Ainda membros da igreja


Ler em formato flip
13/11/2020 #Reflexão #Editora Concórdia

As pessoas que partiram desta vida confiando em Cristo como Salvador e Senhor, continuam sendo membros da igreja da qual Cristo é o Cabeça.

Ainda membros da igreja

Conta-se que na igreja primitiva havia costume que era, ao mesmo tempo, belo e significativo. Quando falecia um membro da congregação, seu nome não era riscado da lista de membros. Apenas se fazia a seguinte anotação atrás de seu nome: “Transferido para a igreja do alto”.

Os cristãos estavam tão certos da unidade entre a igreja cá em baixo e a igreja lá de cima, que a morte lhes era simplesmente uma transferência – simples mudança, ida de uma congregação de santos a outra. Que belo pensamento!

Esse pensamento é belo e, principalmente, verdadeiro – tão verdadeiro como qualquer outra das verdades que Deus nos deu nas páginas de sua Palavra. Não há razão por que você e eu não possamos estar certos desse fato glorioso como estavam os crentes de outras eras. Os nossos amados que partiram desta vida confiando em Cristo como Salvador e Senhor, continuam sendo membros da igreja da qual Cristo é o Cabeça. Eles e nós continuamos unidos naquela “doce comunhão mística” que vincula a quantos pertencem ao Senhor. O apóstolo Paulo expressa essa verdade confortadora de maneira clara, ao dizer: “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu; para ser Senhor, tanto de mortos como de vivos” (Rm 14.8,9).

Cristo continua sendo o Senhor redivivo dos nossos amados que já partiram. Eles ainda são membros de sua igreja. Mas agora são membros da igreja triunfante, a igreja da qual falou o profeta antigo: “Os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Is 35.10).

Quando estamos junto ao esquife de pessoa amada que partiu, é conforto inexprimível saber que ela e nós continuamos sendo membros de uma única igreja, que estamos nas mãos do mesmo Senhor, que continuamos a ser amados pelo mesmo Senhor, que ainda adoramos perante o mesmo trono, o trono do Cordeiro que foi morto e nos obteve a vitória.

É verdade que nós, os que ficamos, temos que adorar o Cordeiro pela fé. Os que nos precederam, os que foram transferidos, estão adorando-o face a face. Algum dia, quando o relógio do céu marcar a hora para aquele grande culto comum, que jamais há de terminar, eles e nós o adoraremos juntos.

 

Cidade altiva és tu, Jerusalém.

Ó Deus, vivesse eu lá!

De ti saudades a minha alma tem

Enquanto aqui está.

Nem campo, vale, serra

A podem refrear;

Fugindo desta terra,

Procura e eterno lar.

 

E quando finalmente lá chegar,

No reino celestial,

Insuperável gozo hei de encontrar

E glória perenal.

Mil aleluias santos

Os salvos cantarão;

Hosana, doces cantos

Ali entoarão.

 

Mas enquanto não chegar a hora da grande e eterna adoração comum, a igreja militante, a igreja na terra, tem suave união mística dos que já repousam na igreja triunfante. E cada um dos que ficamos para trás dizemos com o poeta:

Minha alma redimida

Ajunta às que no além

Florescem em beldade

E vivem ante ti.

 

Herman W. Gockel

In: Ergue a tua Vida. 2.ed. Porto Alegre: Concórdia, 1997, p.76.

*Texto publicado na edição de novembro de 2015.

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos