50 anos da IELB no Norte do Brasil e da CEL Cristo Salvador em Belém, PA


02/12/2019 #Congregações

Presidente da IELB foi o pregador do culto festivo que contou com a participação de membros e pastores do Distrito Pará Norte

50 anos da IELB no Norte do Brasil e da CEL Cristo Salvador em Belém, PA

No dia 23 de novembro, foi realizado o culto alusivo aos 50 anos da IELB no Pará e na região norte do Brasil, realizado na Congregação Evangélica Luterana Cristo Salvador, em Belém, PA. A celebração contou com a presença de 207 pessoas, com membros e pastores de todas as congregações que compõem o Distrito Pará Norte (DIPAN).

Estiveram presentes o Coral 50 anos, regido pelo maestro Adavir Ahnert, a banda Cristo Salvador e convidados que participaram da fundação do início da IELB na região Norte, como a esposa e viúva do pastor Merrell Wetzstein, Sra. Sandra Wetzstein e sua filha Rebeca, e também o coordenador do Instituto Histórico da IELB, Sr. Paulo Udo Kunstmann, ao qual foram entregues os documentos que registram o início da missão da IELB na região norte do país.

A mensagem foi dirigida pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que baseou a reflexão do culto em Atos 2.47, enfatizando que precisamos ser gratos a Deus por celebrarmos esta data tão importante. As ofertas deste culto foram destinadas ao Fundo de Apoio a Projetos da IELB (FAPI), através do DIPAN.

Foram homenageados os primeiros pastores, primeiros confirmandos e profissões de fé, primeiros batismos e casamentos. Também foi lembrado que por quase 20 anos, funcionou o Centro Integrado de Missão, com trabalho em Escola Fundamental Menor e Centro de Assistência Social.

Sobre a história
 
Em 26 de agosto de 1969, nascia, pelas mãos do Rev. Merrell Wetzstein e sua esposa Sandra, vindos dos Estados Unidos da América, a Missão Cristã do Distrito Amazônico da IELB (MCDAIELB), e em 18 de novembro do mesmo ano era fundada a primeira congregação luterana em solo paraense e no Norte do Brasil, a Congregação Evangélica Luterana Cristo Salvador.

A partir de Belém, foram alcançadas outras cidades dentro do Pará, Maranhão, Amazonas e Ceará. A IELB queria chegar mais longe, e chegou. O que hoje são três distritos (Pará Norte, Tocantins e Amazônico) dos 59 distritos da IELB, era originalmente a área geográfica da MCDA tendo ainda o Ceará como parte deste grupo, que depois foi desmembrado passando para a região Nordeste do Brasil.

Em 1972, chega o primeiro pastor brasileiro, Rev. Ivo Wille e sua esposa Hildegard. A partir deste ano são feitas viagens para a Rodovia Transamazônica, com vistas a formar novas congregações. Ao longo dos anos foram abertos novos trabalhos em Paulistão, Imperatriz, MA, Altamira e Brasil Novo, PA, Teresina e Floriano, PI e Fortaleza, CE, que originalmente pertencia a Região Norte. Uma vez ao ano os pastores e famílias se reuniam em Belém para planejamento de suas ações missionárias e convívio entre as famílias pastorais.

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos