Conselho Luterano Internacional


10/10/2019 #Seminário Concórdia

Encontro contou com a participação do professor do Seminário Concórdia, pastor Gerson Linden

Conselho Luterano Internacional

O grupo de trabalho estabelecido em 2014 para conduzir um diálogo informal entre o Conse-lho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU) e o Conselho Luterano Internacional (ILC) concluiu sua tarefa durante uma sessão final realizada entre 23 e 26 de setembro de 2019 no campus do Seminário Teológico Concórdia, Fort Wayne - Indiana (EUA).

Participaram da Igreja Católica Romana Josef Freitag (Lantershofen, Alemanha), Wolfgang Thönissen (Paderborn, Alemanha), Burkhard Neumann (Paderborn) e Padre Augustinus San-der O.S.B. (que se mudou recentemente da Alemanha para Roma) e, em nome das igrejas da ILC, Dr. Werner Klän (Lübeck, Alemanha), Dr. Gerson Linden (São Leopoldo, Brasil), Dr. John Stephenson (St Catharines, Ontário, Canadá) e Dr. Roland Ziegler (Fort Wayne, India-na). Além disso, o presidente da ILC, bispo Hans-Jörg Voigt DD (Hannover, Alemanha), participou das sessões como convidado.

A reunião de Fort Wayne seguiu reuniões anteriores que haviam sido realizadas no Seminário Teológico Luterano em Oberursel em 2014, no Mosteiro Agostiniano em Erfurt em 2016, no Instituto Johann-Adam-Möhler em Paderborn em 2018 e na Casa de hóspedes da Missão das Igrejas Luteranas (Missão Bleckmar) em 2018.

Uma atmosfera aberta e amigável marcou a sessão final, que discutiu os tópicos, com base nas Escrituras, tradição e confissão: a dimensão sacrificial da Eucaristia; a doutrina da justificação; e o entendimento do ofício ministerial e da ordenação. Este último tópico mostrou-se tão complexo, com o resultado de que mais trabalhos deverão ser contemplados nessa área

Os resultados das conversas serão resumidos em breve em um relatório comum a ser apresentado à PCPCU e à ILC, que então se consultarão entre si sobre a melhor maneira de buscar contatos adicionais com base no que foi já foi alcançado.

Seminário Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos