Hinário Luterano, no Brasil


17/09/2015 #Noticias Anteriores

Confira mais um item do acervo do Instituto Histórico da IELB

Hinário Luterano, no Brasil

A IGREJA QUE CANTA! Assim era conhecida a Igreja Luterana, e continua sendo, desde a época da Reforma, no início do século XVI. Quatrocentos anos após, a IELB também abraçava esse tema em seu trabalho missionário no Brasil. Segundo a definição contida na Wikipedia:

“O reformador Martinho Lutero foi o responsável por popularizar o uso dos hinários durante os cultos na Alemanha, pois considerava a participação da congregação na adoração através dos hinos, uma ‘ferramenta útil para transmissão dos ensinamentos’”.     

A “Peça de nosso passado” de hoje é um hinário. (fotos 1 a 3) Um hinário em português, do ano 1920, com 64 páginas, medindo 11 x 14,5 cm, para atender estudantes do Seminário,  a Congregação de Lagoa Vermelha, RS, onde só é utilizado o idioma português nos cultos e na missão, e também a Congregação de Porto Alegre, RS. Seu conteúdo, na maior parte, são traduções do inglês e também alemão. Seu nome: “Hymnos e Orações”.

             

O presente exemplar pertenceu ao então estudante Otto A. Goerl, (foto 4) que nele pôs, além de seu nome, a data de 20 de setembro de 1921 (foto 5), dia de seu provável ingresso no Seminário, instalado, desde março, no Mont’ Serrat (foto 6). Antes se localizava no bairro Navegantes, onde hoje é a Comunidade Cristo (foto 7).

                

         

O Mensageiro Luterano da época, em circulação há menos de um ano, quando na edição de 1º de agosto de 1918 publicou (foto 8) um chamamento geral à Igreja, para ações que visavam criar o primeiro hinário em português no Brasil. Traduções avulsas circulavam na Igreja, para atender às necessidades locais. E agora, como dizia no texto (foto 9): “Devemos metter mãos á obra e começar com a traducção destes hymnos”.

        

Os hinários dos dias atuais não têm figuras. O hinário da época, no entanto, contemplava duas figuras: a “Santa Ceia” (foto 10) no início da publicação e o “Cristo na cruz” (foto 11) no meio. A editora responsável, “Agência Concórdia”, antecessora da atual Editora Concórdia, completou o hinário com liturgia, orações e um índice por temas (foto 12).

 

              

A Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS (foto 13) e outras, adotaram por vários anos o hinário de 1920 em suas comunidades, por ser a única opção completa existente. Posteriormente outras edições aconteceram, sempre melhorando e ampliando seu conteúdo (foto 14).

         

Durante cerca de 10 anos aconteceu a primeira grande revisão do Hinário Luterano, que culminou com o lançamento da edição ampliada e revista em 1986; vinte anos após foi disponibilizado o Hinário com seus mesmos 573 hinos junto à Bíblia Sagrada, numa edição conjunta com a Sociedade Bíblica do Brasil. 

Novo trabalho de revisão, atualização e ampliação do Hinário Luterano teve início no ano passado, com a atuação abalizada de uma Comissão Especial encarregada.

Veja em anexo o Trabalho de Conclusão de Curso do Rev. Ezequiel Blum sobre o tema

Ouça também o hino "Castelo Forte", uma das composições mias famosas de Martinho Lutero

 

Volte à página principal da série clicando aqui 

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos