A Bíblia em miniatura


Ler em formato flip
05/03/2021 #Artigos #Editora Concórdia

Uma reflexão sobre João 3.16

A Bíblia em miniatura

             Conta-se que um pastor, ao ser perguntado sobre o que havia de novo, sempre respondia: “João, três, dezesseis”. Um texto tão antigo, mas uma mensagem sempre nova. E uma mensagem boa. Outro pastor teria ouvido um comentário, em tom de queixa: “Pastor, nunca ouvi o senhor pregar sobre João 3.16!”. Ao que ele teria respondido: “João 3.16 está em todas as minhas pregações!”. De fato, João 3.16 é a Bíblia em miniatura. Se o restante da Bíblia se perdesse, mas ainda tivéssemos João 3.16, não estaríamos totalmente no escuro. Eis o texto, na tradução de Almeida: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

            João 3.16 fará parte da leitura do evangelho em pelo menos dois cultos deste ano: agora, no Quarto Domingo na Quaresma (14 de março), e, mais adiante, no Domingo da Santíssima Trindade (30 de maio). No Domingo da Trindade, ouviremos o trecho de João 3.1-17. Na Quaresma, teremos um recorte um pouco diferente: João 3.14-21. E a leitura de epístola desse domingo é Efésios 2.1-10. O Quarto Domingo na Quaresma será, de fato, um superdomingo.

            Quem se dispõe a falar ou escrever sobre João 3.16 corre o risco de se tornar repetitivo. Afinal, muitos sabemos esse texto de cor e salteado. E quem ainda não sabe, deveria aproveitar a oportunidade e memorizar. No entanto, vale a pena reler João 3.16 de forma lenta e pausada.

 

Um começo com “porque”

            Em primeiro lugar, um alerta: Não podemos ler João 3.16 de forma isolada. Em geral, João 3.16 aparece como um daqueles textos bíblicos portáteis, facilmente tirados do lugar em que se encontram e lidos como se fossem afirmações isoladas. No entanto, existe um “porque” no início do versículo (“Porque Deus amou...”). Esse “porque” não deixa que a gente separe o versículo daquilo que veio antes. O “porque” ou “pois” mostra que João 3.16 reforça ou dá sustentação ao que foi mencionado antes, ou seja, ao que Jesus disse a Nicodemos: “É necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (Jo 3.14-15). Na igreja, dificilmente alguém leria apenas o versículo 16 de João 3. Começar com, pelo menos, João 3.14 é fundamental para a adequada compreensão do versículo 16.

 

Deus amou o mundo

            Nossa “Bíblia em miniatura” apresenta algo que Deus fez. Ele é o sujeito, o agente. Não é a primeira vez que o termo “Deus” aparece no evangelho de João, porque Deus é mencionado já no primeiro versículo do evangelho (Jo 1.1). Mas, com a possível exceção de João 1.6 (um homem chamado João foi enviado por Deus), esta é a primeira vez, neste evangelho, em que Deus aparece como sujeito. Deus faz algo. Deus “amou o mundo”.

            Mas não seria melhor dizer que Deus ama o mundo? Com certeza. Mas esse texto, que traz a primeira referência a amar no evangelho de João, tem em vista uma ação específica. Deus amou quando “deu o seu Filho unigênito”. Amor é um sentimento, uma emoção? Pode ser. Mas amor é também atitude, é ação. Talvez você já tenha ouvido falar sobre uma suposta diferença entre o amor- filía (o amor que “gosta” de alguém, quase uma amizade) e o amor-agápe (o amor que “se sacrifica” por alguém). No entanto, se essa diferença existe, ela não aparece no evangelho de João. Em “Deus amou o mundo” aparece o amor-agápe. Mas, quando se diz que o Pai ama o Filho (Jo 5.20) e que o Pai nos ama (Jo 16.27), o verbo usado é esse que sugere amor-filía. São dois tipos de amor? Não. É o mesmo amor. Apenas são verbos sinônimos, verbos com o mesmo significado no texto de João.

O mundo é objeto da ação de Deus. Mas o que se entende por “mundo”? Antes de tudo, cabe dizer que este é um termo bem frequente em João, pois aparece 78 vezes. Isso é um bocado, especialmente em comparação com Lucas, onde o termo “mundo” aparece só três vezes! Em João, esta é a quarta vez que o termo aparece. Em João 1.9, ouvimos que o Verbo (o Filho de Deus) é a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade. No versículo seguinte (Jo 1.10), ouvimos que o mundo não conheceu o Verbo. Ah, o mundo tem a possibilidade de conhecer, ou, para ser exato, “não conhecer”. Logo, não se trata do Universo nem do planeta Terra. (“Mundo” pode ter esse significado de “toda a criação”. Por exemplo, em João 17.5 e João 21.25. Mas este não é o significado de “mundo” em João 3.16.) Em João, esse mundo ainda é apresentado como tendo “pecado” (Jo 1.29). Conclui-se que o “mundo” de João 3.16 somos nós, pessoas de carne e osso. Não se trata de “alguns, mas não todos” ou “estes, mas não aqueles”, porque “mundo” é todo mundo mesmo (1Tm 2.4)! Este mundo-povo que não quis saber do Verbo (o Filho de Deus) e que está sob o pecado foi objeto do amor de Deus. Seria possível dizer que Deus amou o mundo mais do que amou o seu próprio Filho. Este é o mistério da Quaresma.

 

De tal maneira que deu o seu Filho unigênito

            Deus amou o mundo “de tal maneira”. Como entender esse “de tal maneira”? É o mesmo que “assim”, indicando a maneira como Deus amou. Mas não é fato que existem bíblias que dizem que Deus amou o mundo “tanto”? Sim, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) diz isso. É uma leitura possível, mas menos provável. A linguagem de João é qualitativa (como Deus amou?) e não quantitativa (com que intensidade Deus amou?). Segundo essa leitura mais recente da NTLH (“Deus amou tanto”), aquilo que segue, a saber, “que deu o Filho”, precisa ser entendido no sentido de “a ponto de dar”. Deus amou tanto, que chegou a ponto de dar o seu Filho. Na leitura tradicional da Almeida (“Deus amou de tal maneira”), aquilo que segue, a saber, “que deu o seu Filho”, explica como Deus amou. Deus amou ao dar o seu Filho.

Como Deus amou o mundo? João 3.14 explica: Deus amou o mundo, tornando necessário que o Filho do Homem (Jesus) fosse levantado (Nm 21.9). Ele foi levantado na cruz. Mas isso ainda não é tudo. A explicação continua no versículo 17: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. Em outras palavras, Deus amou o mundo, tomando providências para que o mundo não fosse condenado, mas salvo. A missão de Jesus, lá no tempo do Novo Testamento, não era julgar e condenar, mas salvar (Jo 8.15; 12.47). Por quê? Porque Deus amou o mundo.

            Deus deu o seu Filho, ao levantá-lo na cruz com vistas à salvação. Quem é esse Filho? Você dirá rapidamente que ele é Jesus Cristo, mas este nome não aparece em João 3.16. (Esta seria nossa maior dificuldade, se tivéssemos apenas João 3.16: quem é esse Filho?) Em João 3.16, apenas se diz que Deus deu o “Filho unigênito”. Mas o que se entende por “unigênito”? Trata-se de uma tradução bem literal do termo grego monogenés (ver também Jo 1.14, 18; Jo 3.18), que, em português (via latim), resulta em uni-gênito (“único gerado”). Mas é possível dizer também “único”. Porque, se o Filho de Deus, Cristo, é o “único gerado”, isso significa que Deus não tem outro Filho como ele. Ele é o único de seu tipo ou de sua classe. É nesse sentido que a NTLH pode dizer que Deus deu o seu “único Filho”. (Deus tem mais filhos, pois, como diz João 1.12, ele nos deu o poder de sermos feitos “filhos de Deus”. Mas só Cristo é Filho “unigênito” ou “único” de Deus.)

 

Para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

            Deus amou o mundo e nos deu o seu Filho (na cruz) com um propósito, um objetivo. Note que João 3.16 inclui um “para que”. Esse “para que” é expresso de forma negativa (“não pereça”) e de forma positiva (“tenha a vida eterna”). Será que “não perecer” equivale a “não morrer” (como diz a NTLH)? Sim, se esse “morrer” é entendido no sentido de “morte eterna”, morte como afastamento eterno de Deus. Note que perecer ou perder-se é uma possibilidade real. Mais adiante, em João 10, o Bom Pastor fala que o ladrão vem para matar e destruir (ou “fazer perecer”; Jo 10.10), mas que ele, o Bom Pastor, dá vida eterna às suas ovelhas e que elas “jamais perecerão” (Jo 10.28). “Ter vida eterna” é o contrário de “perecer”. Levando em conta o que Jesus falou a Nicodemos, ter vida eterna é “entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5). “Ter vida eterna” é o mesmo que “ser salvo” (Jo 3.17) e “não ser condenado” (Jo 3.18).

Tudo maravilhoso, tudo excelente. Mas isso é tudo? Como termina essa história? Nossa lógica diria o seguinte: “Deus amou o mundo, dando o seu Filho único, que foi levantado na cruz. Se Deus mandou o seu Filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por meio dele (Jo 3.17), então o mundo está salvo. Este é o fim da história e agora viveremos felizes para sempre”. Note, porém, que o texto bíblico não diz isso. Em João 3.16 existe mais um detalhe: “todo o que nele crê”. Essa afirmação é ao mesmo tempo ampla e restritiva. “Todo o que nele crê” pode ser qualquer um. Não há limitação no sentido de “uns sim, outros não”. Mas também não é qualquer um. É “todo aquele que crê”. Mas o que se entende por “crer” ou “ter fé”? Crer, no sentido bíblico, não é uma sensação um tanto vaga de que tudo vai dar certo. Crer é entregar-se a alguém (a Deus, a Cristo) em total confiança. Note que João 3.16 não diz simplesmente “para que todo o que crê não pereça”, mas “para que todo o que nele crê”. A fé tem um objeto ao qual se apega, e esse objeto é o Filho unigênito de Deus.

O texto de João 3.16 não trata disso, mas cabe acrescentar que a fé que salva não é uma qualidade com a qual a gente nasce. Também não podemos criar fé em nós mesmos, porque ela é dom de Deus (Ef 2.8, a epístola do Quarto Domingo de Quaresma). Deus nos dá a fé, ao nascermos “da água e do Espírito” (Jo 3.5). Assim, por mais essencial que seja a fé, é problemático dizer, como por vezes se diz, que “tudo que nós precisamos fazer é crer”. Correto é dizer: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo!” (At 16.31).

 

Resumindo

             João 3.16 é a Bíblia em miniatura. Esse versículo diz muito. Coloca o foco em Deus, em especial naquilo que Deus faz. Deus amou o mundo ao dar o seu Filho, com o propósito de possibilitar a vida eterna a todo aquele que crê no Filho unigênito de Deus. Mas João 3.16 não diz tudo. Não nos fala sobre a situação de pecado em que se encontra esse “mundo” que foi amado por Deus. Não explica diretamente como Deus “deu” o seu Filho. Não identifica ou diz o nome do “Filho unigênito” de Deus. Também não explica como se chega à fé. Por isso, João 3.16 – a exemplo de tantos outros textos bíblicos – precisa ser lido dentro de seu contexto. Mas é um texto e tanto!

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Vilson Scholz

Professor de Teologia no Seminário Concórdia vscholz@uol.com.br

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos