Só nos resta agradecer!


Ler em formato flip
25/11/2020 #Reflexão #Editora Concórdia

Dia mundial de ação de graças

Só nos resta agradecer!

Conta-se a história de um homem que reclamava de tudo e de todos. Para ele, o tempo, as pessoas, a família, a comida em casa, os filhos, o trabalho, a igreja, tudo estava ruim. Ele via defeito em tudo.

A congregação da qual ele fazia parte, havia decidido celebrar um culto de Ação de Graças, mas para aquele homem não havia razão para ir à igreja e agradecer a Deus.

Enquanto ocupado com afazeres em casa, na manhã daquele domingo do culto de Ação de Graças, ouvia o sino de sua igreja tocar. E consigo pensava: Hoje o sino da igreja poderá tocar o dia inteiro que não me levará ao culto. O que vou fazer lá? Vou ouvir o pastor falar sempre a mesma coisa, que temos muitos motivos para agradecer... Não tenho nada de especial para agradecer a Deus. Ou será que devo agradecer a Deus pela falta de chuva, pelo trabalho que não gosto, pelas pessoas que não gostam de mim, por esse lugar que não gosto de morar, por essa casa feia e chata que moro?

Enquanto refletia assim, sua filha se aproximou dele, pronta para sair e disse: – Papai! Vamos ao culto! Mamãe disse que temos muito para agradecer a Deus. O senhor sempre teve saúde para trabalhar; sempre tivemos comida na panela; o pão e o leite; passeamos com o nosso carro; e eu estou aqui, depois que o médico disse que eu poderia vir morrer em casa. Vamos papai, temos muitos motivos para agradecer!

E o pai, junto com a família, foi ao culto de Ação de Graças.

 

Dia Mundial de Ação de Graças – Origem

O Dia de Ação de Graças é para nos reunirmos com a família e amigos, compartilhar uma refeição e expressar gratidão pelo dom da vida. Também pode ser um tempo especial para servir a Deus, através do próximo.

Comemorado na quarta quinta-feira de novembro, o Dia Mundial de Ação de Graças é uma festa de origem protestante que surgiu nos Estados Unidos no ano de 1620, em gratidão pelas colheitas.

A Bíblia nos apresenta diversos momentos de gratidão do povo de Deus. Entre eles, a Páscoa dos hebreus, instituída pela libertação do povo da escravidão no Egito (Êx 12.1-28); as festas estabelecidas em Israel (Lv 23.1-44); quando a Arca foi restaurada a Israel (2Sm 6.14); entre outros.

No Novo Testamento, lemos o Cântico de Maria – o Magnificat (Lc 1.40-56). A Escritura Sagrada nos oferece diversos motivos de gratidão que podemos expressar todos os dias. Mas é significativo quando reservamos um dia em especial para esta finalidade.

 

Só nos resta agradecer!

O povo de Deus é agradecido todos os dias. Mas de forma especial, no Dia de Ação de Graças, podemos reunir a família para agradecer pela misericórdia do Senhor que se renova mais uma vez em nossa vida.

 Agradecer pela saúde do papai, da mamãe, dos filhos, irmãos; agradecer pelo perdão dos pecados, pela certeza de salvação e vida eterna que Jesus conquistou para nós na cruz e com sua ressurreição. Agradecer pelas bênçãos espirituais, físicas, materiais, sociais, que recebemos no ano de 2020.

Em Lucas 17.11-19 diz que Jesus estava a caminho de Jerusalém, passando por Samaria e Galileia. Então, Jesus chegou a uma aldeia, lugar onde os leprosos podiam ficar.

Quando esses leprosos tiveram a oportunidade de ver Jesus, eles elevaram a voz pedindo por misericórdia: “Tem compaixão de nós”. A esperança daqueles leprosos dirigia-se a Jesus.

E Jesus, após ouvir o clamor dos enfermos, enviou-os aos sacerdotes. Cabia aos sacerdotes declarar a cura, a purificação e a volta do enfermo à comunhão cúltica e social em Israel. A cura e a purificação aconteceram enquanto os leprosos caminharam até os sacerdotes. A cura inicia pela obediência às palavras de Jesus.

Um dos leprosos, ao se dar conta da cura, voltou imediatamente até Jesus, glorificando a Deus em voz alta. A ordem dada por Jesus foi compreendida como ação de Deus. A partir da fé, este homem curado da lepra, exteriorizou sua gratidão na forma de um ato de louvor.

Ser curado significa ser abençoado por Deus. Cura é dádiva, é presente, é motivo de gratidão.

Agradecer é: honrar e dar mérito àquele que merece. E quem merece é Jesus.

Só nos resta agradecer pela comida, casa, lar, roupas, trabalho, família, chuva, sol, igreja, fé, irmãos, amigos...

Só nos resta agradecer! 

Alçamar Prando

Pastor Conselheiro

www.lllb.org.br

 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos