Lançamento: A Pedagogia Luterana - Dois olhares


19/07/2018 #Noticias Anteriores

Obra de César Nunes foi lançada no 12º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, em Curitiba, PR

Lançamento: A Pedagogia Luterana - Dois olhares

Lançado no 12º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, em Curitiba, PR, o livro procura responder a uma desafiadora pergunta: Existe uma específica pedagogia luterana?”. E, na trilha que o autor empreende para responder positivamente a essa questão primordial, acrescentam-se os consequentes questionamentos: Se existe, quais seriam as características institucionais e escolares dessa pedagogia? Como se reconhecem a escola e a educação luteranas? Em quais pontos e em quais ideias e concepções de educação se pode afirmar a identidade luterana da prática educativa e antever o carisma luterano da organização do trabalho didático e escolar? São estes questionamentos que dão sustentação ao livro todo. Define-se por pedagogia o conjunto das ciências teóricas e práticas que se ocupam da análise e da compreensão do fenômeno da educação.

A pedagogia é assim tomada como a teoria e prática da educação. Assim, a pedagogia é histórica, isto é, acaba assumindo diferentes e diversas finalidades em cada tempo histórico, de acordo com as finalidades de cada sociedade que a engendra ou a constitui. Com tal identidade, reconhecemos que há diferentes pedagogias e há, na história da Educação, uma diversidade de concepções, teóricas e práticas, do fenômeno educacional e escolar que foram, sucessiva e cumulativamente, sendo produzidas no transcorrer da história das sociedades humanas.

O livro procura encontrar e reconhecer a identidade da pedagogia luterana entre dois olhares, como se define no título da obra: um olhar para o passado, para as origens, para o fundamento da paideia cristã, desde Jesus de Nazaré, e o outro como o olhar para o futuro, para o horizonte, para as tarefas recolocadas em nosso tempo, de construir uma educação e uma escola que sejam testemunhos de amor cristão e de realização em plenitude do projeto que Deus tem para todos os seus filhos – homens e mulheres.

SERVIÇO

Valor: 34,00

Tamanho: 14x21cm

Assuntos: Teologia – Luteranismo, Pedagogia Luterana, Educação Luterana

Código: 11256

IBSN: 978857731205-4

Compre aqui

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos