É sinônimo de religiosidade?
Quais são os sinais e fundamentos da espiritualidade?
Seria a espiritualidade o oposto do materialismo, do ateísmo? Superstição é espiritualidade? Em assuntos ...
Há um renovado interesse pelas questões
religiosas e, ao mesmo tempo, um crescente distanciamento de algumas pessoas
para com a igreja institucional. Temas religiosos estão em voga, mas cada vez
mais é visível a perda do “controle” das igrejas sobre a vida, o pensar e a prática
dos fiéis. Não poucos repudiam doutrinas, dogmas e princípios cristãos, porém,
querem ser vistos como espiritualmente desenvolvidos e ativos. Mas, afinal, a espiritualidade
está em alta? O elevado número de programas religiosos na TV e rádio nos fazem
pensar.
Espiritualidade, como defini-la?
Talvez pudéssemos dizer que existem
palavras fracas, médias, fortes e até fortíssimas, isto é, palavras que são
consistentes, densas, complexas, abrangentes, com significado variado e até
dúbio. Enfim, existem palavras que dizem muito e, ao mesmo tempo,
contraditoriamente, quase não dizem nada. Pois é assim que percebo, ouço e
reflito quando me defronto com essa palavra multifacetada: espiritualidade.
Seria sinônimo de religiosidade?
Penso que não convém tentar historiar
etimologicamente este termo tão presente no quotidiano do ser humano, pois a grande
questão é como entender esta palavra “mágica” – espiritualidade, que quase
sempre é bem acolhida, apesar de sua ambiguidade.
Seria a espiritualidade o oposto do materialismo, ateísmo? Superstição é espiritualidade? Em assuntos espirituais, tudo é relativo, subjetivo e nada é absoluto e definitivo? Qual a diferença entre espiritualidade antropocêntrica e teocêntrica?
Essas e outras perguntas precisam ser pensadas e analisadas para tentarmos discernir e identificar as diferentes formas e expressões da espiritualidade humana.
Manifestações da espiritualidade
A rigor, só existem duas formas de espiritualidade: uma sai do homem (mundo) para o alto (deuses, divindades) e a que parte do Único Deus em direção ao ser humano. Babel foi a tentativa antropocêntrica (homem centro), e Natal e Pentecostes são ações graciosas
de Deus em favor da criatura amada em Cristo (teocêntrica – Deus centro).
Em Atos 17.22-23, lemos: “Então Paulo
ficou de pé diante deles, na reunião da Câmara Municipal, e disse: -
Atenienses! Vejo que em todas as coisas No seu comentário, Paulo reconhece que os
atenienses são muito religiosos e que criam em um desconhecido poder superior:
o “Deus Desconhecido”. Depois, identificou esse poder superior como o Criador,
o Senhor de tudo, o Pai de todos, o que ressuscitou a Jesus, o Salvador e o
futuro Juiz. Graças a Jesus Cristo, podemos Os atenienses tinham E o homem
pós-moderno, hoje, é muito diferente? É religioso, espiritualizado? Tem fé?
A fé pessoal e a ação do Espírito Santo
Criador da logoterapia, Viktor Frankl,
psiquiatra judeu, preso num campo de concentração, testemunhou sobre a
importância do acreditar. Ele sobreviveu aos campos de concentração por causa
da sua fé pessoal em Deus que lhe dava e mostrava o sentido da vida. Agarrou-se
as promessas dos salmistas, como: Salmo 42 – como a corsa anseia por águas
correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus;
Salmo 63 – tu que és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem
sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água; Salmo
143 – como a terra ávida, tenho sede de ti.
Viktor Frankl, que aos 37 anos já tinha
doutorado em medicina, chamado o “médico do vazio existencial”, não se “envergonhou
de crer na existência de Deus como pessoa e mostrar que essa existência está
arraigada no interior de qualquer um, em qualquer lugar e em qualquer tempo”
(Revista Ultimato - edição 327). O amor próprio, quando ancorado em áreas mais
profundas, espirituais, não pode ser abalado facilmente, dizia ele. Um exemplo
disso é Jó.
Porém, para não sermos enganados a toda
hora por novos ventos de “doutrina” ou “espiritualidade”, é preciso que o Santo
Espírito, o Consolador, nos lembre, instrua e ensine.
Em 2Tm 3.14-17, Paulo lembra o seu
discípulo Timóteo que é muito bom que ele, desde a infância, saiba as Sagradas
Letras, as quais o tornaram sábio. Essa Palavra é útil para o ensino,
repreensão, correção e para educação na justiça. O mestre Paulo destaca o valor
de um Enfim, a ação do Espírito Santo é a
verdadeira obra de espiritualização em contraposição à atribuída aos espíritos
de criaturas humanas.
O Santo Espírito de Deus age na Palavra
Infelizmente, em nome da fé, da religião
e de Deus, as maiores barbáries e atrocidades já foram cometidas. Por exemplo,
as cruzadas, as seitas fanáticas, o suicídio coletivo, o terrorismo, a manipulação
de massas, etc. “A melhor máscara”, disse alguém, “é a religiosa”. Até o diabo
a usou ao tentar Jesus, citando as Escrituras, tentou seduzir “revestido de
espiritualidade.” Portanto, espiritualidade pode ser uma “isca na ponta de um
anzol” que leva à morte espiritual.
Na pirâmide das necessidades humanas,
Maslov identifica a necessidade de sentido de ser, de propósito de vida. Às
vezes, sentimos saudade “não sei do quê”, um anseio e desejo pelo inexplicável,
pelo indescritível, pelo mistério. O homem é “estruturalmente” religioso. Por
esse motivo, as recentes pesquisas científicas atestam que “faz bem acreditar”
em algo superior. Os gurus do “otimismo religioso” ou da autoajuda
espiritualizada vendem bem seus produtos. A visão de que o ser humano é um
O desafio missiológico
Com certeza, a Índia é extremamente espiritualizada
e religiosa. Até “exporta” “gurus da meditação” e sua cultura é inconfundível
(novela A profusão do espiritismo e da
religiosidade afro-brasileira já há tempo ocupa e desafia as igrejas cristãs.
Como se posicionar a partir do Evangelho de Jesus Cristo? A matéria exige
reflexão e estudo, afirma Gottfried Brakmeier, renomado teólogo luterano.
Na religiosidade kardecista, budista e
hinduísta, estão presentes as leis do carma. Aí, a salvação acontece somente
pelo pagamento das dívidas cármicas, através do sofrimento e da caridade, em
inúmeras e sucessivas reencarnações. Exclui a justificação e salvação somente
pela graça, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, testemunhada pelo
Novo Testamento. “Para esses grupos, Jesus apenas representa um bom mestre
entre muitos outros, mas não é o filho de Deus, que veio libertar de toda e
qualquer tentativa de auto-salvação” (Ingo Wulfhorst). Confira Colossenses
1.13-20.
Está aí o desafio missiológico por excelência:
encontrar pistas e dicas para uma ação pastoral. É preciso fazer algumas
perguntas: o que temos esquecido ou omitido em nosso testemunho cristão no
contexto brasileiro? Que necessidades precisam ser atendidas, supridas? Que
aspectos do nosso ser Igreja precisam ser resgatados ou relegados a segundo
plano? Como testemunhar a espiritualidade verdadeira, centrada naquele que é
Espírito (Jo 4.24)?
"Senhor, desperta Tua Igreja, começando
por mim.
Senhor, edifica Tua comunidade,
começando por mim."
O sentido da vida, só na verdadeira espiritualidade
Nesses tempos, a pergunta pelo alvo, o sentido
da nossa vida, precisa ser retomada. Não basta só ganhar dinheiro ou ter
posição de prestígio – a frustração, o vazio e o nada estão presentes em vidas
bem sucedidas materialmente. Faltará aí a espiritualidade? Quem sou eu sem as
minhas funções? Essa é a última pergunta. Para que, afinal, se vive?
Um filósofo marxista observou que a
maioria das pessoas sofre do vazio da vida e que, portanto, “se precipitam de
um divertimento a outro, de uma atividade a outra”. No entanto, quem “vive sem
o diálogo interior”, diz o mesmo pensador, “vive sem si mesmo” e perde o seu EU
em coisas e funções externas. Seria isso a desespiritualização? O secularismo?
O ser humano encurvado em si mesmo?
Não se consegue calar a pergunta pelo
último fundamento perene da vida. Fazem-se exigências à vida, as quais a vida
real não corresponde. Estaria aí a raiz da disposição ou tendência do ser
humano para a espiritualidade? Nem só de No Natal, Deus se encarna, se
materializa na pessoa de Jesus Cristo e convida para viver a verdadeira
espiritualidade no dia a dia do material. A verdadeira fé (espiritual) é ativa
no amor (material, concreto, visível e real).
Parece-me que na espiritualidade de
“baixo para cima” (Babel), centrada e motivada pelo homem, cada um dela se
serve como lhe convém. Decide-se qual espiritualidade que mais se adapta ao seu
modo de ser. Nesse caso, a criatura brinca de Criador, pois não deixa Deus ser
Deus. Deus, que é espírito, (Jo 4.24) é a fonte e o centro de toda
espiritualidade verdadeira, amarrada somente às Lutero faz uma reflexão sobre a
espiritualidade que serve de contraponto nesse tema. Ele diz: “Tudo que é demasiadamente
espiritual é carnal”. Em resumo, a espiritualidade engana ou pode ser usada
para mentiras.
Concluo lembrando que a congregação
cristã, como Viver essa afirmativa é o permanente
desafio e missão de todos os cristãos e de todas as congregações cristãs do
mundo. Deus nos ajude nesse propósito.
Aos poucos, algumas pessoas foram se juntando a esse grupo, outras foram reconquistadas, e hoje, oito anos depois, aqui estamos, com a bênção e força de nosso Deus, retomando a missão nos Campos ...
Ao longo de 100 anos, a IELB, através de diferentes líderes, em tempos e situações diversas, mais ou menos difíceis, sempre decidiu manter a sua Editora Concórdia, por entender ser ela o braço ...
“Se Jesus estiver lhe chamando, pode ir, pai. Está tudo bem. Quando estamos com Jesus, está tudo bem. Não precisa ter medo. Quando ele te chamar, pode ir”
Aos poucos, algumas pessoas foram se juntando a esse grupo, outras foram reconquistadas, e hoje, oito anos depois, aqui estamos, com a bênção e força de nosso Deus, retomando a missão nos Campos ...
A Editora nasceu e quer ser sempre um referencial na produção e divulgação de material para formação, informação, pesquisa, adoração e edificação cristã
Ao longo de 100 anos, a IELB, através de diferentes líderes, em tempos e situações diversas, mais ou menos difíceis, sempre decidiu manter a sua Editora Concórdia, por entender ser ela o braço ...