O diálogo pastoral


19/05/2020 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

O diálogo pastoral

O ministério pastoral possui diferentes áreas de atuação. O aconselhamento é uma delas.  Pastorear o povo de Deus também significa aconselhá-lo em suas necessidades espirituais e emocionais. 

Este estudo pretende explorar o aconselhamento cristão como sendo um processo de comunicação interpessoal, tendo três pressupostos como base. O primeiro é que princípios de comunicação necessariamente estão presentes no processo de aconselhamento cristão e determinam sua natureza como um processo comunicativo. Não é possível pensar no processo do aconselhamento sem considerar o processo de comunicação que está presente.

Um segundo pressuposto é que o conselheiro cristão é um comunicador. Ele é o mensageiro de Deus. Deus é a fonte primária da mensagem cristã. Deus utiliza o conselheiro como seu instrumento para comunicar a sua palavra às pessoas. Assim, o conselheiro não pode ser um mensageiro de Deus sem ser um comunicador dele. Como ministro religioso, ele não pode não comunicar; seu ministério é caracterizado e desenvolvido através de contínuos atos de comunicação.

O terceiro pressuposto é que a comunicação do conselheiro pode ser eficaz ou ineficaz, e que os resultados positivos ou negativos afetam o processo de aconselhamento. Por isso, é necessário que o conselheiro encontre maneiras de aprimorar a eficácia da sua comunicação, a fim de ser mais eficaz em seu aconselhamento. 

Esse objetivo tríplice é discutido neste livro em três partes. A primeira e a segunda apresentam alguns fundamentos do aconselhamento e da comunicação. Elas servem de base para a terceira parte.

A terceira parte discute a natureza comunicativa do aconselhamento cristão. Ela aborda o aconselhamento cristão como um processo comunicativo, um relacionamento comunicativo, uma comunicação dialógica e uma proclamação comunicativa. O objetivo, nesta parte, é ver o processo de aconselhamento como uma atividade ministerial que envolve princípios de comunicação bem-definidos. Além disso, é apresentada uma série de orientações, com o propósito de aprimorar a eficácia comunicativa do ministro. 

O objetivo geral deste estudo não é realizar uma abordagem técnica tanto do aconselhamento cristão como da comunicação, mas ser prático, ou melhor, pastoral. O olhar está sobre o ministro religioso enquanto atua como comunicador em um processo de aconselhamento.  Esta preocupação justifica a presença de uma extensa série de sugestões práticas.

AUTOR: Dieter Joel Jagnow

FORMATO: 14 x 21cm

NÚMERO DE PÁGINAS: 128

Adquira aqui

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos