Planejamento e moções são destaques da reunião de Departamentos do CD


23/09/2018 #Noticias Anteriores

Seis moções estão sendo enviadas pelos Departamentos para a reunião anual do Conselho Diretor

Planejamento e moções são destaques da reunião de Departamentos do CD

Nos dias 22 e 23 de setembro, os integrantes dos Departamentos do Conselho Diretor da IELB reuniram-se no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, para sua segunda reunião ordinária do ano. A programação teve início na manhã de sábado, 22/09, com devoção feita pelo Rev. Dr. Anselmo Graff. Sob o tema ?Deus é sempre maior, as nossas causas são as dele?, o devocionista conduziu a homilia com base bíblica nas leituras do dia: Salmo 54, Jeremias 11.18-20, Tiago 3.13-4.10 e Marcos 9.30-37. Depois, os Departamentos seguiram para suas reuniões em separado.

Assim como a Diretoria do CD, o coordenador da Comissão de Planejamento, Sr. Djalmar Marquardt, circulou por todas as reuniões a fim de tratar sobre o Planejamento da IELB 2022, reforçando a importância de avaliar o que foi proposto e feito do Planejamento anterior e trabalhar na execução dos seus alvos para o ano de 2022.

No domingo, 23/09, o grande grupo se reuniu novamente para apresentação de relatórios. O encontro teve início com oração feita pelo presidente do Conselho Diretor, Dr. Frederico Reis. Em seguida, os seis departamentos apresentaram os relatórios de suas reuniões com destaque para o Planejamento 2022 e Orçamento para 2019 e propostas de moções que serão discutidas na reunião anual do Conselho Diretor, em novembro, que também será realizada no Seminário Concórdia. Ao todo, foram anunciadas seis moções, sendo cinco do Departamento de Administração (DA), sobre: a legalização de propriedade em Brasília, readequação do regulamento do Fundo de Expansão da Igreja (FEI), reajuste da mensalidade mínima do FAPAI, revogação de Resolução do CD 2013 que aprovou um limite extra para o FEI e Orçamento 2019. O Departamento de Ensino também apresentou uma moção para reajustar o valor da anuidade do curso de Teologia para 2019.

Primeiro Departamento a apresentar seu relatório, o DA expôs a preocupação com o déficit orçamentário e compartilhou uma proposta para ser trabalhada em conjunto com o intuito de apresentar algo mais sólido na reunião anual do CD em novembro.

Na sequência, apresentaram seus relatórios os Departamentos de Ação Social (DAS), Comunicação (DC), Expansão Missionária (DEM), Educação Cristã (DEC) e Ensino (DE).

No DE, destaque para as propostas de comissionamento para professores de Teologia Prática, sendo indicados: o Rev. Me. Mário Rafael Yudi Fukue para tempo parcial (Homilética) e o Rev. Leonídio Schulz Görl para tempo integral (Teologia Pastoral, Aconselhamento Pastoral e coordenação da ETE). Decidiu-se também renovar os comissionamentos dos professores Raul Blum e Paulo Wille Buss com redução de carga horária. Em reunião com a congregação dos professores do Seminário Concórdia, o DE tratou sobre a estrutura curricular para Mestrado em Teologia e a revisão do Currículo de Formação Teológica. Também decidiu-se criar dois grupos de trabalho: um para contato com a ULBRA, visando alinhar os termos para eventuais alterações no termo de convênio; e outro para planejamento estratégico para formação de professores do Seminário.

Outro destaque fica por conta do DEC, com as nomeações dos integrantes das Comissões do DEC (de Culto, de Instrução de Confirmandos, de Apoio aos Jovens, de Escola Dominical), e do DAS, com a aprovação do documento sobre as atribuições da Coordenação congregacional/paroquial de Ação Social e apresentação de vídeo-aula sobre o assunto, o qual será disponibilizado a todos os coordenadores e conselheiros distritais.

O DC apresentou um estudo preparado pela designer luterana Morgana Stegemann para o material gráfico do Lema da IELB para o quadriênio, com três propostas. O material escolhido será apresentado no Conselho Diretor, em novembro.

A Hora Luterana apresentou ao DC e DEM o projeto ?Deus Conecta?, para instrução de adultos em vídeos online. São 12 vídeos de cerca de 7 minutos cada. Estão sendo traduzidos e logo estarão à disposição. Rev. Adelar será instalado como diretor da Hora Luterana na segunda semana de novembro deste ano, em São Paulo, SP.

O DEM analisou os pedidos de subsídio para o ano 2019, os pedidos de gratificação por desempenho, que serão encaminhados à Diretoria Nacional da IELB para homologação e publicação em ata, e também pedidos de subsídio complementar e especial. Além disso, dialogou sobre investimentos na missão com verba proveniente da venda do antigo BALU e encaminhamentos para a execução do Planejamento IELB 2022 nas congregações da IELB.

O coordenador do DE, Rev. Walter Baminger, dirigiu a devoção de encerramento sobre o tema ?Educar a criança no caminho que deve andar? (Pv. 22.6).

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos