (palestrante Pastor Mário Lehenbauer) e “no Trabalho” (palestrante Fredrerico da Silva Reis, presidente do Conselho Diretoria da IELB).

O culto de abertura teve mensagem dirigida pelo Conselheiro da LLLB, pastor Martinho Fach, e o culto de encerramento, com instalação da nova Diretoria da LLLB, teve mensagem dirigida pelo presidente da IELB, pastor Egon Kopereck. Da Diretoria Nacional da IELB, também  estiveram presentes os vice-presidentes de Educação Cristã, pastor Martinho Sonntag, e de Administração, Renato Bauermann. Os dois cultos tiveram a participação de corais do Espírito Santo e de bandas da Igreja Luterana. 

 “Foi um excelente evento, com palestras edificantes, desafiadoras e confortadoras, de onde voltamos animados, fortalecidos e edificados, tanto espiritual quanto fraternalmente”, avaliou o presidente da IELB.

"Louvo a Deus pelo Congresso Nacional da LLLB em Guarapari, ES. Ficou mais uma vez comprovada a importância do trabalho dos leigos na igreja. Este trabalho é decisivo no avanço da IELB na conquista dos objetivos que Deus estabeleceu para a Sua igreja aqui na terra. Ficamos felizes com a disposição dos leigos em trabalhar pelo reino de Deus e pela IELB. Particularmente, fico também muito grato com a aprovação da moção que propôs que a LLLB apoie decisivamente a Educação Cristã Continuada. Agradeço muito a Deus pelo trabalho da Diretoria que trabalhou nestes dois últimos anos e peço a Deus que abençoe a nova Diretoria eleita para que leve adiante os importantes projetos das LLLB”, declarou o pastor Martinho Sonntag.

De acordo com o novo presidente da LLLB, Sr. Samuel Antonio Neugebauer, o próximo congresso nacional da LLLB já tem data e local definidos, será no último final de semana de agosto de 2017 em Pelotas, RS, onde o congresso fará parte das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana.

 

Confira a composição da diretoria eleita:

Presidente: Samuel Antonio Neugebauer, médico, membro da CEL da Redenção, Distrito Sul I, Pelotas, RS

Vice-presidente: Darlan Buss Gowert, empresário, membro da CEL da Cruz, São Lourenço do Sul, Distrito Sul I, RS

Secretário: Ronei Klug, estoquista, membro da CEL Cristo Redentor, Distrito Sul I, Pelotas, RS

2° Secretário: Luiz Carlos Philipsen, aposentado (trabalha atualmente com gestão), membro da CEL Cristo Redentor, Distrito Sul I, Pelotas, RS

Tesoureiro: Gilson Zschornack, tesoureiro de Cooperativa, membro da CEL da Redenção, Distrito Sul I, Pelotas, RS

2° Tesoureiro: Renato Kopereck, empresário, membro da CEL da Redenção, Distrito Sul I, RS

Conselho Fiscal: Claudomiro Reichow, agricultor, membro da CEL Concórdia (Três Pontes), Distrito Sul II , Canguçu, RS

Conselho Fiscal: Éder Zarnott Strelow, orientador agrícola, membro da CEL São Paulo (Capão Bonito), Distrito Sul II, Canguçu, RS

Conselho Fiscal: Jaime Laércio Schellin Protzen, Instrutor de produção de fumo, membro da CEL São Paulo (Campos Quevedos), Distrito Sul II, São Lourenço do Sul, RS

Pastor Conselheiro: Rev. Adelar Munieweg, Congregação Cristo Redentor e Capelania Hospitalar, Distrito Sul I, Pelotas, RS

Pastor Conselheiro: Rev. Clóvis Renato Leitzke Blank, Congregação São João, Distrito Sul II, Canguçu, RS

 

Veja mais informações e fotos aqui

 

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos