Há 100 anos no ML


08/06/2020 #Artigos #Editora Concórdia

Respingos, maio e junho 1920

Há 100 anos no ML

É um pouco mais difícil concentrar o importante de 16 páginas de 100 anos atrás para uma página do ML de hoje. Mas já era marcante a presença da igreja no sul do Brasil, com cerca de 17 mil membros e 30 paróquias. Não só os pastores Hasse e Strieter estavam radiantes, mas, sobretudo, o primeiro grupo luso-brasileiro de luteranos, na fundação de sua congregação em Lagoa Vermelha. Veja o trecho final do jornal “A Ordem” daquela cidade, conforme registro na primeira página inteira do ML de 1º de maio de 1920.

Continuava o registro do ainda projeto do O Catechismo, para buscar as manifestações dos leitores, com as perguntas 90 a 97, e suas respectivas respostas. Ainda em maio, causou estranheza a manchete NOTÍCIAS DE FÓRA, quando era tratada a reunião do Distrito de Porto Alegre. Mas deve ter sido a última ocorrida fora da capital, em Roca Sales, RS, pois as posteriores passaram a ocorrer sempre na Capital.

 

O tema CELIBATO era a manchete da primeira e segunda páginas do exemplar de 1º de junho. O pastor local de Lagoa Vermelha, onde também já funcionava uma escola, expôs de maneira clara a posição das igrejas evangélicas, como que respondendo a uma colocação de um frade católico, sobre esse dogma tão importante da igreja de Roma. Evidente que não era somente resposta, mas servia também de orientação, com fundamentação bíblica, para os luteranos e protestantes em geral abrangidos pelo ML.

A viagem do presidente da igreja, pastor Emil. F. Müller, para a reunião do Sínodo de Missouri –donde éramos o 15º distrito – na cidade de Detroit, Estados Unidos, era de suma importância. Nossa igreja, na época, ainda detinha o nome em alemão “15ºDistrikt der Deutschen Evangelisch-Lutherischen Synode von Missouri, Ohio und anderen Staaten”.

De Porto Alegre, RS, forte e decidido artigo relativo à procissão de CORPUS CHRISTI. Dito texto também de orientação aos cristãos protestantes e luteranos, com toda a base bíblica, em vista de artigo e reportagem surgido em periódico da capital, de grande circulação, do evento acontecido. No exemplar de 15 de junho,está registrado ainda o último artigo da série UMA VIAGEM Á ROMA, em tradução do autor W. Dallmann.

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos