1º Encontro Nacional de Coordenadores de Ação Social


02/05/2019 #Congregações

Evento reuniu 78 pessoas, nos das 27 e 28 de abril, em São Leopoldo, RS

1º Encontro Nacional de Coordenadores de Ação Social

Nos dias 27 e 28 de abril realizou-se o  1º Encontro Nacional de Coordenadores de Ação Social, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS. Estiveram presentes representantes de 27 distritos, 9 organizações sociais da Associação das Entidades Sociais da IELB (AESI) e a JELB na pessoa da vice-presidente de ação social e o professor de Teologia Pastoral, Rev. Leonídio Görl. A participação geral foi de 78 pessoas.

A programação contou com devoções dirigidas pelo Rev. Ademir Sthal na abertura, a diaconisa Úrsula Neumann no início da tarde e o Rev. Hilmar Duarte Stern, na manhã de domingo. Relataram o trabalho que realizam como coordenadores em seus distritos: Romilda Rodrigues Guidas (Alto Rio Madeira), Neli Vilkvock Zimmermann (Rio Machado), Rev. Danilo Valdomiro Fach (Capixaba) e o coordenador do Departamento de Ação Social (DAS) Heron Hilgemberg, que também conduziu as palestras: Um exemplo prático da atuação de coordenador, em seguida, O trabalho voluntário a partir da profissão.

O vice-presidente de Ação Social da IELB, Rev. Airton S. Schroeder, explanou sobre O papel da coordenação de ação social e do FAPI, apresentou os roteiros de projetos da ação social e do Fundo de Apoio da Projetos da IELB (FAPI), também orientou sobre a mobilização de recursos, o fluxo dos projetos e o Fundo de Resposta a Desastres. Rev. Airton ainda apresentou e explicou o Planejamento da Ação Social da IELB com base no Planejamento IELB 2022 e palestrou sobre o tema: Promovendo a estabilidade emocional com vistas ao desenvolvimento, discorrendo sobre conceitos e a prática da ação social na igreja e sobre metodologia para envolver quem propõe e quem recebe o trabalho formando uma equipe na busca de soluções.

No segundo dia ainda abordou o tema Desenvolvendo uma visão de interação social na Congregação, abordando aspectos como o envolvimento de pessoas, propondo ações que todos possam se engajar, e uma atenção à transparência, relatórios e mobilização de recursos.

O tema Promovendo a vida, cuidando da saúde foi apresentado pelo Rev. Hilmar Stern, abordando aspectos dá saúde preventiva por meio de alimentos e hábitos saudáveis. O assunto gerou debates e um encorajamento de que o Departamento de Ação Social promova a abordagem mais intensa de assuntos relacionados a saúde, alertando sobre o uso abusivo de agrotóxicos e a qualidade de vida com hábitos saudáveis.

Pela AESI, o Rev. Tealmo Klippel Percheron conduziu o tema: Parcerias com Organizações Sociais: A oportunidade de apoiar organizações sociais da igreja (AESI) e a parceria com organizações sociais da cidade. As organizações presentes apresentaram aos coordenadores como podem apoiar e trabalhar por cada uma das organizações, entre elas, a doação de Imposto de Renda.

Assembleia Ordinária da AESI

No dia 27, à noite, ocorreu a assembleia da AESI. Entre os assuntos, destacou-se a recepção de mais uma organização social como filiada. Da cidade de Sorriso, MT, o Centro Luterano de Ação Social de Sorriso – CLASS.

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos