Lançamento da temática de 2020 no CD 2019


16/11/2019 #Conselho Diretor #Diretoria Nacional

Assista ao vídeo e baixe o material produzido para o próximo ano

Lançamento da temática de 2020 no CD 2019

O terceiro dia da reunião anual do Conselho Diretor foi marcado pela apresentação da temática da IELB para o próximo ano. Os conselheiros receberam os cartazes para serem entregues a suas congregações. Produzido pela designer Morgana Stegemann, de Joinville, SC, o material contempla ainda opções para serem utilizadas nas redes sociais, apresentação de slides, calendários e assinatura de e-mails. Os arquivos estão disponíveis na área de download do site (clique aqui).

O coordenador da Comissão de Planejamento, Djalmar Marquardt, apresentou as estatísticas de 2018 e o planejamento IELB 2019-2022. Destaque para o aumento do número de pastores e membros em relação ao ano anterior. O número de membros da IELB aumentou em todas as regiões, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro e Norte do país, que apresentaram queda em relação ao ano passado. A região Nordeste teve um aumento de 8,73% no número de membros em 5 anos. Segundo os dados estatísticos, a IELB finalizou o ano de 2018 com 245.631 membros, filiados a 532 paróquias atendidas por 615 pastores. Comemorou que 91,92% das paróquias enviaram os dados estatísticos e que, para aquelas que não enviaram os dados, foi usado o último número de membros informado.

Quanto ao planejamento, Djalmar lembrou que os planejamentos das congregações, paróquias, distritos e organizações auxiliares nacionais passaram a ser disponibilizados no portal da IELB, nos respectivos Acessos Restritos. Até o dia 1º de outubro de 2019, foram computados 868 planejamentos de congregações, 24 de distritos e 4 de organizações auxiliares nacionais. Destacou a importância de os Pastores Conselheiros e Líderes Leigos Distritais incentivarem suas congregações a elaborarem e disponibilizarem seus planejamentos no Acesso Restrito Distrital, bem como acompanhar a execução dos planejamentos das congregações e do distrito, revisando-o sempre que necessário.

Os pastores da Diretoria Nacional tiveram um momento para falar sobre a realização dos Concílios Regionais de Pastores em 2020. Serão 16 encontros entre 13 de abril e 18 de novembro, sobre o tema: Ministério Pastoral – Chamado e Práticas. O cronograma será: de 13 a 15 de abril em Belém, PA; de 28 a 30 de abril, em São Paulo, SP; de 18 a 20 de maio, em Pomerode, SC; de 25 a 27 de maio, em Caxias do Sul, RS; de 15 a 17 de junho, em São Leopoldo, RS; de 22 a 24 de junho, em Cascavel, PR; de 06 a 08 de julho, em Recife, PE; de 13 a 15 de julho, em Pelotas, RS; de 27 a 29 de julho, em Cuiabá, MT; de 03 a 05 de agosto, em Cacoal, RO; de 10 a 12 de agosto, em Piratuba, SC; de 24 a 26 de agosto, em Candelária, RS; de 14 a 16 de setembro, em Domingos Martins, ES; de 21 a 23 de setembro, em Santo Ângelo, RS; de 09 a 11 de novembro, em Palmas, TO; de 16 a 18 de novembro, em Ponta Grossa, PR.

Os departamentos de Ensino e de Educação Cristã apresentaram seus relatórios e o plenário deu sequência à análise e votação das moções. Das restantes, foram aprovadas as moções que tratam sobre a doação de imóveis da IELB para a Hora Luterana, destinação de recursos para reforma externa dos prédios do Centro Educacional Concórdia, reajuste da anuidade do curso de Teologia do Seminário para 2020 e adequação do Regimento e Estatuto Social da IELB, além do substituitivo do plano de Ação para recuperação das contribuições para a IELB e do orçamento da IELB para 2020 com adendo. Também foi aprovado o parecer da moção que trata sobre a revogação da necessidade de regularização dos devedores inadimplentes do Distrito para obtenção de empréstimos e adiantamento, sugerindo a apresentação de nova moção que adeque os processos de concessão de novos empréstimos e da cobrança dos já concedidos. Foram rejeitas as moções sobre os custos financeiros do Conselho Diretor, adequação do capítulo II do Regimento da IELB e aprovação de orçamento das contas.

A programação encerrou no final da tarde. À noite, os integrantes do CD participam do culto na Congregação Evangélica Luterana Santo Estêvão, com instalação dos novos integrantes das diretorias Nacional e do CD.

O encontro, que reúne 143 participantes, entre os pastores conselheiros e líderes leigos dos 59 Distritos da IELB, a Diretoria Nacional da IELB e representantes das ligas e organizações auxiliares, irá discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano, até domingo, 17 de novembro, no hotel Deville Prime, em Campo Grande, MS.


Veja aqui álbum de fotos do evento.

Confira a programação de domingo:
8h30 - Departamento de Comunicação
             Editora Concórdia
             Hora Luterana 

9h10 - Avaliação do CD 2019
9h30 - Próximo CD – 09 a 12 de outubro de 2020 (Definição do Local)
9h50 - Calendário IELB 2020
10h - Comissões
Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE)
Comissão de Colóquio (CCol)
10h20 - Diretoria Nacional
10h50 - Leitura da Ata
11h10 - Palavra do Novo Presidente da IELB

Conselho Diretor Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos