Debates temáticos marcam o primeiro dia do CD 2016


12/11/2016 #Noticias Anteriores

Lideranças da IELB estão reunidas de 12 a 15 de novembro, no Hotel Sumatra, em Londrina, PR

Debates temáticos marcam o primeiro dia do CD 2016

Teve início na tarde deste sábado, 12/11, a reunião do Conselho Diretor da IELB, que acontece até o dia 15/11, no Hotel Sumatra, em Londrina, PR. Sob o tema ?A IELB que Deus quer é a IELB que somos??, pastores conselheiros e líderes leigos dos 57 Distritos da IELB, a Diretoria Nacional da IELB, e representantes das ligas e organizações auxiliares, irão discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano.

O CD 2016 teve início com devoção feita pelo secretário do CD, Rev. Valdir Klemann. Em seguida, o presidente do CD, Prof. Dr. Frederico Reis convidou o presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, e os pastores locais para comporem a mesa de abertura.

Em sua saudação, o pastor Kopereck falou da importância deste evento para o desenvolvimento do trabalho da Igreja e lembrou da elaboração do planejamento 2019-2022 que já está sendo trabalhada juntamente com a Comissão de Planejamento da IELB.

Em sua fala, o presidente do CD afirmou que este CD possui três destaques, relacionados aos debates temáticos, às moções e à Comissão Jurídica, a quem convidou para apresentar as novidades sobre o novo regimento da IELB e se colocar à disposição para sanar dúvidas dos presentes.

Logo após, o reitor da Ulbra Canoas, Rev. Marcos Ziemer deu início ao 1º Debate Temático: ?Questionando nosso modelo de Formação?. O reitor falou do modelo de ensino atual e trouxe um desafio para a IELB no incentivo ao Ensino a Distância (EaD). Na segunda parte do debate, o Rev. Mário Rost, de São Paulo, enfatizou a importância que se tem dado à formação ao invés de se preocupar com o perfil do pastor. Para isso, falou sobre as correntes pedagógicas e a importância de se identificar quais são mais adequadas a cada perfil, não deixando de utilizá-las.

No 2º Debate Temático: ?Questionando nosso modelo de Missão?, os pastores Heder Gumz, do Espírito Santo, e Tardelli Voss, do Rio de Janeiro, compartilharam suas experiências vivenciadas nesta área. O pastor Heder comentou sobre uma missão iniciada em Irupi, por meio de um jovem que procurou a IELB, e a importância de engajar as pessoas e o papel dos pastores e dos membros. Já o pastor Tardelli trouxe ainda exemplos do exterior, como Estados Unidos e países europeus e falou da sua preocupação com o pós-cristianismo, refletindo sobre a necessidade de enfocar mais nos membros, no testemunho e na prática cristã.

Após o jantar, as atividades foram retomadas com a apresentação do relatório do presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, homologação das atas das reuniões da Diretoria Nacional e dos departamentos do CD, apresentação inicial do Orçamento 2017 e homologação dos pareceres da Comissão Jurídica.

A Comissão Jurídica também fez a entrega dos certificados de filiação de 10 congregações e dos 16 novos pastores e apresentou a proposta de Regimento da IELB, que foi aprovada após algumas adequações. Também foram homologados os modelos de Estatuto para Congregações e Paróquias. A Comissão Jurídica ficou incumbida de elaborar o projeto de adequação do Estatuto da IELB para ser levado à Convençao Nacional de 2018.

A programação do 1º dia encerrou com oração feita pelo líder leigo do  Distrito Vale do Rio dos Sinos, Sr. Carlos Bobsin.

Confira a agenda completa do evento aqui

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos