Podemos cantar como Davi no Salmo 100:
Celebrai
com júbilo ao Senhor, todas as terras.
Servi
ao Senhor, com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Sabei
que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos;
somos
o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Entrai
por suas portas com ações de graças e nos seus átrios,
com
hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Por
que o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre,
e,
de geração em geração a sua fidelidade.
A
nossa herança musical
Como
protestantes luteranos, temos uma relação muito especial com a música. A música
foi uma das molas propulsoras da Reforma. Lutero afirmou, “lamento que a música
secular tenha cantos e poemas muito bonitos, enquanto que a música sacra
contenha muita coisa pobre e fria”. O grande reformador introduziu três
importantes pilares na música sacra: (1) a música deveria ser no idioma do povo;
(2) as melodias deveriam ser simples e próximas às músicas seculares/populares
da época; (3) e os textos deveriam basear-se nas Escrituras Sagradas. Lutero, além
de introduzir melodias populares, fez uma releitura do canto gregoriano, a
música sacra da época, modificando-o e criando o que seria a grande novidade: o
canto coral. Sempre acompanhado por
instrumentos musicais, com a participação de toda a comunidade cristã, todos
cantavam, assim como nós também cantamos ainda hoje.
A
educação musical
Para
termos um culto com música, precisamos necessariamente de músicos. E sabemos
que um músico não “nasce” da noite para o dia, e nem tão pouco, como alguns
acreditam, nasce tocando porque tem o “dom”. Sim, Deus nos dá dons, mas é
necessário desenvolvê-los, multiplicá-los. E desenvolver nosso dom musical
requer muito estudo, horas de treino e ensaio. E nesse momento entram o incentivo das congregações,
os projetos de música, o papel da educação musical e do professor de música.
Educação musical diz respeito ao
ensino de música, e seu grande objetivo é proporcionar desde experiência musicais
com jogos, brincadeiras, até a aprendizagem propriamente dita da escrita musical:
a leitura das notas na pauta, as figuras de valor, compasso, etc.
O
ensino de música tem se modificado, em parte pela contribuição de educadores
musicais da primeira metade do século XX, como Kodály (Hungria), Dalcroze (Suíça),
Orff (Alemanha), Suzuki (Japão), que desenvolveram metodologias baseadas em uma
“pedagogia ativa” de ensino de música que chegou até os nossos dias. As canções
folclóricas cantadas pelas crianças, a voz e o corpo passaram a ser os meios pelos
quais aprendem-se ritmos, dinâmicas, melodias, notas, figuras de valor,
timbres, etc.
Investindo
em projetos de educação musical para crianças
E por que não usar essas
metodologias de ensino de música e aplicá-las em projetos de educação musical para
crianças em nossas congregações?
Aqui é possível encontrar um material desenvolvido especialmente para ajudar as congregações,
pastores, músicos e professores da Escola Dominical a organizarem um projeto de
educação musical para as crianças. São materiais didáticos para dois grupos: crianças
de seis a oito anos e crianças de nove a doze anos. São atividades musicais
práticas e escritas, tendo como instrumento a flauta doce.
Em
cada lição, ou capítulo, o material está organizado em três seções: a primeira seção se chama “Música na
Bíblia”. A partir de uma história bíblica, estuda-se a história da música, a
família dos instrumentos, passando pela nossa tradição protestante de música, chegando
finalmente aos livros de música e hinários que usamos hoje em nossos cultos.
A
segunda seção se chama“Conhecendo a música”, onde o aluno
irá estudar a parte teórica da música. Primeiro por meio da experiência com o
som, os jogos, as brincadeiras, as tentativas de registro ou escrita, para,
então, chegar à escrita musical. E a terceira
seção se chama “Tocando flauta”, onde o aluno terá, a partir do que
aprendeu na parte teórica, atividades e músicas para tocar na flauta doce. As
músicas são baseadas nos hinos do Hinário Luterano. No final do livro,
há uma seleção de hinos fáceis do hinário para estudar em grupo.
No
material para as crianças de seis a oito anos, a primeira seção são histórias bíblicas com caráter devocional: o
amor de Jesus por cada uma das crianças. A segunda
e a terceira seção, “Conhecendo a música” e “Tocando flauta”, são adaptadas
ao nível das crianças dessa idade.
Junto
com cada um dos materiais há também o manual do professor, que descreve como
desenvolver cada atividade, que jogos ou brincadeiras realizar, tudo isso de
modo lúdico, dinâmico e prazeroso.
O
material foi desenvolvido com muito carinho e dedicação, contando com a revisão
dos pastores Curt Albrecht e Gleisson Schmidt, assim como foi testado e
aplicado pela equipe de músicos e professores da Escola Dominical da
Congregação Santíssima Trindade, de Curitiba, PR.
Gostaria de incentivar as congregações
a investirem, inclusive financeiramente, na formação musical de jovens e
crianças, criando projetos, colocando dons, tempo e talentos à disposição do
Reino de Deus, especialmente por meio da música.
Marta Deckert –
professora de Educação Musical,
mestre em Educação com especialização em
Educação Musical,
bacharel em Música. Escreve livros e materiais didáticos de
Educação Musical