Acervo de luteranos no Brasil começa a ser digitalizado


28/07/2017 #Noticias Anteriores

Paulo Udo Kunstmann viajou ao Paraná para acompanhar projeto desenvolvido pela Dokumente.br

Acervo de luteranos no Brasil começa a ser digitalizado

Parte do acervo da IELB, em especial sobre a Reforma Luterana, começou a ser digitalizado para o projeto desenvolvido pela Dokumente.br (antes conhecido como ARCHIV/BR), com vistas a resgatar a história impressa em alemão no mundo. No Brasil, o projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Saiba mais aqui.

Para isso, o coordenador do Instituto Histórico da IELB, Paulo Udo Kunstmann, viajou a Curitiba, PR, de 23 a 25 de julho, levando alguns itens do acervo, entre eles dois relacionados diretamente aos festejos dos 400 anos da Reforma, celebrados em outubro de 1917, a saber: “Evangelisch-Lutherisches KIRCHENBLATT für Süd-Amerika”, dos anos 1916 a 1919, e, “PROGRAMM für die Feier des 400 jähringen Reformationsjubiläums”.

Segundo Paulo Udo, os dois conjuntos citados foram digitalizados e serão brevemente disponibilizados em site específico, como pequena amostra do que será o projeto integral, brasileiro e mundial. Os arquivos ao final, estarão convertidos e ocerizados (com reconhecimento óptico de caracteres) para o formato PDF-A , plenamente pesquisáveis.

“Agradecemos aos Drs. Paulo Soethe, Sibele Paulino e Thomas Keil, e os operadores Taciane, Octavio e Leonardo, que nos acompanharam neste início efetivo dos trabalhos, e demais pessoas ligadas à Universidade Federal do Paraná”, destacou Paulo Udo.

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos