"Deixa eu te contar uma história"


26/11/2019 #Artigos #Editora Concórdia

Quando o momento de falar de salvação surgir, não tenha medo, conte sua história! Compartilhe suas lembranças de uma vida com Cristo.

"Deixa eu te contar uma história"

“Deixa eu te contar uma história...”. Assim foi o início de muitas conversas com o meu avô. Em cada história que ouvia ao redor do fogão à lenha, numa casa simples, no interior do Paraguai, minha mente viajava no tempo. O prazer em contar histórias para o seu neto cheio de curiosidade, tornava cada detalhe ainda mais interessante, e, às vezes, até mais fantasioso. Entre causos engraçados e sérios, ele compartilhava suas lembranças, que aos poucos se misturaram com as minhas, ao ponto que hoje carrego meu avô através de suas histórias.

Contar histórias sempre foi algo muito comum na convivência de muitas famílias e entre amigos. Sentar-se para lembrar uma história numa roda de chimarrão, comendo churrasco ou tomando café, está entre as coisas mais prazerosas do convívio. Um prazer que o mundo todo aprendeu a usar em todos os setores da comunicação. A área de publicidade, por exemplo, tem explorado histórias, usando esse prazer das narrativas para atrair seus clientes. Assim como a publicidade, a era da informação e da imagem, que vivemos, tem utilizado a narrativa como sua forma de maior comunicação. Afinal, bons livros, bons filmes e boas séries são boas histórias, e elas têm inundado o nosso dia a dia.

Quando o assunto é Bíblia, o que vem à mente são muitas histórias ou talvez uma grande história de Deus com o seu povo. Histórias que invadem o imaginário de crianças e adultos. Histórias de grandes guerreiros, de milagres fantásticos, de uma criação perfeita e do paraíso. Nas falas de Jesus, as histórias são ainda mais presentes. Além das muitas parábolas, Jesus ouve pessoas. A história da caminhada de Jesus se mistura com as histórias daqueles que mudaram sua vida a partir de um encontro com ele. Não somente os personagens bíblicos, mas pessoas de todos os tempos, todos os que creem nele.

A história de Cristo e da salvação é a história de todos. Tão pessoal e íntima como a terra natal e a família. A história dos cristãos se mistura com a história de Cristo pela água do batismo e pela fé. “Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida” (Romanos 6. 4). Quando Cristo morre na cruz, morre a morte de toda a humanidade, para que também todos sejam ressuscitados pela fé nele. Olhar para a cruz é ver os pecados de nossa caminhada pregados nas mãos de Cristo. Olhar para a cruz é também ver o nosso futuro, a continuação da nossa história eternamente.

A vida de Cristo na vida das pessoas muda a forma como olham para a própria história. São marcados pelo perdão e pela misericórdia, são consolados pelo amor de Jesus. São trazidos para uma nova vida, que vive da cruz de Cristo. Isso mudou a história da humanidade e a forma como o ser humano olha para si mesmo.

A história de Cristo na vida das pessoas transforma a maneira de testemunhar. Existe sempre uma grande ansiedade em apresentar aquilo que se crê. Afinal, a teologia tem uma linguagem técnica, e há milhares de livros para ler. “Não me peça para falar de salvação, não tenho as palavras certas!”, alguém poderia dizer. De fato, uma preocupação coerente, mas, e se fosse tão fácil como contar a sua história? Quando o momento de falar de salvação surgir, não tenha medo, conte sua história! Compartilhe suas lembranças de uma vida com Cristo. Entregar a sua história para alguém é lhe entregar Cristo, algo tão simples, mas que pode impressionar crianças e adultos. Seja ao redor de um fogão à lenha ou na oportunidade que Deus conduzir, não deixe de contar sua história, pois a sua caminhada começa e termina na cruz!

Gabriel Schmidt Sonntag

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos