Comunicado de falecimento do pastor emérito Nathan Hilmar Flor


12/03/2021 #Congregações

Reverendo tinha 86 anos e faleceu na sexta-feira, 12 de março, em Osasco, SP

Comunicado de falecimento do pastor emérito Nathan Hilmar Flor

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor Nathan Hilmar Flor, ocorrido nesta sexta-feira, 12 de março, no hospital Antônio Giglio, Osasco, São Paulo. Alcançou a idade de 86 anos, 2 meses e 25 dias.

Conforme informações do seu filho Rev. Claudio Flor, ele teve uma queda no dia 2 de março e constatou-se que trincou o colo do fêmur. Depois de uma longa e paciente espera em meio a toda esta pandemia, ele foi submetido à cirurgia para colocação de prótese na quarta-feira, dia 10. Ontem estava consciente, na UTI, mas com hipotensão. Estava lúcido hoje cedo. Conversou com o médico. Mas por volta das 12h40 teve um infarto.

A cerimônia de despedida ocorreu no sábado, 13 de março, no Cemitério Alphacampus, em Barueri, SP. Depois da cremação, suas cinzas foram levadas para junto de sua esposa, Ivone Helena Klein Flor, falecida em 03 de novembro de 2019, e sepultada em Lages, SC. 

Deixa enlutados 4 filhos, 11 netos, 6 bisnetos e demais familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Nathan Hilmar Flor nasceu em 15/12/1934, em Pelotas, RS. Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia em 1958, tendo exercido o ministério pastoral em Mondaí, SC (1959-1962), Videira, SC (1963-1984), Santo Ângelo, RS (1984-1992), Tomé-Açu, PA (1992-1993), Lages, SC (1995-2005) e Osasco, SP (2008-2009). Também foi Conselheiro do Distrito Vale do Rio do Peixe de 1980 a 1984. Em 2005, recebeu o título de pastor emérito da IELB. Residia em Lages, SC, onde foi o primeiro pastor residente em 1996. Era viúvo de Ivone Helena Klein Flor, com quem casou em 13/02/1960 e tiveram quatro filhos: os pastores Claudio e Douglas Flor, Rejane Wachter e Carla Bettina Carvalho. Confira a homenagem realizada pela Congregação Paz, de Lages, SC (assista aqui).

Mensagem do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler:

Estimados familiares do querido e já saudoso pastor Nathan Hilmar Flor!

A notícia do falecimento de pessoas queridas nos chocam profundamente. A notícia do falecimento do pastor Nathan me tocou profundamente, pois ele, quando pastoreou o rebanho de Cristo em Mondaí, SC, entre os anos 1959 e 1962, foi pastor dos meus pais e dos meus irmãos mais velhos do que eu, no município de Dionísio Cerqueira, extremo oeste de Santa Catarina. Ele, inclusive, batizou algumas das minhas irmãs. Em janeiro de 2018, recebi a notícia do falecimento do meu pai, o Sr. Adriano Schüler, o qual, segundo o testemunho dos que estavam com ele naquele derradeiro momento, disse as seguintes palavras: “Deixem eu ir morar com Jesus!”. O meu querido pai faleceu firme na fé em nosso amado Salvador Jesus e isto nos consola sobremaneira. E a partir daquele dia eu passei a valorizar ainda mais os pastores que Deus utilizou como seus instrumentos para levar e manter o meu pai e a minha família na fé em Cristo Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. E num período da vida de meu pai e da minha família, período de grandes limitações de recursos materiais e de grandes dificuldades, o querido pastor Nathan foi este instrumento de Deus pelo qual meus pais, meus irmãos, meus demais familiares e amigos foram cuidadosa e amorosamente apascentados, e perseveraram na fé em Cristo. Por isso, muito triste com a notícia, deixo um caloroso abraço para a família enlutada, os meus sinceros sentimentos e os votos de que as maravilhosas promessas de nosso bondoso Deus a respeito da ressurreição dos mortos e do feliz reencontro, no Glorioso Dia da Segunda vinda de Cristo, console e fortaleça a todos os que agora choram pela morte do pastor Nathan. Dentre estas maravilhosas promessas, destaco a que nos é feita em 1 Co 15.20-26: “Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. Pois Cristo tem de reinar até que Deus faça com que ele domine todos os inimigos. O último inimigo que será destruído é a morte” (NTLH).

Que vocês, estimados integrantes da família Flor, sejam consolados por estas promessas de Deus, nas quais o pastor Nathan estava firmado e com as quais ele consolou tantas pessoas na sua longa e abençoada caminhada ministerial! Com um caloroso abraço e votos de ricas bênçãos de Deus, Rev. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB.

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos