A correta distinção entre Lei e Evangelho


09/06/2020 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

A correta distinção entre Lei e Evangelho

A correta distinção entre Lei e Evangelho é um conjunto de preleções de Carl Ferdinand Wilhelm Walther.  
Walther fez duas séries de preleções sobre a polaridade Lei e Evangelho. A primeira foi apresentada em 1878 e reunia 13 teses. A segunda, de 25 teses, é a que deu origem a este livro. A primeira edição, em língua alemã, aconteceu em 1897. Esta edição foi traduzida para o inglês em 1929. A edição portuguesa foi baseada na tradução inglesa e confrontada com a edição alemã.
Lutero disse que daria de bom grado o título de Doutor a quem fosse capaz de distinguir corretamente a Lei e o Evangelho. Com a edição brasileira deste clássico da Teologia cristã, a Editora Concórdia oferece aos leitores de fala portuguesa uma ferramenta preciosa para a compreensão e o aprendizado desta dicotomia dinâmica que permeia as Sagradas Escrituras.

Sobre o autor
Carl Ferdinand Wilhelm Walther nasceu a 25 de outubro de 1811, em Langenchursdorf, Saxônia, Alemanha. Seu pai era pastor, como também o foram seus avô e bisavô. Walther recebeu sua educação na casa paterna, na escola da aldeia, na escola da cidade de Hohenstein e no Ginásio de Schneeberg.  
Em 1829, entrou na Universidade de Leipzig, onde se dedicou ao estudo da Teologia. Formou-se em 1833.  
No ano de 1837, começou a trabalhar como pastor em Braeunsdorf, na Saxônia. Em quase toda a Alemanha imperava o racionalismo e Walther encontrou forte oposição ao ensino correto da Palavra de Deus. Ao manter-se fiel às Confissões Luteranas e à prática luterana, foi forçado pelas perseguições a resignar o seu cargo em Braeunsdorf e, por isso, emigrou com saxões luteranos para os Estados Unidos, no ano de 1839.
Nos Estados Unidos, foi pastor em Dresden e Johannisberg, Perry County, Missouri. Em 1841, sucedeu seu irmão Otto Herman como pastor em Saint Louis, Missouri, onde permaneceu até a sua morte, em 7 de maio de 1887.  
Em 1841, casou-se com Emilie Buenger, com quem teve seis filhos.
Em 1849, tornou-se professor de Teologia no Concordia Seminary, que havia sido transferido de Perry County para Saint Louis em dezembro daquele ano.
Foi o primeiro presidente da Igreja Evangélica Luterana – Sínodo de Missouri, Ohio e outros Estados (hoje a Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, fundada em 1847). Ocupou a função novamente no período de 1864-78. Como líder, empenhou-se para organizar o luteranismo nos Estados Unidos e mantê-lo fiel às Confissões Luteranas.
Walther foi autor de muitos artigos e livros, dentre os quais são considerados os mais importantes Teologia pastoral, Igreja e Ministério e o clássico A correta distinção entre Lei e Evangelho, além de várias coletâneas de sermões e cartas. Iniciou dois periódicos que marcaram o luteranismo norte-americano: Der Lutheraner (em 1844) e Lehre und Wehre (em 1855).
A influência de Walther deu-lhe o reconhecimento de ser a líder mais proeminente do luteranismo norte-americano, particularmente no Sínodo de Missouri, no século 19. Foi marcante seu empenho para despertar nos pastores o amor para com a Escritura Sagrada e as Confissões Luteranas, de encorajar o Sínodo a permanecer fiel à Palavra de Deus apesar de grandes dificuldades e tentações. A herança que deixou em zelo missionário, liberdade  para os leigos e a firme resolução de seguir a Palavra de Deus na doutrina da salvação ainda está viva hoje, tanto nos Estados Unidos como em outros países.

AUTOR: Carl Ferdinand Wilhelm Walther

TRADUÇÃO: Marie Luize Heimann

FORMATO: 16 x 23 cm

NÚMERO DE PÁGINAS: 368

Adquira aqui

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos