Reunião dos Departamentos do CD recheada de novidades

Primeira reunião ordinária, neste final de semana, contou com debates temáticos, sugestão da temática e alvos globais do Planejamento 2022 e inauguração do NPA

Reunião dos Departamentos do CD recheada de novidades

Presidente do CD, Dr. Frederico Reis

Nos dias 1º e 2 de abril, os integrantes dos departamentos do Conselho Diretor da IELB reuniram-se no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, para sua primeira reunião ordinária do ano. A programação teve início na manhã de sábado, 01/04, com devoção feita pelo Rev. Prof. Dr. Paulo Nerbas, que falou sobre o tema do CD 2016 ““A IELB que Deus quer é a IELB que somos?”. Depois, os Departamentos seguiram para suas reuniões em separado. (Saiba mais sobre o primeiro dia aqui)

À noite, foi inaugurado o Núcleo de Produção Audiovisual (NPA), estúdio que o Departamento de Comunicação da IELB projetou, em parceria com o Seminário Concórdia e a Juventude Evangélica Luterana do Brasil, para auxiliar nas demandas audiovisuais de estudantes e professores do Seminário Concórdia, além de estar à disposição de toda a Igreja. (Saiba mais aqui)

No domingo, 02/04 o grande grupo se reuniu novamente para apresentação de relatórios. O encontro teve início com devoção feita pelo Rev. Jarbas Hoffimann, Conselheiro da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB) Sudeste, que falou sobre “Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa”, baseado na passagem bíblica de Romanos 14.1.

Em seguida, os seis departamentos apresentaram os relatórios de suas reuniões. O coordenador do Departamento de Ensino, Rev. Waldyr Hoffmann, expôs a situação da Igreja Luterana da Bolívia e a necessidade de apoio na educação teológica. O DE analisa de forma positiva a possibilidade de ter um Capelão Universitário que também coordene um programa de Educação Teológica na Bolívia. Informou sobre o aumento do número de bolsas cobertas no Convênio IELB/ULBRA, passando de 60 para 65 e sobre a possibilidade de renovação do site do Seminário, da edição de um livro sobre os 115 anos do Seminário Concórdia e da impressão de folder para divulgação dos cursos oferecidos no Seminário Concórdia e na ULBRA. Também apresentou os alvos que estão sendo definidos pelo departamento para o Planejamento 2022, conforme segue: (1) Recrutar uma média de 35 alunos de Teologia a cada ano, (2) Fomentar a educação teológica continuada, e (3) Tornar a confessionalidade luterana presente nas escolas brasileiras.

O coordenador do Departamento de Expansão Missionária, Rev. Walter Baminger, informou que também se discutiu sobre a situação da Bolívia, no aspecto missionário. Apresentou os pedidos de subsídio e pedidos especiais e as mudanças que foram feitas no formulário do pedido de subsídio, a fim de obter mais informações sobre o trabalho do pastor e da congregação. Quanto ao planejamento, foi feita avaliação referente ao Planejamento 2018 e projeções para o de 2022, no intuito de dar continuidade aos objetivos propostos e alcançados. O DEM recebeu ainda o Sr. Rudi Bär, do Departamento de Administração, para tratar sobre a regulamentação do Fundo para Novas Missões.

O coordenador do Departamento de Comunicação, Sr. Lotário Hein, destacou a contratação dos novos funcionários da IELBcom (coordenador Fabio Buss e  estagiária Luciana Rabassa, que atua na rádio Cristo para Todos); a inauguração do Núcleo de Produção Audiovisual no Seminário Concórdia, no sábado, 01/04; o primeiro hackathon da IELB (maratona de programação visando o desenvolvimento de novas ferramentas para os eventos da igreja); e a integração do trabalho entre IELB, Editora Concórdia e Hora Luterana. Também citou os lançamentos da Editora, as ações alusivas aos 70 anos da Hora Luterana e aos 500 anos da Reforma, enfatizando o lançamento do selo dos 500 anos, em parceria com os correios do Brasil e Alemanha, e apresentou o novo modelo para carteira pastoral, em formato de cartão magnético. Falou sobre a avaliação do Planejamento 2018 e expôs as ideias para o Planejamento 2022, que seguem: (1) Fortalecer a marca e identidade da IELB diante dos acontecimentos na sociedade. (2) Fazer chegar em maior número o Mensageiro Luterano e Devocionários até os membros das congregações. (3) Usar as mídias para incentivar o relacionamento com a Palavra, entre os membros e com a igreja. (4) Pensar/criar novas ferramentas digitais como instrumentos para o fortalecimento da fé, convivência com a Palavra, aproximação entre irmãos e irmãs. (5) Pensar em como oferecer material adequado a jovens e crianças, bem como a idosos.

O coordenador do Departamento de Educação Cristã, Sr. Rudi Voigt, e o vice-presidente de Educação Cristã da IELB, pastor Martinho Sonntag, apresentaram os novos integrantes do DEC:  Rev. Oscar Martinho Zimmermann, Júlio Cezar Rutke, presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) e Maurício Antonio Malaszkiewicz, presidente da Associação Nacional de Universitários Luteranos (ANUL). Também participou da reunião, como convidado, o vice-presidente de Missão da JELB, Werek da Cruz Silva. Relataram as publicações deste ano, pelo departamento, acrescentando que serão mantidas em 2018, exceto o material para Escola Dominical “Com Jesus”, que, a partir deste ano, conta com produção de três cadernos permanentes com 52 histórias bíblicas cada; e o lançamento da versão em português do livro alemão “Das beste kommt noch” – “O melhor ainda virá”, com reflexões para idosos. Informaram que o DEC incentivará a leitura das publicações da Editora Concórdia, divulgando a lista de materiais disponíveis com uma ementa de cada publicação; e produzirá folhetos missionários e material de estudos de mordomia, com conteúdo do Fórum de Educação Cristã, para uso congregacional, em parceria com o DEM. Na área audiovisual, o DEC pretende criar uma versão brasileira de vídeos de instrução cristã criados pela Lutheran Church–Missouri Synod (LCMS). Comunicaram que o DEC definiu que a Comissão de Apoio aos Jovens será composta por dois pastores, um representante da JELB, um representante da ANUL, um leigo indicado pela Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB) e uma serva indicada pela Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) com perfil pertinente ao trabalho e o VPEC, ex officio. Reforçaram a transferência da data do III Fórum de Educação Cristã, com a temática mordomia cristã, que seria realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016, para os dias 27 a 28 de maio de 2017, e a proposta de temática para o IV Fórum de Educação Cristã, em data ainda a ser definida. A sugestão de tema é sobre “Família Cristã”.

O coordenador do Departamento de Ação Social, Rev. Airton Schünke, e o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schorder, comunicaram o ingresso do líder leigo do Distrito Nordeste Verdes Mares, Sr. Heron Hilgemberg, no departamento; a aprovação de subsídios aos projetos Compartilhar (Canoas, RS), Eliézer (Porto Alegre, RS), da Capelania Hospitalar Emanuel (Ijuí, RS) e  Metanoia – Comunidade Terapêutica (Novo Hamburgo, RS); e proposta de ampliação da estrutura da Casa da IELB em Tapes, RS, encaminhando ao Departamento de Administração da IELB. Apresentaram sugestão de confecção de cartilha sobre voluntariado, de elaboração um projeto nacional de ação social com foco nas crianças e reformulação da estatística utilizada pela Associação das Entidades de Assistência Social da IELB (AESI). A instituição também pretende produzir um vídeo em conjunto com as organizações sociais da IECLB a convite da Comissão dos 500 anos da Reforma e reforçou a próxima assembleia agendada para o dia 11/04, em que também haverá eleição de secretário. Quanto ao Planejamento 2022, foram elencados 4 alvos gerais: (1) Estimular um estilo de vida voltado ao espontâneo cuidado do ser humano; (2) Fortalecer o trabalho voluntário luterano; (3) Aprimorar e desenvolver a participação pública cidadã; e (4) Fortalecer o testemunho cristão luterano por meio de ações, para a salvação de pessoas.

O coordenador do Departamento de Administração, Sr. Rudi Bär, fez uma explanação geral sobre as contas por centro de custo de 2016 e início de 2017, apresentou o histórico do saldo das verbas disponíveis e análise sobre o regulamento do Fundo Rotativo para Novas Missões – FRNM, conforme CD RES 10/2016, que foi aprovada previamente, para discussão nos demais departamentos incluídos na resolução. Também apresentou relatório da situação dos imóveis de Capão da Canoas, RS (vendidas oito unidades), Instituto Concórdia de São Paulo (contrato com corretores em análise para iniciar as vendas), Campo de Futebol do Mont’ Serrat (documentação em andamento) e São Pedro e Farrapos (aguardando documentos da prefeitura). Comunicou a aprovação da proposta de reajuste de 6,5% do básico da Política de Subsistência Pastoral até dezembro de 2017, sendo que, para o próximo ano, entrará em vigor a nova política. Quanto ao Planejamento 2022, disse que aguarda os demais departamentos para estudo.

Por fim, o presidente do CD, Dr. Frederico Reis, agradeceu o empenho e dedicação de todos, lembrando que os alvos para o Planejamento 2019-2022 devem ser finalizados até a próxima reunião, agendada para os dias 26 e 27 de agosto, para que possam elaborar a moção a ser  encaminhada ao Conselho Diretor de 2017, que  acontecerá nos dias 12 a 15 de outubro.

RECEBA O CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO

Assine nossa newsletter

Acompanhe nossas redes sociais

CADASTRAR

NEWSLETTER

x

Olá, queremos ter seu cadastro completo! Por favor preencha as informações abaixo.

(51) 3332.2111

Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 894
Bairro Mont' Serrat - CEP: 90440-010
Porto Alegre, RS

Veja como chegar