Conselho Diretor 2017 começa debatendo os rumos do luteranismo


12/10/2017 #Noticias Anteriores

Reunião anual de órgão administrativo da Igreja começou nesta quinta-feira, 12/10, em Porto Alegre, RS

Conselho Diretor 2017 começa debatendo os rumos do luteranismo

No mês em que celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, o Conselho Diretor da IELB, que se reúne anualmente, geralmente em outubro, deu início a seu encontro nesta quinta-feira, 12/10, após a devoção de abertura, com uma mesa redonda sobre o tema “Perspectivas do Luteranismo no Brasil e no Mundo”.

Os painelistas Reverendos Professores Doutores Ricardo Rieth (IELB), Claus Schwambach (IECLB) e Leonardo Neitzel (Lutheran Church - Canadá) abordaram o legado da Reforma e os caminhos que segue o luteranismo globalmente, apontando as peculiaridades das Igrejas (IELB, IECLB e Canadá), os desafios e as oportunidades frente aos reflexos da pós-modernidade. Assuntos em voga no momento, como perseguição religiosa, homossexualismo e identidade de gênero foram debatidos, buscando refletir em como promover o conhecimento, o diálogo e a tolerância às diversas interpretações bíblicas. Reforçaram que precisamos resgatar o sentido da reforma luterana e que o Evangelho permaneça acima de todas as diversidades.

Ouça as palestras no podcast da rádio Cristo para Todos (clique aqui).

Confira os slides da apresentação em ppt em anexo.

 

Aposentadoria eterna

Após o debate, a Comissão Jurídica prestou uma homenagem à família do Dr. Valdir von Mühlen, considerado o coração da Comissão e que faleceu no mês passado. Sua alegria, dedicação, amor e comprometimento com a IELB e com todos os irmãos e sua família foram lembrados pelos integrantes da Comissão e por seu filho Jackson e nora Karen, que receberam das mãos da vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, a edição do novo Estatuto, Regimento e Código de Ética Pastoral da IELB, no qual Dr. Valdir foi peça fundamental para que este documento pudesse ser hoje entregue a todos os integrantes do Conselho Diretor.

Emocionado, Jackson leu uma carta de sua mãe, que não pôde estar presente na homenagem póstuma. O presidente do CD, Dr. Frederico Reis, citou uma frase do Dr. Valdir que dizia que a sua aposentadoria deste mundo viria por meio do chamado de Deus. E foi o que aconteceu, quando ainda no hospital preocupou-se em encaminhar questões pendentes da Comissão Jurídica. Por fim, todos aplaudiram de pé a homenagem à família von Mühlen.

 

Novos integrantes

Dando sequência à agenda, Aline Koller apresentou o novo integrante da Comissão, Dr. Gustavo Bauermann. Também foram entregues os certificados as oito novas congregações e dez novos pastores filiados à IELB.

A apresentação dos relatórios das organizações auxiliares da IELB também contou com novos integrantes: os presidentes eleitos da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Marli Wiedmann; da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Carlos Otávio Schuck; e da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Julio Cezar Rutke. Presente pela segunda vez no CD, o presidente da Associação Nacional de Universitários Luteranos (ANUL), Maurício Malaszkiewicz, também falou sobre a entidade.

 

Eleições modernas

A Comissão Eleitoral apresentou estatística das indicações para eleições e um aplicativo para votação eletrônica, desenvolvido pelo programador Tiago Rodrigues da Rosa. O sistema foi testado pelos integrantes do CD e aprovado para a próxima Convenção Nacional, que acontecerá de 28 de abril a 1º de maio de 2018, em Florianópolis, SC.

Veja anexa a programação completa do evento que acontece até domingo, 15/10, no Hotel Ritter, em Porto Alegre, RS. O encontro reúne cerca de 140 pessoas, entre pastores conselheiros e líderes leigos dos 57 Distritos da IELB, representantes dos departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB, e representantes das ligas e organizações auxiliares, para discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano.

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos