Parceria internacional dá início a trabalho de digitalização de acervo luterano no Brasil


26/04/2017 #Noticias Anteriores

Projeto da Dokumente.br quer resgatar a história impressa em alemão no mundo

Parceria internacional dá início a trabalho de digitalização de acervo luterano no Brasil

O pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Paulo Soethe, visitou nesta terça-feira, 26/04, o Instituto Histórico (IH) da IELB, em Porto Alegre, RS. Recebido pelo coordenador do IH, Sr. Paulo Udo Kunstmann, pela museóloga Elis Meister, pelo pesquisador parceiro do IH, Dr. Thomas Keil, e pela vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, o Dr. Paulo Soethe veio para dar início a um trabalho conjunto da Dokumente.br (antes conhecido como ARCHIV/BR) com a Comissão das Festividades para os 500 Anos da Reforma para digitalização do acervo em alemão das duas igrejas (IELB e IECLB).

Segundo o coordenador do IH, estão previstas ações de curto prazo, com foco nos 500 anos da Reforma, celebrado em 31 de outubro. Entre elas, a digitalização, inclusive sua divulgação na internet, das publicações em alemão ocorridas quando das celebrações dos 400 anos, ou seja, outubro de 1917. Assim o projeto Dokumente.br quer também marcar sua presença em tais comemorações. A continuação posterior prevê o horizonte do ano 2024, no Bicentenário da Imigração alemã no Brasil, com ações mais amplificadas.

Dr. Soethe coordena o Dokumente.br, projeto de cooperação internacional que explora, documenta e pesquisa a participação de falantes e intelectuais de língua alemã na estruturação da sociedade brasileira a partir do século 19.

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos