XVII Congresso Regional de Famílias do Nordeste aborda 500 anos da Reforma


04/05/2017 #Noticias Anteriores

Programação reuniu 265 pessoas de 29 de abril a 1º de maio, em Recife, PE

XVII Congresso Regional de Famílias do Nordeste aborda 500 anos da Reforma

Um grande e maravilhoso presente! Foi com essa sensação que os luteranos da Região Nordeste se despediram do XVII Congresso Regional de Famílias do Nordeste, o famoso #nordestão2017.

No meio da agitação da rotina da vida, 265 pessoas se reuniram de 29 de abril a 1º de maio para refletir sobre o tema BASTA: FÉ, GRAÇA E ESCRITURA. “Sim, nós realizamos Congressos de família. Até porque, achamos que fazer um congresso de jovens sem nossos pais e avós, ou vice-versa, seria como ‘esquecer uma parte fundamental’ da nossa vida”, ressaltou Lucas Albuquerque, vice-presidente da Paróquia do Recife.

O local de encontro? W&L Eventos, localizado em Recife, PE. “Sabe aquele estereótipo que Nordestino é acolhedor, amoroso e que gosta das pessoas amadas por perto? Ele é totalmente verdade. Em cada amigo que chegava de longe, já que nossa região é separada por 1.600 km de um extremo ao outro, a vontade era de não separar nunca mais. É muito chão! Algumas caravanas levaram 13 horas para chegar no local”, relatou Lucas.

Só que o objetivo do Congresso não era apenas a comunhão entre os irmãos nordestinos. Toda uma programação havia sido preparada para grande enriquecimento espiritual. Com a palestra principal proferida pelo Dr. Rudi Zimmer, diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), trabalhou-se o eixo central da Reforma Luterana (só a escritura, só a graça, só a fé). “Sim, só isso bastava e foi confortador reforçar isto em nossas vidas”, avaliou.

Ainda complementando todo o estudo dos temas relevantes tratados pela Reforma ou pela vida de Martinho Lutero, os congressistas tiveram as oficinas de: Música, proferida pelo Rev. Paulo Brum; Missão, proferida pelo capelão da Hora Luterana, Rev. Fernando Huf; Ação Social, proferida pelo vice-presidente de Ação Social, Rev. Airton Schroeder; Educação, proferida pelo gerente da Editora Concórdia, Rev. Waldemar Garcia Jr. Além de um talkshow sobre Relacionamentos, que com muito humor e dinamismo, o Rev. Waldemar Garcia tratou de temas profundos e sanou dúvidas dos congressistas.  “Todos temas relevantes para nossas famílias. Foram momentos de grande enriquecimento espiritual”, resumiu.

Após a oficina, no domingo, o coordenador de ação social do distrito nordeste verdes mares, Heron Hilgemberg com uma equipe composta pela médica cardiologista, Dra Sandra Hilgemberg, e os acadêmicos Keicyane Andrade, Lucas e Gabriela Paupitz organizaram uma ação que abrangeu a verificação dá pressão arterial e glicemia. Foram atendidos 72 congressistas e os pacientes foram orientados quanto aos seus resultados. Segundo a Dra Sandra, alguns pacientes não sabiam da sua diabete, tendo alterações importantes em seus exames. A médica ressalta a importância de exames periódicos, pelo menos uma vez ao ano sendo alguns casos encaminhados para tratamento devido às alterações observadas. Também chamou a atenção o número de pessoas com alterações de pressão arterial.

Também estiveram presentes no o presidente da IELB, Rev. Egon Koperek, presidente da JELB, Julio Cezar Rutke e a 1ª vice-presidente da LSLB, Tânia Koperek, entre outras lideranças.

“Podemos, ao final do encontro, com o coração apertado de saudades, dizer que tivemos um feriado maravilhoso na presença de Deus e das pessoas que amamos. Saímos renovados para o trabalho em nossas paróquias: SALVADOR, SIMÕES FILHOS/PARIPE, ARACAJU, MACEIÓ, RECIFE, JOÃO PESSOA, CAMPINA GRANDE, NATAL E FORTALEZA”, concluiu.

Acesse o site oficial do evento aqui.

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos