Rev. Dr. Rudi Zimmer renuncia à Presidência da IELB


14/03/2019 #Diretoria Nacional

Decisão foi tomada por motivos de saúde

Rev. Dr. Rudi Zimmer renuncia à Presidência da IELB

Nesta quinta-feira, dia 14/03, a Diretoria Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) comunicou oficialmente em Ata, a renúncia do Rev. Dr. Rudi Zimmer da Presidência da IELB, cargo que ocupava desde o dia 26 de maio de 2018, após ser eleito na 62ª Convenção Nacional da IELB, realizada nos dias 28 de abril a 1º de maio do ano passado. No dia 13/03, o pastor Rudi enviou ao Presidente do Conselho Diretor da IELB a carta de renúncia do cargo de Presidente e também informou sua decisão aos funcionários do Centro Administrativo da IELB, em Porto Alegre, RS, após a devoção que é realizada semanalmente.

Em março de 2016, o pastor Rudi recebeu o diagnóstico de que estava com Leucemia Linfoide Crônica. “Embora a palavra ‘Leucemia’ assuste, o médico me confortou, dizendo que esta anormalidade é até comum e eu nem precisava de tratamento ou medicamento”, cita o pastor em sua carta enviada ao Conselho Diretor da IELB. A partir disso, porém, passou a fazer exames de sangue regularmente, de quatro em quatro meses, até mesmo porque também teve algumas crises de Diverticulite.

Seguem outros trechos da carta:

“Ao ser indicado para concorrer à Presidência da IELB, perguntei ao meu médico hematologista se haveria algum problema em eu aceitar a indicação, e ele me disse que não haveria, pois, embora os Leucócitos e Linfócitos estarem um tanto elevados, eu não precisava me preocupar.

No entanto, no começo deste ano de 2019, no final de janeiro, durante o Congresso Nacional dos Jovens, tive nova manifestação da Diverticulite, e isso se repetiu um mês depois, na semana passada, quando precisei ir ao setor de Emergência do Hospital Einstein, em São Paulo. Ali, além de um tratamento através de soro e medicamentos, foi feito um Hemograma completo, bem como uma Tomografia Abdominal. O resultado mostrou que, além da Diverticulite, os Leucócitos subiram a 206.490 (o normal deveria ser entre 3.500 a 10.500), e os Linfócitos, a 169.322 (o normal deveria ser entre 900 a 2.900; veja os relatórios comprovantes, em anexo). Com isso, o médico insistiu fortemente que eu precisava de cuidados médicos, tanto da parte do Hematologista como do médico que cuida da Diverticulite, envolvendo inclusive provável tratamento quimioterápico.

Por causa desta situação que (i) gera um impedimento permanente de minha parte e, (ii) diante das altas exigências e compromissos da função presidencial, na IELB, decidi, neste dia, em entendimento com a Diretoria Nacional da IELB, renunciar ao cargo de Presidente da IELB.

Isso porque, por um lado, de modo algum, eu quero trazer dificuldades ao trabalho da IELB, por períodos indefinidos de ausência e tratamentos, e, por outro lado, como a minha própria vida está em jogo, gostaria de dar mais atenção à minha esposa e aos filhos e suas famílias, que estão muito preocupados, sendo que a minha vida ministerial e profissional sempre foi muito ocupada.

Enfim, espero e oro que o irmão (Presidente do CD, Dr. Frederico da Silva Reis) tenha compreensão para com a minha decisão, encaminhando essa decisão ao Conselho Diretor para as devidas providências. Ao mesmo tempo, peço que sempre se dê forte apoio à Diretoria Nacional em seu trabalho importantíssimo para a IELB.

Cordialmente em Cristo,

Rev. Dr. Rudi Zimmer

Presidente da IELB”

O Dr. Rudi e a Vice-Presidente de Comunicação da IELB, Aline Koller Albrecht, fizeram um pronunciamento oficial no Programa Revista CPT, da Rádio Cristo para Todos, nesta quinta-feira. O vídeo deste programa pode ser assistido na página da Rádio CPT no Facebook, e no canal da IELB no Youtube.

A Diretoria Nacional, Diretoria do Conselho Diretor e diversos membros da IELB enviaram mensagens ao pastor Rudi e sua família, desejando que Deus abençoe e que guie todo o processo de tratamento.

A partir da renúncia, seguindo o Estatuto da IELB, responde pela Presidência, de forma interina, o Vice-Presidente de Ensino, Rev. Joel Müller. A Diretoria do Conselho Diretor e a Comissão Jurídica da IELB estão empenhados para que todo o procedimento e os próximos passos sigam as questões legais.

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos