Colégio Concórdia inicia 2020 com muita inovação


17/02/2020 #Escolas Luteranas

Aulas iniciaram na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro

Colégio Concórdia inicia 2020 com muita inovação

A manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, foi especial para os estudantes do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo, RS. Eles receberam as boas-vindas de toda a equipe que atua na administração da escola. "Estamos muito felizes em tê-los aqui. E queremos ser o palco para que todos vocês brilhem muito ao longo de 2020", destacou o diretor Nelci Naor Senger. Ele apresentou toda a equipe, principalmente para dar tranquilidade aos novos alunos.

Mas a preparação para recebê-los começou há mais tempo, com a integração da equipe diretiva, professores, auxiliares administrativos e estagiários. "Estamos incluindo várias novas ferramentas para qualificar ainda mais o trabalho pedagógico", ressalta Senger. Durante a semana anterior, de 10 a 13 de fevereiro, tanto os antigos quanto os novos colaboradores participaram de diversas capacitações e do planejamento para o ano letivo.   

Uma das inovações para 2020 é a implantação do Programa Escola da Inteligência no dia a dia da escola. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada por Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

A robótica, por sua vez, continua a fazer parte do cotidiano de aprendizagem para todas as séries. A metodologia, desenvolvida pela Robomind, empresa catarinense fundada por professores, traz uma proposta pedagógica de educação tecnológica integrada aos componentes curriculares, utilizando a robótica como  ferramenta de aprendizagem e de desenvolvimento de várias habilidades.

O ensino do idioma inglês também se consolida no Colégio Concórdia, que foi reconhecido pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) em fevereiro de 2019, como  Centro Preparatório Oficial do Programa Cambridge English Assessment. A certificação ocorreu em função do excelente desempenho dos alunos do 9º Ano no exame de proficiência em língua inglesa disponibilizado por essa instituição. A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) participam do Projeto Inglês Todos os Dias, que proporciona o contato diário com a língua inglesa por meio de atividades inseridas no planejamento regular de cada turma. Já as turmas do 6º ao 9º são impactados pelo programa Positivo English Solution (PES), que é formatado para que o estudante esteja apto a falar, compreender, ler e escrever em inglês. Ao término do curso, os alunos do 9º ano restam exames de proficiência com validade internacional no próprio Colégio, o qual é aplicado pelo Instituto Cambridge.

O diretor destaca ainda a ampla sequência de atividades extracurriculares que movimentam o ambiente escolar durante o ano, como o Programa de Páscoa, a Festa Junina, a Semana Pensando na Vida, as programações alusivas à Semana da Pátria e à Semana Farroupilha, a Feira de Ciências conveniada a Feiras internacionais (FEICICC), a Semana da Criança e os Jogos Azul & Branco.  

A Feira de Ciências envolve escolas da região e convites para exposições nacionais e do exterior, oportunizando também viagens de conhecimento, dentre outras. "Nosso grande objetivo é promover a formação dos nossos alunos na áreas intelectual, física, emocional, moral e social, formando a base necessária para a preparação para o mundo do trabalho".

Escolas Luteranas Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos