Simpósio 500 anos de Reforma: história, abordagens e perspectivas


25/05/2017 #Noticias Anteriores

Mais de 360 pessoas participaram do encontro nos dias 18 a 20 de maio, em Canguçu, RS

Simpósio 500 anos de Reforma: história, abordagens e perspectivas

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, Canguçu, RS, sediou o Simpósio 500 anos de Reforma: história, abordagens e perspectivas, um evento promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com a IELB e a IECLB.

Mais de 360 pessoas participaram do encontro que reuniu estudantes universitários, profissionais da educação, ministros religiosos, membros das comunidades locais e também de outras cidades.

Na quinta-feira, a abertura ficou por conta do Grupo de Musica e Coral da Comunidade Evangélica Luterana São João, que sediou o evento. Em seguida, cerca de 250 pessoas assistiram a primeira plenária, conduzida pelo pastor Clóvis Renato Leitzke Blank, pastor conselheiro da LLLB, intitulada “As Reformas antes da Reforma”.

Na sexta-feira, os participantes poderam ouvir o Rev. Me. Eliseu Teichmann que falou sobre a “A formação do(s) luteranismo(s) no Rio Grande do Sul”. O momento cultural foi conduzido pelo grupo de cantos dos Irmãos Soares, de Manoel do Rego, interior de Canguçu.

O sábado de Simpósio começou com a participação dos universitários com os trabalhos sobre  “Educação e escolarização entre luteranos da região meridional do RS” por: Prof. Mestrando Elias Krüger Albrecht; Profa. Ma. Tamara Osvald e Prof. Dra. Patrícia Weiduschadt.

À tarde, os participantes puderam ouvir mais duas palestras. Primeiro a do Rev. Prof. Dr. Ricardo Willy Rieth “Impulsos históricos e teológicos da Reforma Luterana” e em seguida do Rev. Prof. Me. Clóvis Vitor Gedrat “Os dois reinos em Lutero e seus desdobramentos e influências no mundo ocidental”.

O Simpósio foi finalizado com a palestra do Rev. Prof. Dr. Oneide Bobsin “Não nos deixe cair em corrupção. Tentação e corrupção a partir de Lutero”.

Depois de cada conferência, pastores da IELB, IECLB e IELI, pastoras da IECLB, professores da UFPEL e membros das comunidades da região participaram como reatores das palestras.

No sábado, o pastor Martinho Sonntag, vice-presidente de Educação Cristã, representou a IELB no evento. À tarde, o presidente da Associação Nacional dos Universitários Luteranos (ANUL), Maurício Malaszkiewicz, falou sobre o trabalho e convidou os congressitas para o congresso regional que será em Pelotas no final de julho.

Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir literatura referente a Lutero e o luteranismo, uma parceria com a Livraria Cristo é Vida de Canguçu e Editora Concórdia.

Cada participante recebeu um kit com um Castelo Forte, edição especial dos 500 anos da Reforma, via FAPI e também com um Mensageiro Luterano especial da Reforma, doados pela Editora Concórdia.

Foram arrecadados produtos de limpeza e higiene que serão doados para a APAE de Canguçu.

Veja mais fotos do evento na página do evento no Facebook, clicando aqui.

Texto e fotos: Aline Malaszkiewicz, jornalista

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos