Kit de ensaio do hino tema do Planejamento 2022


29/04/2018 #Noticias Anteriores

Música foi produzida pelos pastores Lucas André Albrecht e Paulo Brum



O tema geral da IELB para o quadriênio 2019-2022 repousa na palavra FIRMES. Desta forma, o advérbio FIRME aparece uma vez em cada estrofe da música, dando esta identidade de firmeza e fundamento ao longo de toda a música. Em cada estrofe, a palavra FIRME aparece em uma linha diferente, expressando a certeza de que, em diferentes pontos e diferentes situações da vida, estamos firmados por Cristo por meio da fé.

A Terceira linha de cada estrofe expressa o ponto alto da melodia. Por isso, ali estão os quatro verbos do quadriênio em destaque: ENSINAR, SERVIR, ADORAR E VIVER EM COMUNHÃO. 

Cada verbo foi utilizado em um tempo ou conjugação diferente. Na primeira estrofe, um imperativo, na forma de um pedido (Ensina); na segunda, o gerúndio (Servindo); na terceira, a forma escolhida foi o presente (Adoram); e na quarta, o infinitivo (Viver em comunhão). Todos indicando constância, ação, movimento, vontade de aprender, de servir, de adorar. Indicam também a dinâmica da vida cristã, cheia de diferentes momentos, problemas, alegrias, desafios – e, em todas elas, Cristo nos mantém firmes em Sua Palavra e Sacramentos.

As marcas da Igreja, especialmente a identidade confessional Luterana, recebem destaque na letra do hino: Lei e Evangelho, Palavra e Sacramentos (Batismo e Santa Ceia).

As 3 pessoas da TRINDADE aparecem separadamente nas 3 primeiras estrofes: Deus Pai, Jesus Senhor e o Espírito Santo – Consolador, sendo que a 4ª estrofe faz alusão à TRINDADE como um todo.

Na Terceira linha de cada estrofe, aparece a expressão TEUS FILHOS, que procura refletir a pluralidade do corpo de Cristo, a Igreja, os filhos de Deus, cantando, orando, comunicando o Evangelho por ser uma Igreja FIRME – firmada por Cristo.

Como nota final, nota-se que as RIMAS da música acontecem de fora para dentro, desta forma: a primeira linha da primeira estrofe rima com a última linha da quarta estrofe; a segunda linha da primeira estrofe com a penúltima da quarta estrofe. E, assim, sucessivamente, chegando ao centro da última linha da segunda estrofe com a primeira linha da terceira estrofe. Desta forma, formam-se “Arcos de rima”. À primeira vista, as rimas da canção parecem sem nexo, ora paralelas e ora sem rima próxima evidente. No entanto, olhando o todo da música e enxergando os arcos que unem o todo, as rimas aparecem com precisão.

Essa formação visa retratar a vida cristã neste mundo, com seus altos e baixos, seus momentos de clareza, na Palavra, e outros de incerteza, angústia e dor, por causa do pecado, onde muitas coisas parecem não fazer sentido. FIRMADOS na Palavra de Deus e olhando, em fé, o todo de nossa vida, podemos ver os “Arcos” do amor de Deus unindo as pontas com clareza e certeza – em fé, em Palavra, em Sacramentos – nos impulsionando a uma vida onde justificação rima com santificação.

Deus une perfeitamente as “pontas” de nossa vida, firma nossa fé e dá sentido ao todo. Por Sua Graça, por meio da fé, ele traça os arcos que conectam nossa vida a Ele e ao próximo, em fé e amor.

Confira abaixo os arquivos disponíveis:

  • Letra
  • Partituras
  • Áudios nas versões mp3 e wav (coral e órgão de tubos)
  • As vozes nos naipes em separado (soprano, contralto, tenor e baixo).
     

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos