28/12/2018 #Noticias Anteriores
A festa do Natal em Moçambique
Congregações da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique (ICCM) dão graças no Natal
Ler maisLançado no 12º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, em Curitiba, PR, o livro procura responder a uma desafiadora pergunta: Existe uma específica pedagogia luterana?”. E, na trilha que o autor empreende para responder positivamente a essa questão primordial, acrescentam-se os consequentes questionamentos: Se existe, quais seriam as características institucionais e escolares dessa pedagogia? Como se reconhecem a escola e a educação luteranas? Em quais pontos e em quais ideias e concepções de educação se pode afirmar a identidade luterana da prática educativa e antever o carisma luterano da organização do trabalho didático e escolar? São estes questionamentos que dão sustentação ao livro todo. Define-se por pedagogia o conjunto das ciências teóricas e práticas que se ocupam da análise e da compreensão do fenômeno da educação.
A pedagogia é assim tomada como a teoria e prática da educação. Assim, a pedagogia é histórica, isto é, acaba assumindo diferentes e diversas finalidades em cada tempo histórico, de acordo com as finalidades de cada sociedade que a engendra ou a constitui. Com tal identidade, reconhecemos que há diferentes pedagogias e há, na história da Educação, uma diversidade de concepções, teóricas e práticas, do fenômeno educacional e escolar que foram, sucessiva e cumulativamente, sendo produzidas no transcorrer da história das sociedades humanas.
O livro procura encontrar e reconhecer a identidade da pedagogia luterana entre dois olhares, como se define no título da obra: um olhar para o passado, para as origens, para o fundamento da paideia cristã, desde Jesus de Nazaré, e o outro como o olhar para o futuro, para o horizonte, para as tarefas recolocadas em nosso tempo, de construir uma educação e uma escola que sejam testemunhos de amor cristão e de realização em plenitude do projeto que Deus tem para todos os seus filhos – homens e mulheres.
SERVIÇO
Valor: 34,00
Tamanho: 14x21cm
Assuntos: Teologia – Luteranismo, Pedagogia Luterana, Educação Luterana
Código: 11256
IBSN: 978857731205-4
Congregações da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique (ICCM) dão graças no Natal
Ler maisA Diretoria Nacional da IELB destaca as principais realizações deste ano e conclama a Igreja para colocar em prática o Planejamento 2022
Ler maisDevoção de Final de Ano encerra atividades de 2018 no Centro Administrativo
Ler maisAssista ao 5º encontro online do Ciclo de Conversas do projeto Pedagogia e Educação Luterana
Ler maisConfira a reportagem do Jornal ABC, do Vale dos Sinos
Ler maisLeitura da ata de fundação feita pela secretária da 1ª gestão emocionou os presentes
Ler maisProgramação acontece de 16 a 19 de julho em Santo Amaro da Imperatriz, SC
Ler maisAssista ao 4º encontro online do Ciclo de Conversas do projeto Pedagogia e Educação Luterana
Ler maisQuatro das 23 fundadoras do Departamento da Congregação São Paulo estiveram presentes no culto festivo
Ler maisConselheiros destacaram o momento de fortalecimento e crescimento, com os projetos educacionais se consolidando e resultando em aumento do número de alunos matriculados nas escolas da rede luterana
Ler maisProgramação reúne lideranças nacionais e regionais nos dias 15 a 17 de março, em Curitiba, PR
Ler maisImportância de transmitir a Palavra aos filhos levou servas a aderirem à temática do Congresso Nacional da LSLB e convidarem seus familiares a participar
Ler mais