Há 100 anos no ML

Pela primeira vez, o tema oração é abordado de forma tão detalhada e tão completa, podendo assim servir ao cristão luterano, inclusive com orientações e exemplos bíblicos. Tal como uma criança de maneira simples e direta se dirige a seu pai pedindo algo do seu cotidiano, como também lembrando do texto de Tiago, capítulo 4, versículo 2b e 3a: “... Nada tendes porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal...”.

O artigo, do pastor Rodolpho Hasse, sobre o papa e a Bíblia Sagrada, produzido no ML de 1920, aborda também nossa relação do uso habitual das Escrituras, poderia ser reproduzido na íntegra, dada a sua atualidade. Pois em menos de duzentos anos, a posição da igreja romana é totalmente diferente quanto à leitura da Bíblia pelo povo em geral, e não exclusividade dos clérigos. Graças a Deus!

Lembrando a história: por volta do ano 1800, o Império Britânico dominava quase boa parte do mundo. Pois foi na Inglaterra (país de Gales) que surgiu a ideia das Sociedades Bíblicas, ou seja, produzir a Bíblia em grandes quantidades, e que pudessem ser adquiridas por baixo preço. Procure saber a história da menina Mary Jones, há dois séculos, e sua relação com a Sociedade Bíblica do Brasil, fundada em 1948.

A quinta petição do PAI-NOSSO é lembrada como parte de nossa teologia. É deixado bem claro que “um erro do irmão não me autoriza a seguir o seu exemplo, ou seja, eu devo procurar com cuidado e prudência traze-lo à razão ou conciliação, e assim, reunir os conflitados e separados, a voltarem se abraçar com prazer. Tais sentimentos e tal proceder são bem dignos de espíritos elevados, de almas nobres e de corações generosos”.

Para que os leitores do ML tivessem alguma ideia de como estava a igreja-mãe nos Estados Unidos, um significativo resumo foi apresentado, com muitos dados, dos quais podemos ressaltar que o número de membros havia ultrapassado a casa do MILHÃO. O número comparativo de membros – aumento de 34065 – referia-se aos últimos 3 anos. Lembramos que, naquela Convenção Sinodal, em Detroit, EUA, o presidente do Distrito Brasileiro, pastor Müller, também estava presente, e assim pôde fornecer relatório completo de todas as principais decisões, ocorrências e registros, como de que no Brasil, em Porto Alegre, estava sendo decidido mudar o Seminário para um local mais aprazível.

O biógrafo de Lutero, Dallmann, em tradução, continua a relatar as fases mais importantes da vida do Reformador. Desde jovem, no começo de seus estudos, Lutero demonstrava muita aplicação nas mais diferentes matérias, mas também dedicação intensa e regular na sua vida espiritual. A universidade que frequentava era na época a mais famosa da Alemanha: Erfurt. Com 22 anos, formou-se Mestre em Artes Livres, classificado em segundo lugar entre dezessete colegas. Na época, já dava preleções na Universidade sobre Aristóteles, e qualquer tempo vago, Lutero utilizava para pesquisas na biblioteca da Universidade. 

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos