Mantenedora da Ulbra e IELB renovam convênio de cooperação


17/12/2019 #Diretoria Nacional

Desenvolvimento comunitário e educação estão no foco da parceria

Mantenedora da Ulbra e IELB renovam convênio de cooperação

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, ocorreu a renovação do convênio de mútua cooperação entre a Aelbra — mantenedora da Ulbra, e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). O objetivo da parceria é desenvolver programas e projetos específicos em áreas como assistência religiosa, educação, comunicação social, formação e provisão de recursos humanos, saúde, pesquisas religiosas e assistência social. Fica estabelecido, também, um aditivo do Programa de Educação Teológica, que contempla bolsas de estudos para candidatos ao ministério encaminhados pela IELB no curso de bacharelado em Teologia (modalidades presencial e EAD) oferecido pela Ulbra e reconhecido pelo Ministério da Educação.

A intenção destas ações é o desenvolvimento comunitário em todos os seus aspectos de promoção humana, embasados na visão cristã do homem e da sociedade e nos princípios da teologia e filosofia luteranas. 

O presidente da Aelbra Educação Superior — Graduação e Pós-graduação S.A., Paulo Augusto Seifert, procedeu a assinatura do convênio, sendo prestigiado pelos demais associados da mantenedora da Ulbra - Adilson Ratund, Douglas Moacir Flor, Marcos Fernando Ziemer e Rogério Diolvan Malgarin.

Pela IELB, assinou o documento, o presidente Geraldo Walmir Schüler, que estava acompanhado do vice-presidente de Ensino, pastor Joel Müller, e do vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Scheunemann Schroder.

Foi uníssona a manifestação dos presidentes das conveniadas a relação histórica que as une em suas caminhadas. Agradecendo a confiança da Igreja Luterana na Aelbra, Paulo Seifert asseverou: "temos convicção que a confessionalidade é o que nos mantém próximas e nos possibilita, agora, ampliar esta antiga parceria". Geraldo Schüller afirmou que a união entre a Igreja e a universidade já está no próprio DNA do luteranismo: "formamos teólogos e pastores para fazer o bem para a comunidade". Como coordenador do curso de Teologia da Ulbra, Thomas Heimann ressaltou que "a renovação do tradicional convênio é um momento importante, especialmente porque ampliará as opções de desenvolvimento de programas e projetos".

Também participaram da assinatura, pela Aelbra, os integrantes da Diretoria Executiva João Lima, Werner Kuchenbecker e Pedro Hernández, este também pró-reitor Acadêmico da Ulbra, e o capelão geral Maximiliano Wolfgramm Silva; o representante do reitor Ricardo Willy Rieth, chefe de gabinete da Reitoria Gustavo Becker; e o diretor do campus da Ulbra Canoas, Leonardo Haerter dos Santos.

Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTb - 5.785
Coordenadora de Imprensa e Conteúdo - Aelbra

Fotos: Leonardo Magnus / ACS Ulbra Canoas

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos