2020 foi um ano de gratidão?


Ler em formato flip
22/01/2021 #Reflexão #Homens #Editora Concórdia

A pergunta do momento

2020 foi um ano de gratidão?

Esta pergunta com certeza está em nossa mente! O ano de 2020 passou deixando no mundo todo um rastro de morte e preocupações. Mas também há um sentimento de esperança em nossa vida! No mês de janeiro lembramos o Dia de Reis; e neste dia (6) também comemoramos o Dia da Gratidão!

Para os cristãos, o Dia de Reis é muito importante, pois homens, vindos do oriente, “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11). Isso mostra que a notícia do nascimento de Jesus correu o mundo. A profecia se cumpriu “E você, Belém, terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais de Judá; porque de você sairá o Guia que apascentará o meu povo, Israel” (Mt 2.6).

Sinais na natureza foram vistos, “Depois de ouvirem o rei, os magos partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre onde o menino estava” (Mt 2.9), e nós, que não éramos do seu povo, tivemos o nosso nome inscrito no Livro da Vida!

No dia 6 de janeiro também se lembra o Dia da Gratidão, quando temos a oportunidade de agradecer a Deus pelo cuidado que nos dispensou no ano que agora passou. Mas a pergunta continua soando em nossos ouvidos: “Há pelo que agradecer no ano que passou?”. Para o cristão, a resposta não poderia ser diferente do que um grande SIM! Temos inúmeras coisas a citar como gratidão: Tivemos mais um ano de vida! Os campos e as indústrias produziram alimentos e bens comuns, entre muitas outras bênçãos que recebemos de Deus.

Mas uma em especial precisa ser lembrada por nós, tivemos mais uma vez a oportunidade de lembrar toda obra de Cristo em nosso favor, quando, no Natal, Jesus veio ao mundo para ser nosso Salvador; e sua obra termina na cruz, quando, vitorioso, ressurge no domingo de Páscoa; e depois sobe ao céu, e nos promete voltar para nos buscar.

Temos motivo maior de gratidão? Os reis atravessaram continentes para ver e receber Jesus Cristo e demonstrar sua gratidão a ele ofertando-lhe presentes; nós, hoje, não temos este privilégio e alegria de ver Jesus com nossos próprios olhos, como os reis tiveram, e nem lhe oferecer presentes, como também eles fizeram.

Mas a gratidão também está em nosso coração, e, ao invés de lhe oferecermos presentes, como os reis, Cristo mesmo nos pede que lhe ofereçamos nossa vida, cheia de erros, pecados e muito mais; e assim, quem recebe o presente somos nós, quando ele nos diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei” (Mt 11.28).

Gratidão é o que brota de nosso coração quando, cheios de alegria e esperança, louvamos a Deus por tudo o que fez por nós nesse ano que passou, e olhamos para a frente para mais um ano em que ele cumprirá as suas promessas, como disse: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28.20).

A nós, cristãos, cabe sermos agradecidos a Deus, mesmo que nosso coração esteja triste por alguém que partiu, pois Jesus nos garantiu que nos reencontraremos; sermos agradecidos a Deus mesmo se algo nos preocupa ou nos deixa inquietos, porque nós, os seus filhos, sabemos que Deus trabalha pelos seus enquanto dormem. Pois “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.1-2). Por isso devemos ser gratos a Deus por tudo que ele tem feito a cada um de nós e dizer-lhe: “Obrigado, Senhor!”.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Ervino Martim Spitzer

Pastor Conselheiro da LLLB www.lllb.org.br

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos