Veja quem são os palestrantes do 8º Simpósio Internacional de Lutero


20/05/2019 #Seminário Concórdia

Programação acontecerá de 02 a 05 de julho, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS

Veja quem são os palestrantes do 8º Simpósio Internacional de Lutero

De 02 a 05 de julho acontece o 8º Simpósio Internacional de Lutero, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS. O evento terá como tema “O Deus da Ira e o Deus do amor: Lei e Evangelho em Lutero”. Veja mais informações aqui.

Confira os palestrantes do Simpósio:

 Dr. Joel P. Okamoto: professor de Teologia Sistemática no Concordia Seminary, St. Louis, Estados Unidos desde 1998. Antes de lecionar no Seminário, Okamoto serviu como pastor na Abiding Savior Lutheran Church em St. Louis de 1996 a 1998. Formou-se no Concordia Seminary nos programas de Master of Divinity, Master of Sacred Theology e Doctor of Theology nos anos de 1993, 1996 e 1997, depois de formar-se bacharel no Massachusetts Institute of Technology em 1982. É autor de diversas publicações e inclui como objeto de interesse em suas pesquisas o conceito de verdade para a vida cristã e o testemunho, um relato contemporâneo da teologia de Lutero e do Luteranismo e o relacionamento entre ciência e teologia. Ele e sua esposa, Ruth, são pais de três filhos: Jacob, Peter e Thomas.

 

 Dr. John T. Pless: nasceu em Hickory, Carolina do Norte, fez o seu bacharelado em Teologia e Filosofia no Texas Lutheran College in Seguin, Texas e cursou o seu programa de Mestrado no Trinity Lutheran Seminary em Columbus, Ohio. O Dr. Pless foi recebido na Igreja Luterana - Sínodo de Missouri em 1983. Fez parte da equipe pastoral da Capela da Universidade Resurrection de Valparaiso. Serviu também como pastor do Campus na Universidade Luterana em Minneapolis de 1983 a 2000 quando foi chamado para a Faculdade de Teologia do Concordia Theological Seminary em Fort Wayne onde ele serve como professor de Ministério Pastoral e Missões. Ele recebeu um doutorado honorário (D.Litt.) pela Concordia University de Chicago em 2018. Além de seu trabalho em Fort Wayne, o Professor Pless tem servido como professor visitante de Teologia prática no Lutheran Theological Seminary em Pretoria, África do Sul. Ele frequentemente leciona nos seminários e conferências pastorais em Madagascar, nas Filipinas, na Índia, no Japão, na Suécia, Noruega e na Indonésia. Ele também faz parte da Academia de Lutero de Madagascar, está envolvido na produção de muito material teológico. Pless é o autor ou editor de doze livros, muitos deles foram traduzidos para o Alemão, Espanhol, Dinamarquês, Finlandês, Turco, Português e Chinês. Ao longo dos anos ele tem servido em diversos conselhos e comitês da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri, atualmente é o presidente da comissão sinodal de revisão doutrinária. O Professor Pless representa o sínodo nos diálogos oficiais com a Igreja Luterana Norte-Americana e foi presidente por dois mandatos da porção de fala inglesa da Sociedade Internacional Wilhelm Loehe. Em 2013, seus ex-alunos lhe honraram por ocasião do seu sexagésimo aniversário com uma coletânea de escritos publicada em sua homenagem, que tem como título “Teologia é Eminentemente Prática: Ensaios em honra a John T. Pless”, editado por Jacob Corzine e Bryan Wolfmueller.

 Rev. Dr. Gerson Luis Linden: Bacharel em Teologia, Seminário Concórdia, São Leopoldo (1984), o professor Linden é casado com Sandra Denise Linden, pai de Lucas, Tobias e Gabriele Taís e sogro de Elis, Brenda e Alan. Foi pastor em Niterói, Canoas, RS (1985-1988); Interlagos, São Paulo. SP (1988-1991) e São Bernardo do Campo, SP (1993-1996). Fez seu programa de Mestrado em Novo Testamento, Concordia Seminary, St. Louis, EUA (1993) e foi Professor convidado da EST - São Paulo, SP (1994-1995). Concluiu seu Doutorado em Teologia Sistemática, Concordia Seminary, St. Louis, EUA (2017). É Professor de Teologia na ULBRA e Professor do Seminário Concórdia (1996-). Foi Vice-diretor do Centro Educacional Concórdia (1996-2004), Diretor (2004-2012) e Editor de Igreja Luterana (2011-2018). Atualmente é Vice-diretor, Coordenador de Pós-Graduação, Membro da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais da IELB, coordenador do Comitê de Seminários da ILC (Conselho Luterano Internacional) e membro da Comissão de diálogo entre ILC e Vaticano.

 Rev. Silvio Ferreira da Silva Filho: O Pastor Sílvio nasceu a 07 de Dezembro de 1968. Bacharel em Teologia pelo Instituto Concórdia de São Paulo (1991), fez seu estágio de teologia em Teresina, Piaui, em 1990. Foi pastor da Paróquia Cristo Redentor de Chapada Gaucha, MG nos anos de 1992-1993. Pastoreou a Paróquia Concórdia de Aracruz nos anos de 1994-1997. Foi pastor na Paróquia Concórdia de Nova Venécia nos anos de 1998-2001. Atua como pastor na Paróquia Paz do IBes, Vila Velha, há 18 anos. Foi aluno da Faculdade de Música do Espírito Santo, cursando Bacharelado em Música, com especialização em canto (inconcluso) e foi estudante da Universidade Federal do Espírito Santo no curso de Letras-latim, projeto de curso livre. Mestre em Teologia Bíblica do Antigo Testamento pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo, tendo sua dissertação com o tema: “A Canção do Servo de Isaías 52.13-53.12 e as Confissões Luteranas: A Relevância do Texto Para a Proclamação Confessional do Evangelho”. Casado há 18 anos com Patrícia Cecília Littig da Silva, se prepara para prosseguir estudos na área de Teologia Sistemática com ênfase em Litúrgica.

 Prof. M.ª Celiane da Rocha Witt Vieira: Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011), a professora Celiane Vieira é casada com o Pastor e Dr. Alexandre Vieira, e mãe da pequena Sophia. Concluiu seu Mestrado em Teologia Histórica no Concordia Seminary, St. Louis/EUA (2019) com sua linha de pesquisa voltada ao movimento Messiânico-milenarista, de Canudos, BA. Ingressou no ano de 2019 no programa de doutorado do Concordia Seminary, St. Louis, também pelo departamento de Teologia Histórica na área de Modern World History. Durante o período de estadia em St. Louis trabalhou na biblioteca do campus do Concordia, e no projeto"The Ark", desenvolvido pela Congregação Luterana Messiah, que consistia em um atendimento pós-aula a alunos de áreas carentes da região do entorno da congregação. Trabalhou como coapresentadora da Rádio Cristo Para Todos para o programa Revista CPT (2018), e do programa de debates teológicos "Companheiros de Jornada" (2015-2016). Desde 2017 atua como professora de Ensino Religioso em escolas da rede ULBRA. Atualmente é professora e representante da Pastoral no Colégio ULBRA São João, em Canoas, RS.

Rev. Dr. Vilson Scholz: Bacharel em Teologia no Seminário Concórdia, em Porto Alegre (1977). Casado com Íris Scholz. Pai de Fernando, Natália e Rodrigo. Professor de grego no Instituto Concórdia e no Seminário Concórdia (1978-1979). Mestrado em Novo Testamento no Concordia Seminary, St. Louis, EUA (1981). Pastor da Paróquia Paz, em Santiago, RS (1981-1984). Doutorado em Novo Testamento no Concordia Seminary, St. Louis, EUA (1993). Professor de Teologia Exegética no Seminário Concórdia (1985-), de Teologia na ULBRA (1995-) e Professor visitante de Teologia Exegética no Concordia Seminary, St. Louis, EUA (1996-1999). Consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil (1996-).

 Rev. Dr. Clóvis Jair Prunzel: Professor de Teologia Sistemática do Seminário   Concórdia  de São Leopoldo e da Universidade Luterana do Brasil. Bacharel em Teologia,  Seminário Concórdia (1991). Integralização do Bacharel em Teologia, ULBRA (2013).   Casado com Cárin Ester Prunzel. Foi pastor na Paróquia Martinho Lutero, de Curitiba, e   São José dos Pinhais, PR (1992-2001). Licenciatura em Letras, pela FAPA (1991). Mestrado em Teologia, pelo Seminário Concórdia (1997). Monitor de Cursos de Extensão   da EST do ICSP (1996-2000). Comissão Interluterana de Diálogo (2001-2012). Comissão   Obras de Lutero (2006-). Conselho Editorial da IELB (2001-2013). Membro da Diretoria   Executiva da Concórdia Editora (2007-2013). Doutorado em Teologia Sistemática, pelo   Concordia Theological Seminary, Fort Wayne, EUA (2014). Professor de Teologia Sistemática no Seminário e Professor de Teologia na ULBRA (2001-).

Seminário Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos