Professora Luterana dá nome à rua em Lagoa Vermelha, RS


17/03/2020 #Escolas Luteranas

Maria de Jesus Ferreira Bittencout foi pioneira a dar aulas em língua portuguesa

Professora Luterana dá nome à rua em Lagoa Vermelha, RS

A Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, RS, aprovou um projeto que denomina uma rua da cidade como Rua Professora Maria de Jesus Ferreira Bittencout (veja aqui). 

Quem foi ela e qual o motivo desta homenagem? Confira o relato do pastor David Karnopp, de Vacaria, RS:

"No ano de 1918, o então Sínodo Evangélico Luterano, hoje IELB, iniciava seu primeiro grande projeto missionário em língua portuguesa no Brasil, na cidade de Lagoa Vermelha, RS. Para esta missão foi chamado o pastor Rodolpho Frederico Mussard Hasse. Era um tempo em que, a grande parte dos trabalhos da nossa igreja no Brasil era em língua alemã. A missão de Lagoa Vermelha era essencialmente em língua portuguesa. Para dar andamento a este projeto missionário, os irmãos americanos construíram lá uma grande escola. 

Na época, as escolas luteranas, na maioria, eram atendidas por pastores. Porém, devido a dificuldades dos pastores em atender, ao mesmo tempo, a paróquia e a escola, admitiu-se a possibilidade de leigos darem aulas. Porém, raramente a figura da mulher era admitida como professora, pois esta função pertencia ao homem.

Como o pastor Hasse não podia atender a missão e a escola ao mesmo tempo e, como eram poucos os homens luteranos aptos a dar aula em língua portuguesa, foi contrata a professora Maria de Jesus Ferreira Bittencout. Assim, pelo que temos conhecimento, ela é professora pioneira a dar aulas em língua portuguesa em escola luterana. Maria de Jesus nasceu em 06 de agosto de 1904 e faleceu em 18 de maio de 1990 aos 86 anos. Casou-se no dia 08 de fevereiro de 1927 com Francisco Bittencourt. Foi recebida por profissão de fé no dia 28 de março de 1920. Maria de Jesus sempre viveu em Lagoa Vermelha, RS".

Escolas Luteranas Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos