Placas
Ver conteúdoCategorias
- Comunicação
- Crianças
- Educação Cristã
- Escolas Luteranas
- Estudos Bíblicos
- Expansão Missionária
- Homens
- Institucional
- Instituto Histórico
- Jovens
- Mensageiro Luterano
- Moçambique
-
Mulheres
- 30º Congresso Nacional
- 31º Congresso Nacional
- 32º Congresso Nacional
- ABC - Critérios para pedido de auxílio
- ABC - Planejamento
- ABC - Projetos
- Calendário
- Comissão de Moções
- Documentos
- Estandarte
- Estrutura
- Formulário
- Hino da Servas
- Ligue-se
- Logo LSLB
- Mensagem da Presidente
- Mensagem do Conselheiro
- Revista Servas do Senhor
- Universitários
- _Anexos
Institucional > Identidade visual IELB > Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual
A logomarca da IELB foi aprovada pelo seu Conselho Diretor, reunido de 23 a 26 de maio de 1991. Em 2014 e 2015 foi feito um trabalho de aprimoramento e padronização do material. A logomarca atual, padronizada, foi apresentada na reunião do Conselho Diretor, nos dias 09 a 12 de outubro de 2015.
A ideia central da logomarca é a cruz. Ao longo da história, a cruz tornou-se o símbolo mais conhecido do Cristianismo. As razões, certamente, são óbvias, pois a cruz lembra a morte expiadora de Cristo. A maioria das igrejas cristãs, como instituição, também adotaram a cruz como símbolo central. Lutero insiste na centralidade da cruz no altar dos templos. São razões porque se optou por um símbolo que tivesse como idéia central a cruz. Além disto, a mensagem da cruz é a que deve ser divulgada e vivida no mundo de forma contextualizada. As linhas modernas e arrojadas do modelo escolhido sugerem esta mensagem da cruz para o mundo em que vivemos.
A logomarca sugere diversas perspectivas e volumes, lembrando a diversidade dos dons. As hastes, como flechas indicativas, sugerem a missão da igreja. As diversas direções apontam para a multidirecionalidade da mensagem a ser levada a todas nações. As diversas intensidades e tonalidades lembram as diversas ações e/ ou ministérios da igreja de Cristo.
O desenho obedece à "proporção áurea", adotada no mundo artístico a partir de Leonardo da Vinci e Frei Lucca Patioli. O conjunto representa o equilíbrio do crescimento da natureza em perspectiva perfeita, indicando inspiração dos dons que descem sobre o crente, através da cruz, na qual se encontram as linhas de intersecção representando a reconciliação de Deus com o homem. É na cruz que se dá o encontro Deus – homens e só a partir desta reconciliação/intersecção entre Criador e criatura que torna sentido a Igreja. O desenho é completado com o nome Igreja Evangélica Luterana do Brasil em letras desenhadas.
Confira o manual de uso da identidade visual da IELB.
Veja Também
Papelaria
Ver conteúdoFaixa
Ver conteúdoAssinatura visual 2 - vertical - Com slogan
Ver conteúdoAssinatura visual 2 - horizontal - Com slogan
Ver conteúdoAssinatura visual 1 - vertical - Com slogan
Ver conteúdo