A dependência fundamenta a solidariedade


Ler em formato flip
05/03/2021 #Reflexão #Editora Concórdia

Jesus é nossa força em qualquer dificuldade

A dependência fundamenta a solidariedade

Em Marcos 8.22 a 26, temos o relato de um cego trazido a Jesus, um deficiente entre muitos. Era visto sem ver, cego afundado na multidão das pessoas que veem, a deficiência o fazia dependente de outros. Por graves que sejam, as coisas podem ser diferentes – assim pensavam as pessoas que levaram o cego a Jesus. Parentes? Amigos? Estranhos? Era rico? Era pobre? Inquietações multiplicam perguntas. Jesus não se preocupa com a posição social ou econômica do enfermo. Antes de todas as diferenças, o cego é alguém que precisa de ajuda.  

Jesus o toma pela mão e o guia para fora da cidade, longe do alvoroço, longe do aplauso, longe do espetáculo. O cego sente o calor do afeto, ganha confiança na mão que o guia. Quarteirões calmos tomam o lugar de ruas agitadas. Um homem deficiente, guiado por mão eficiente. Antes da palavra, o contato físico, a mão toca-lhe a cabeça. Umidade e mão lembram o gesto das origens, a mão criadora que tirou o homem do pó da terra. Esqueçamos arrazoados científicos, o que Jesus realiza excede saberes especializados.

O episódio se destaca pela riqueza de detalhes. O cego vivia com suas próprias cogitações, de repente está diante de objetos visíveis. Impressões suas? Os objetos são como ele os vê? O cego nasce para o mundo das imagens, percebe vultos, uns estão presos, plantados na terra, outros se movem. As diferenças que o cego distinguia na ponta dos dedos são amparadas agora pelos olhos. Vejo pessoas, parecem árvores andantes (Mc 8.24).

Todos despertamos para um mundo estranho, sentidos unem-se na exploração do ambiente em que vivemos. Vultos vistos pela criança se personalizam, sombras transformam-se em pessoas. Primeiro se delineia o rosto e o regaço da mãe, lugar de proteção, fonte de vida. Aparece o corpo do pai, de irmãos, de tios, de tias... O mundo, o mesmo para todos, individualiza-se, divide-se, diversifica-se. Vêm as palavras que evocam corpos distantes. Palavras unem, interpretam, sem palavras viveríamos num mundo caótico, agressivo. Somos sempre partes de um todo, árvores andantes em bosques humanos. Deus nos elege deficientes para andarmos no caminho que leva à plenitude. Vemos parte de uma verdade que se prolonga infinito a dentro.

A mão de Cristo toca o cego pela segunda vez, imagens vagas ganham precisão. Haverá sempre coisas que não percebemos. Certos corpos escondem outros, unidades distantes perdem nitidez, não percebemos realidades debaixo do nosso nariz. Cegos enxergam, pessoas dotadas de visão comportam-se como insensíveis, têm olhos para ver e   não veem. Não tenhamos pressa, o aprendizado é lento, um dia conheceremos como somos conhecidos. Preparemo-nos para o aprendizado que demanda séculos, séculos de séculos.

Aquele que foi conduzido para fora da cidade pela mão de Cristo já pode retornar ao domicílio por si mesmo. O mundo revelado na sola dos pés, na ponta dos dedos, no odor, nos ruídos alarga-se até se perder no horizonte, olhos restaurados levantam-se ao voo das aves que se deslocam no espaço vazio. Para reconhecer o mundo que se desvela, o beneficiado deverá receber informações de pessoas que se moviam como árvores. Sempre dependeremos uns dos outros, a dependência fundamenta a solidariedade.

Cristo recomenda que o restabelecido não saia de casa. Necessitará de tempo para compreender o que lhe aconteceu. O que são os homens? No silêncio, poderá refletir sobre o sentido da vida, sobre a alegria que lhe proporcionou a aquisição de recursos inesperados. No silêncio saberá que nem tudo pode ser visto, atrás do visível esconde-se o invisível. No círculo familiar aprenderá a trocar experiências com pessoas que só conhecia pela voz, pelo tato, desenvolverá forças para retribuir aos que lhe prestaram auxílio, a convivência de que participará ativo adquirirá novo significado. Quando sair de casa, estará aparelhado para explicar a outros o que o encontro com Jesus significa. Homens que veem constroem o mundo, o dependente de antes aprenderá a construir com os que constroem.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Donaldo Schüler

Professor emérito e escritor donaldoschuler@yahoo.com

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos