CD 2020 debate o novo normal da igreja


15/10/2020 #Conselho Diretor #Diretoria Nacional #Congregações

Cerca de 180 pessoas participaram da reunião anual ordinária do Conselho Diretor de forma virtual

CD 2020 debate o novo normal da igreja

Distantes fisicamente, mas mais próximos das famílias e dos irmãos na fé. Cada um em sua casa, com seus cônjuges, filhos, seus animais de estimação... tudo sendo compartilhado virtualmente durante 4 dias. “Muito legal, excepcional, com participação de crianças e famílias, produtivo, econômico e inclusivo”. Foram alguns termos muito utilizados para caracterizar a reunião anual ordinária do Conselho Diretor da IELB, que reuniu virtualmente cerca de 180 pessoas, de 9 a 12 de outubro.

O tema desta edição não poderia ser mais apropriado: "O 'Novo Normal' da Administração Financeira da IELB". A programação seguiu o padrão das reuniões presenciais, com devoções de abertura, apresentação dos relatórios das organizações auxiliares, dos departamentos do CD, estatísticas e planejamento, votação de moções, apresentação do calendário e temática para o próximo ano da igreja e definição do CD 2021.

As mudanças da programação ficaram por conta da ausência de palestras e do culto, em que o CD aproveita a oportunidade de estar reunido em um local para conhecer uma congregação e vice-versa. No entanto, o formato digital possibilitou maior participação, reunindo também alguns vice-conselheiros e vice-líderes leigos dos 59 distritos da IELB pela primeira vez na reunião anual do CD.

Para o presidente do CD, Dr. Frederico Reis, é uma oportunidade maravilhosa para os vices que participaram como ouvintes de conhecer e se inteirar sobre o funcionamento do CD. “E isso só foi possível devido ao formato digital, que gerou ainda economia de tempo e dinheiro para a igreja”, apontou.

Temática 2021

Como de praxe, a temática da IELB para 2021 foi apresentada durante a reunião anual do Conselho Diretor da IELB. Produzido pela designer Morgana Stegemann, de Curitiba, PR, o material contempla diversas opções para serem utilizadas nas redes sociais, apresentação de slides, calendários e assinatura de e-mails. Os arquivos estão disponíveis na área de download do site (clique aqui).

Este ano, devido à pandemia e a realização da reunião anual do Conselho Diretor da IELB de forma virtual, não serão entregues os cartazes impressos para que os conselheiros distribuam às suas congregações. O incentivo é para que cada congregação imprima e use os cartazes ou banners localmente.

Estatística e Planejamento

A vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, apresentou os dados estatísticos do último ano, ressaltando as congregações que não enviaram seus dados (10,13%) e a importância das atualizações dos dados e não só copiar do ano anterior. Enfatizou também a movimentação de membros, trazendo dados comparativos desde 2015 até 2018 que mostravam um equilíbrio na movimentação entre os membros da IELB e IECLB, e de 2019, que apresentou um aumento significativo de membros oriundos da IECLB. Aline pediu ao pleno para refletir sobre para onde estão indo nossos membros e de onde estão vindo novos membros e, por meio de enquete, avaliar a forma atual das estatísticas e como podemos melhorar o sistema de coleta dos dados tão importantes para nortear a missão da IELB.

O coordenador da Comissão de Planejamento, Djalmar Marquardt, reforçou a importância de as congregações, paróquias, distritos e organizações auxiliares nacionais fazerem e acompanharem seus planejamentos e se colocou à disposição para participar das reuniões virtuais dos Conselhos Distritais para tirar dúvidas e dar mais informações relacionadas ao tema.

Eleições

Além das moções analisadas e debatidas e que serão compartilhadas em breve com a toda a igreja por meio da ata do encontro, o plenário elegeu os novos integrantes da Comissão Eleitoral, composta por dois pastores e um leigo ativo. São eles: pastores Oscar Zimmermann e Rony Marquardt e leigo Carlos Bobsin. Por terem de assumir imediatamente, Rev. Oscar e Bobsin deixam de integrar os departamentos, sendo substituídos pelos próximos mais votados na Convenção Nacional: Rev. Julio Ribak (que substituirá Zimmermann no DEC) e o líder leigo Jader Neitzel (que substituirá Bobsin no DEM).

Avaliações e próximos encontros

As avaliações desta reunião virtual, em geral, foram muito positivas (veja alguns comentários abaixo) e, possibilitou ainda a oportunidade de realizar uma reunião extraordinária on-line para tratar de assuntos específicos, prevista para ano que vem, antes da reunião ordinária, que será novamente virtual, de 9 a 12 de outubro.

O presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, destacou que a pandemia veio para evidenciar a importância da união, comunhão e sinergia, enfatizando o quanto dependemos de Deus e uns dos outros, pois somos membros do corpo de Cristo ou pedras vivas dentro do edifício que é Cristo. “Se está dando certo, é pela graça e vontade de Deus. Pois, Ele está conosco e age por meio de nós”, concluiu.

Comentários

“Olha, é meu primeiro CD. Não sei como era a "fluência" nos presenciais, mas este CD Online me pareceu bem fluente, com votações rápidas e direito à voz a todos que precisaram falar. Sem falar na economia, viagens, riscos, etc.”

Rev. Bruno Serves – Vice-conselheiro do Distrito Gaúcho Central

“Distritos economizaram.”

Rev. Igor M. Schreiber – Conselheiro do Distrito Pioneiro

“O Distrito Bandeirante decidiu repassar este valor do CD para as congregações filiadas como valor complementar do subsídio para 2020.”

Claudio Hergert – Líder Leigo do Distrito Bandeirante

“Aqui parte do valor economizado também será repassado às nossas subsidiadas.”

Rev. Herivelton Regiani – Conselheiro do Distrito Verdes Mares

“Fico grato por ter tido a oportunidade de participar, mesmo na condição de ouvinte. Parabenizo a decisão por esta oportunidade de participação, acredito que o horizonte se abre, e mostra a maturidade da igreja, que não há nada a esconder, e sim a esclarecer, respeitado os parâmetros de paridade de votos. Motivo pelo qual o conselho on-line tem sua relevância, haja visto a economia e participação. Pela modalidade on-line tive muito mais oportunidades de conhecer os irmãos, haja vista que cada um está identificado no vídeo. Vamos todos aproveitar os congressos da Ligas para a comunhão e confraternização. Parabéns a todos!!! Deus seja louvado!”

Wilmar Eller – Vice-Líder Leigo do Distrito Capixaba

“O CD online possibilitou também a mim participar como ouvinte. Minha gratidão aos anfitriões dessa sala. Acredito que o online é melhor. Mais econômico, mais ágil, mais inclusivo!”

Giovanni Werneck – LLLB Comunicação

“Acredito que o presencial é muito importante por uma série de pontos como comunhão, apreciação, entre outros, mas devido à situação atual podemos pensar na questão on-line.”

Rev. Jiulian Matheus Quandt – Conselheiro do Distrito Vale do Rio do Peixe

Conselho Diretor Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos