7ª Conferência Mundial de Seminários do Conselho Luterano Internacional (ILC)


21/10/2019 #Seminário Concórdia

Encontro contou com a participação dos pastores Anselmo Graff, Gerson Linden e Samuel R. Fuhrmann

7ª Conferência Mundial de Seminários do Conselho Luterano Internacional (ILC)

Nos dias 15 a 18 de outubro, os professores do Seminário Concórdia, de São Leopoldo, RS, Anselmo Graff e Gerson Linden e o pastor Samuel R. Fuhrmann, de São Paulo, SP, participaram da 7ª Conferência Mundial de Seminários do Conselho Luterano Internacional (ILC), na cidade de Baguio, Filipinas. Sob o tema “Luteranismo Confessional: Identidade Doutrinal em diferentes contextos culturais” o evento contou com cinco palestrantes, representando as cinco regiões mundiais da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) . São eles:

ÁSIA: “Cristologia em um contexto asiático” - Rev. Dr. Samuel Thompson, Professor de Teologia no Concordia Theological Seminary em Nagercoil, Índia, uma instituição teológica da Igreja Evangélica Luterana da Índia (IELC).

EUROPA: "Identidade luterana em um contexto pós-cristão" - Rev. Dr. Christoph Barnbrock, professor de Teologia Prática no Seminário Teológico Luterano (Lutherische Theologische Hochschule - LThH) em Oberursel, Alemanda, uma instituição teológica da Igreja Luterana Evangélica Independente (Selbstandige Evangelisch-Lutherische Kirche - SELK) na Alemanha. 

ÁFRICA: "Guerra espiritual na perspectiva luterana" - Rev. Dr. Nicolas Salifu, da Igreja Evangélica Luterana de Gana (ELCG).

AMÉRICA DO NORTE: "O papel da igreja diante da diminuição da influência do cristianismo na cultura norte-americana" - Rev. Dr. Joel Biermann, professor de teologia sistemática no Concordia Seminary em St. Louis, Missouri, uma instituição teológica da Igreja Luterana - Sínodo do Missouri (LCMS).

AMÉRICA LATINA: "Identidade luterana eclesial em face da sociologia das favela"- Rev. Samuel Fuhrmann, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

O professor Linden atua como secretário da comissão de relações dos seminários e esteve em toda organização do evento. O professor Anselmo e pastor Samuel apresentaram trabalhos que contribuíram para a reflexão da conferência. 

Ao explicar a história das favelas, o Rev. Fuhrmann observou que elas são "um ambiente urbano construído, onde se encontra uma rica diversidade étnica e cultural, e frequentemente os problemas de violência e pobreza". Ele destaca que a igreja luterana brasileira, por contraste, foi fundada por imigrantes em um ambiente rural. "Enquanto a IELB está presente nos centros urbanos hoje, um dos desafios é que a igreja precisa cruzar as fronteiras culturais, sociais e até geográficas para dar conta da realidade das  favelas em suas práticas de missão”, observou. 

Seminário Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos