A quarentena e as mudanças


03/04/2020 #Reflexão #Editora Concórdia #Coronavírus

O mundo está em quarentena, atualmente 1/3 da população mundial está sendo solicitada a não sair de casa desnecessariamente

A quarentena e as mudanças

Quarentena mundial

O mundo está em quarentena, atualmente 1/3 da população mundial está sendo solicitada a não sair de casa desnecessariamente. Segundo o dicionário, a quarentena é um isolamento temporário de pessoas, animais ou coisas que podem estar infectadas com uma doença. De onde vem a palavra? Segundo um dicionário etimológico, é o “isolamento de pessoas suspeitas de infecção após a chegada de um navio”, e a palavra remonta aos “quaranta giorni” ou quarenta dias, que as autoridades de Veneza, por volta do ano 1400, fixaram como a duração deste isolamento. “Quaranta”, em italiano, vem do latim “quadraginta”.

Quarenta! O número quarenta ocupa um papel importante na Bíblia. O dilúvio durou quarenta dias e noites, quarenta anos durou a jornada do povo de Israel para a terra prometida; depois de quarenta dias de jejum, Jesus foi tentado no deserto; depois de sua ressurreição na Páscoa, Jesus apareceu aos seus discípulos por quarenta dias até sua ascensão, apenas quarenta dias após o parto, uma mulher deixava de ser impura, etc. Os quarenta dias em que agora nos encontramos como igreja, da quarta-feira de cinzas ao sábado de aleluia (sem contar os domingos), remontam aos quarenta dias que a Bíblia usa. Um tempo de arrependimento e reflexão em preparação para a Páscoa.

 O atual bloqueio devido às medidas de contenção em nosso país (Bélgica) poderá até durar quarenta dias. De três semanas até 5 de abril, já foi estendido para cinco semanas até 19 de abril, com a opção de estender por mais duas semanas até 3 de maio.

Mudanças

Na Bíblia, o número 40 representa uma mudança, um tempo de preparação para outra coisa ou algo novo, algo melhor. De impuro a limpo, da morte à vida, do antigo ao novo, por exemplo. Na quarentena atual, esperamos naturalmente que após dela o vírus Covid-19 seja administrável.

No entanto, outras mudanças estão a caminho devido à estagnação parcial da economia. Depois de toda a comoção sobre o problema climático nos últimos anos, a terra de repente tem a chance de se recuperar. A qualidade do ar acima das áreas de bloqueio já está significativamente melhorando, os rios estão ficando mais limpos, a criminalidade está diminuindo e assim por diante. Pode-se dizer que a terra está tomando uma pausa. Ironicamente, porque o que o homem normalmente não consegue realizar, agora acontece naturalmente como resultado de uma pandemia.

Também há muitas mudanças entre as pessoas, esperamos que seja para melhor. Há mais tempo para passarmos juntos em casa. A vida é menos apressada, as pessoas não podem e não precisam mais ir a todo lugar. Como, por exemplo, será o nosso comportamento de viajar após a crise? Não era um pouco exagerado que uma média de dez mil aviões estava no ar a qualquer hora do dia?

Para ficarmos com a Bíblia, as mudanças estão chegando. Nestes 40 dias da Quaresma, foi nos concedido um tempo adicional para refletir, para refletir sobre o futuro de nossa terra, para refletir sobre nosso relacionamento com Deus e com aqueles que estão ao nosso redor. Ao ficar mais tempo em casa, de repente temos mais tempo para ler a Palavra de Deus. Que mudanças são desejáveis? E como podemos, como cristãos, desempenhar um papel nisso? Lembrando as palavras de Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

As igrejas ainda estão fechadas por enquanto, estamos no deserto, mas as igrejas se abrirão novamente, a terra prometida está aguardando, e então agradeceremos e louvaremos a Deus com renovada coragem e fé, e novamente receberemos sua Palavra e sacramento para nosso fortalecimento.

 

Gijsbertus van Hattem

Pastor em Antuérpia, Bélgica

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos