Ano de 2020 será marcado por novidades na Ulbra


20/02/2020 #Universitários

Direção do campus adiantou melhorias ainda no primeiro semestre

Ano de 2020 será marcado por novidades na Ulbra

O ano acadêmico que começa nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, no campus Canoas da Ulbra, promete! Muitas novidades estão prevista para 2020 na Universidade. De melhorias na infraestrutura, passando pela inauguração do Centro de Simulação Clínica para os cursos da área da saúde e a implementação do projeto piloto da frequência eletrônica, além da implantação dos cursos semipresenciais da Instituição. "Será um ano marcado por investimentos para garantir o conforto dos alunos, com reformulações em espaços do campus", adiantou o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos.

Ainda neste semestre, por exemplo, serão inauguradas salas no prédio 6 para os cursos de pós-graduação Lato Sensu, com estutura mais moderna e preparada para trabalhar com metodologias ativas. "Serão mais equipadas, com lousa multimídia e mais acesso às tomadas para utilização de notebooks", explicou o diretor. Até a metade do semestre também serão entregues dois espaços de convivência para os estudantes nos prédios 1 e 14. Localizados em salas de aula no andar térreo visando facilitar a acessibilidade, os locais serão adaptados para proporcionar um ambiente acolhedor e confortável para os alunos que quiserem estudar ou descansar.

"Queremos oferecer uma estrutura confortável para estudos individual ou em grupo, com ar-condicionado e conexões para uso de computador. Depois dessas duas primeira salas, planejamos uma no prédio 11 e queremos expandir para outros pontos do campus", adiantou. Em relação à infraestrutura, a Ulbra ainda planeja reformular a Central de Relacionamento, localizada no prédio 5. O local deve ser reorganizado com um aspecto mais moderno procurando agilizar o atendimento e fazer com que o aluno se sinta acolhido. "Vamos pensar em um ambiente que faça bem ao funcionário, para que isso tenha reflexo no atendimento", comentou.

Outras novidades programadas para 2020

O campus também programa para o mês de março, em parceria com a Fundação Ulbra (Fulbra), a inauguração do Centro de Simulação Clínica, no saguão do prédio 1, onde ficava localizada a sala do Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra), que hoje funciona junto ao espaço da Educação Continuada, no prédio 6. O Centro atenderá os cursos da área da saúde, proporcionando ao aluno uma experiência diferenciada. "Nossa coleção é a maior em variedade de simuladores. Os equipamentos permitem simular uma série de condições clínicas e diante de um estímulo se tem a resposta imediata", explicou o diretor.

Neste ano, o campus ainda inicia o projeto piloto para implementação da frequência eletrônica. O funcionamento, conforme o diretor Leonardo, será online via autoatendimento. "Com isso, trazemos para a Instituição a responsabilidade de registrar se o aluno está presente ou não. A ferramenta, que iniciará sendo testada em alguns cursos, tratá mais confiabilidade ao processo de registro de frequência. "Os alunos também poderão acompanhar as suas faltas pelo sistema", completou.

Mudanças nos cursos

O diretor do campus ainda lembra que 2020 marca o ano em que os cursos semipresenciais da Ulbra devem ser aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), ampliando a oferta de modalidades na Instituição. "Vários cursos já foram visitados pelo MEC e todos receberam resultado positivo. Só estamos aguardando a portaria para implementar neste ano", detalhou. Os cursos semipresenciais terão disciplinas presenciais e a distância, de acordo com a carga horária preconizada pelo MEC.

A volta às aulas ainda foi marcada pelo início da operação da empresa Indigo na gestão do estacionamento da Ulbra, agilizando o acesso ao campus, e pela troca na coordenação de quatro cursos. Agora, a coordenadora do Direito é a professora Francele Moreira Marisco Soares, da Enfermagem a professora, Débora Monteiro da Silva, da Teologia, Clóvis Prunzel, e dos cursos de Comunicação - Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Marketing, Sergio R. Lima Lorenz.

Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219

Foto: Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS

Universitários Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos