A Igreja Evangélica Luterana do Brasil possui uma comissão especial para tratar de assuntos que exigem uma posição oficial da instituição, perante seus pastores e congregações, bem como a sociedade em geral. A Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE) tem por finalidade zelar e defender a pureza doutrinária e a unidade confessional da IELB. É composta por dois professores de Teologia, dois pastores filiados e ativos com, no mínimo, cinco anos de ministério ativo na IELB e dois leigos, membros ativos de congregações filiadas à IELB.
Conforme o Regimento da IELB, são atribuições da CTRE:
1. Opinar sobre todos os assuntos que dizem respeito à cooperação administrativa ou comunhão de púlpito e altar com outras corporações religiosas, assessorando o Presidente no relacionamento da IELB com as mesmas;
2. Opinar sobre e divulgar documentos teológicos das igrejas-irmãs;
3. Responder a consultas de congregações e pastores;
4. Emitir documentos para estudo pelas congregações e pelos pastores;
5. Emitir pareceres com referência à doutrina e a praxe da IELB, tornando-os públicos;
6. Assessorar o Presidente da IELB em pronunciamentos perante os órgãos oficiais do governo civil e imprensa sobre assuntos éticos e morais, no campo político, econômico e social;
7. Favorecer, com suas manifestações, um equilíbrio sadio entre liberdade de reflexão teológica e a unidade doutrinária dentro da IELB.
Os pareceres e o material teológico da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais devem ser enviados aos pastores e congregações até 60 dias antes da Convenção Nacional onde, para se tornarem oficiais, deverão ser aprovados. Havendo urgência de posicionamento oficial, a CRTE poderá emitir parecer que será aprovado pela Diretoria Nacional da IELB em conjunto com a Congregação de Professores do Seminário Concórdia, para posterior homologação da Convenção Nacional.
Assine e leia o Mensageiro Luterano