REVISTA IGREJA
LUTERANA: primeira proposta de um curso à distância
A missão
prevista pela primeira publicação da revista Igreja Luterana, em janeiro
de 1940, foi uma proposta de um curso à distância para formar professores
atuantes em escolas paroquiais. O contexto original em que surgiu esse
periódico sustenta essa ideia, como será visto mais abaixo.
Além desse
objetivo formativo, a revista também possuía uma visão de globalizar suas
publicações: “A revista tinha como público-alvo os pastores e professores do
Sínodo na América Latina até a edição de 1954” (BLANK, 2018, p.33).
Isso também
pode ser visto pelas publicações em diferentes idiomas. Além da escrita em
língua portuguesa, de janeiro a junho de 1940, havia artigos em língua alemã, e,
de janeiro a maio de 1940, em espanhol.
No início, a revista
de Teologia do Seminário Concórdia foi denominada de “Revista Técnica Teológica
– Pedagógica”, e o diretor foi Guilherme Goerl, enquanto o redator foi o
professor P. W. Schelp, conforme dados da figura 1.
Fonte:
Igreja Luterana de janeiro de 1940
Como
e por que a revista Igreja Luterana?
Para
entendermos como surgiu a evista Igreja Luterana é importante sabermos que ela
teve duas precursoras: as revistas Unsere Schule e Wacht und Weide.
A revista Unsere
Schule, uma publicação do departamento de escolas da igreja, foi editada de
agosto de 1933 a outubro de 1935. Era uma publicação em língua alemã que tinha
como público-alvo os professores do Sínodo. A partir de março de 1936, começou
a circular a revista Wacht und Weide, escrita para professores e
pastores da igreja, também em língua alemã (WARTH, 1979, p.223, 224).
A
nacionalização compulsória do ensino, que ocorreu no Brasil entre os anos de
1937 e 1945, impactou diretamente as escolas paroquiais e, consequentemente,
também foi propulsora para o início da revista Igreja Luterana.
A lei da
nacionalização compulsória exigia que todo o ensino escolar fosse em língua
portuguesa, que todos os professores e diretores fossem brasileiros natos e que
nenhuma revista em língua estrangeira circulasse nos distritos rurais.
No início da
nacionalização, a fiscalização não foi tão intensa. Mas foi se intensificando,
e a igreja precisava se adequar a essa nova situação. Além disso, muitos
professores declinaram do magistério, provavelmente pela baixa remuneração e
pela extensa carga de trabalho. Mas havia a necessidade de manter as escolas
paroquiais em funcionamento. O que fazer se muitos professores eram de origem
alemã e não havia tempo hábil para preparar outros dentro da formação do
Seminário Concórdia?
Diante dessa
necessidade, surgiu a revista Igreja Luterana, com material produzido
pelo Seminário Concórdia, para a formação e capacitação de professores. Muitos docentes,
sem formação teológica e pedagógica, teriam que atuar nas escolas, e a revista
seria uma espécie de curso à distância, orientando também esses professores leigos
na sua prática escolar.
Desde o seu
início, a revista endossava a necessidade de que todo o ensino, fosse dentro da
igreja ou na escola, estivesse firmado doutrinariamente na Bíblia e no
Catecismo de Martinho Lutero.
A
mudança dos títulos do periódico
Outro detalhe
interessante da revista é a mudança do título ao longo desses 80 anos. Com a
mudança do título, passou também a variar o enfoque do periódico. Se de 1940 a
1954 o público-alvo e o principal alvo foram promover a formação docente de
professores paroquiais, o enfoque mudou a partir de 1954.
Warth destaca
que a mudança de público-alvo da revista se deve ao fato de que o ensino das
matérias seculares nas escolas paroquiais encontrava-se sob orientação das
escolas do Estado e, segundo ele, o governo editava boas revistas para este
fim. Neste sentido, a igreja não precisava mais orientar os professores nessa
área de ensino (WARTH, 1979).
Uma exceção nessa
época foi o período de abril a dezembro de 1942, quando a revista foi destinada
a toda igreja, pois as revistas Kirchenblatt e O Luterano não
puderam circular e, portanto, parte do seu conteúdo foi acrescentado à Igreja
Luterana.
A partir da
edição de julho e agosto de 1954, a revista passa a ser somente uma revista
teológica, editada para os pastores da igreja. No quadro 1, é possível
identificar a mudança dos títulos ao longo da história da revista.
Quadro 1:
Visão sintética das mudanças de foco da revista Igreja Luterana
Ano
|
Foco
|
1940 (Janeiro)
|
Igreja Luterana: Revista Técnica
Teológica-Pedagógica
|
1940 (Fevereiro)
|
Igreja Luterana: Revista Técnica para
pastores e professores da Igreja Luterana
|
1942 (Abril)
|
Igreja Luterana
|
1943 (Janeiro)
|
Igreja Luterana: Revista Técnica para
pastores e professores da Igreja Luterana
|
1954 (Julho e Agosto)
|
Igreja Luterana: Revista Teológica
|
1974 (Primavera)
|
Igreja Luterana: Uma revista para os adultos
em Cristo
|
1981/3
|
Igreja Luterana: Revista Teológico-pastoral
|
1987/1
|
Igreja Luterana: Revista Semestral de
Teologia
|
2020/1
|
Igreja Luterana: Revista de Teologia do Seminário
Concórdia
|
Fonte: Autoria própria
(2020) segundo dados disponíveis em: https://drive.google.com/drive/folders/1Z7ZW446hWNVQ2ndPj0skzSAxPFx6puUJ.
Acesso em: 21 abr.2020.
Atualmente, a
revista de Teologia do Seminário Concórdia continua em seu formato impresso,
mas também está disponível na forma on-line. E essa é a grande notícia e o
grande presente que recebemos de Deus no aniversário de 80 anos da revista.
Hoje, seu conteúdo pode ser acessado, literalmente, por todo o mundo.
É só seguir o
link www.revistaigrejaluterana.com.br e ter acesso
a todos os conteúdos a partir de 2020/1. Lembrando que os conteúdos de 1940 a
2019, também podem ser acessados a partir do site do Seminário Concórdia, no link
da Biblioteca.

Fonte:
revistaigrejaluterana.com.br
No ano em que
este periódico está completando 80 anos, Deus está reabrindo as portas para que
esta revista continue na trilha da formação teológica e da globalização,
iniciados em 1940. Desde o seu início, foi possível perceber que existiram estes
dois objetivos. Essa pretensão de ser um periódico intercontinental, tornou-se
realidade em 2020/1, quando recebemos o privilégio e a responsabilidade de
contemplar os estudos apresentados na VII Conferência do Conselho Luterano
Internacional (ILC), realizada na cidade de Baguio, Filipinas, de 15 a 18 de
outubro de 2019. Isso deu qualidade e notoriedade à nossa revista.
Também
continuamos na trilha de promover a pesquisa, incentivando alunos, pastores e
professores a escreverem artigos em conformidade com os padrões metodológicos
em vigência, mas que também auxiliem na reflexão de temas relacionados a
articulações teológicas e à prática da igreja.
O Seminário
Concórdia está dividindo com toda a igreja a alegria por Deus nos ter dado e por
continuar concedendo tantas bênçãos através da revista Igreja Luterana.
Referências
BLANK, Clóvis Renato
Leitzke. O Catecismo como recurso pedagógico nas escolas paroquiais do Sínodo
de Missouri (1940-1954), p.26-39. In: ARENDT, Isabel Cristina; CUNHA, Jorge
Luiz da; SANTOS, Rodrigo Luis dos (Orgs.). Migrações: perspectivas e
avanços teórico-metodológicos. São Leopoldo: Oikos, 2018.
WARTH, Carlos Henrique. Crônicas da Igreja. Porto Alegre: Concórdia, 1979.
Rev.
Anselmo Ernesto Graff
São
Leopoldo, RS
Rev. Clóvis Blank
Canguçu, RS