Obras selecionadas de Martinho Lutero


02/06/2020 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Obras selecionadas de Martinho Lutero

Esta coleção dos principais escritos de Lutero proporciona ao público de língua portuguesa um aprofundamento no pensamento do reformador. A coleção, com 13 volumes já publicados, oferece condições para se compreender a trajetória do reformador e as próprias origens do mundo ocidental contemporâneo, que remonta à Reforma.

 

VOLUME 1

470 págs.

16x23,5 cm

Os Primórdios, escritos de 1517 a 1519, conta com tópicos como: debate sobre a teologia Escatolóstica; debate sobre as indulgências; excomunhão; sofrimento de Cristo; comentário a respeito do poder do Papa; comentários sobre as Teses debatidas em Leipzig e sermões sobre os Sacramentos.


VOLUME 2

512 págs.

16x23,5 cm
O Programa da Reforma, escritos de 1520, conta com tópicos como: condenação doutrinal dos livros de Martinho Lutero; breve forma dos Dez Mandamentos, Credo, Pai-Nosso; excomunhão; cativeiro babilônico da Igreja e tratado sobre a liberdade cristã.


VOLUME 3

559 págs.

16x23,5 cm
Debates e controvérsias, parte 1, que conta com tópicos como: respostas de Martinho Lutero ao livro de Ambrósio Catarino com a explicação da visão de Daniel cap. 8 sobre o anticristo; debates acerca do homem, sobre a justificação, sobre “O Verbo se fez Carne”, e sobre a divindade e a Humanidade de Cristo; e dos Concílios e da Igreja.


VOLUME 4

464 págs.

16x23,5 cm

Debates e controvérsias, parte 2, conta com tópicos como da vontade cativa; da Santa Ceia de Cristo - confissão; análise dos textos da instituição em Mateus, Marcos, Lucas e Paulo e Lutero e os antinomistas.


VOLUME 5

516 págs.

16x23,5 cm
Ética: fundamentos, oração, sexualidade, educação e economia, conta com os tópicos os fundamentos; oração; sexualidade: matrimônio, bigamia, divórcio e prostituição; educação: conselhos para que criem e mantenham escolas; e economia: comércio e usura.


VOLUME 6

560 págs.

16x23,5 cm
Este volume traz tópicos como ética: fundamentação da ética política, governo, guerra dos camponeses e guerra contra os Turcos.

VOLUME 7

594 págs.

16x23,5 cm
Vida em comunidade: comunidade, ministério, culto, sacramentos, catecismos e hinos traz tópicos como comunidade: direito e autoridade de uma assembleia, estatuto, ordem do culto; ministério: como instituir ministros na Igreja, exemplos de ordenação de um bispo cristão; culto: missa e comunhão; sacramento: exortação ao sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor; visitação: instrução dos visitadores; catecismos: catecismo maior e hinos.


VOLUME 8

580 págs.

16x23,5 cm

Interpretação Bíblica: princípios traz tópicos como prefácios aos livros bíblicos do Antigo Testamento e Novo Testamento; instrução sobre como lidar com Moisés; a epístola do Bem-aventurado apóstolo Paulo aos Romanos; trabalho nos Salmos apresentado aos estudantes de teologia em Wittenberg e os sete Salmos de Penitência.


VOLUME 9

648 págs.

16x23,5 cm
Lutero era pregador em sala de aula e intérprete da Bíblia no púlpito, tal sua maestria no uso dos recursos da retórica antiga. O presente volume oferece três amostras expressivas da exposição da Bíblia no púlpito, nos seus melhores anos de atividade acadêmica e pastoral, a saber: As Prédicas semanais sobre Mateus 5-7 (1530-1532); A pregação sobre capítulo 15 da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios (1532-1533); e os Apontamentos de Lutero à Primeira Epístola a Timóteo (1527).


VOLUME 10

704 págs.

16x23,5 cm
A década entre 1525 e 1535 foi decisiva para o Reforma. Lutero foi fortemente exigido nesse período. Por meio de sua produção intelectual e acadêmica, procurou corresponder aos altos desafios impostos por um contexto histórico complexo e exigente. Os dois comentários exegéticos sobre as cartas de Paulo aos Gálatas e a Tito, publicados nesse volume, integram sua produção teológica neste período. O Comentário da Epístola aos Gálatas precisa ser estudado em estreita relação com os debates teológicos da Assembleia Imperial em Augsburgo (1530). De onde resultou o escrito confessional mais representativo da Reforma, a Confissão de Augsburgo.


VOLUME 11

586 págs.

16x23,5 cm
Esse volume traz os capítulos 14 e 15 de João, pregados e interpretados por Lutero e o capítulo 16 de João, pregado e explicado. E a Preleção sobre a Primeira Carta de João. Percebe-se que, a medida em que a Reforma avançava, novas ênfases e orientações práticas para a vida cristã e a constituição da igreja, se faziam necessárias. Os textos aqui abordados são da década de 1520 e na segunda metade de 1530. E compartilham entre si um contexto marcado por temor e aflição, pelo avanço da peste e por ameaças de supressão da fé evangélica.


VOLUME 12

544 págs.

16x23,5 cm
Na Preleção de Lutero sobre o Livro de Gênesis, o centro da teologia reformatória surge com toda força. Várias passagens trazem a confissão de Lutero a respeito do Deus criador, com destaque para as ordens estabelecidas mediante o ato divino criador: matrimônio, família, vocação, governo secular e igreja. A Preleção sobre Gênesis é uma janela aberta para a teologia de Lutero produzida na última década da sua vida. A sociedade da época requeria pastores versados em uma teologia evangélica. Lutero faz uso da cátedra universitária para desenvolver essa teologia e promove o engajamento de seus alunos nela num processo teológico e intelectual.


VOLUME 13

559 págs.

16x23,5 cm
Em 1522, Lutero começou a traduzir o Antigo Testamento. Doze anos depois sua tradução completa da Bíblia seria publicada pela primeira vez. Este volume traz os comentários de Lutero de Deuteronômio; dos textos de Isaías 9.2-7 e o capítulo 53; de Ezequiel 38 e 39; e os livros de Jonas e Habacuque. O que caracteriza a interpretação de Lutero é sua abordagem cristocêntrica da Bíblia em seu conjunto. O Novo Testamento é a chave interpretativa para toda a Escritura. Sem ele o Antigo Testamento não pode ser compreendido. Para Lutero, Cristo e sua obra salvífica estão presentes nos acontecimentos da história veterotestamentária.


Adquira aqui

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos