Seminário Nacional de Ação Social


25/03/2021 #Congregações #Diretoria Nacional

Programação conectou cerca de 250 pessoas de todo o país

Seminário Nacional de Ação Social

No dia 20 de março, de forma online, na plataforma do Google Meet, o vice-presidente de Ação Social da IELB, Rev. Airton S. Schroeder, junto com os integrantes do Departamento de Ação Social (DAS), conduziu o Seminário que conectou cerca de 250 pessoas de todo o país. O presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler, conduziu a devoção de abertura mostrando como Deus acolhe as pessoas por meio dos cristãos e da igreja. 

Planejamento 2018-2022 do DAS-IELB

O Rev. Airton S. Schroeder apresentou e explicou a dinâmica dos 4 objetivos e as estratégias. Enfatizou que o primeiro objetivo foca que cada cristão individual pode fazer algo; o segundo desafia o trabalho da congregação; o terceiro aponta para uma intervenção na sociedade, como congregação ou organizações sociais; e o último age como base e como alvo de todo o trabalho: testemunhar o Evangelho de Jesus para que as pessoas alcançadas pelo trabalho social conheçam Jesus e sejam salvas. 

Pesquisa sobre Acolhimento

Ainda durante a manhã, foi feita a apresentação dos resultados da pesquisa proposta pelo Departamento de Ação Social em setembro de 2020, que colheu a resposta de 2.770 pessoas. O Rev. Sérgio Lutz, responsável pela compilação e análise dos dados, apresentou os resultados e o Rev. Airton S. Schroeder repercutiu alguns desafios que as observações espontâneas na pesquisa levantam para a igreja. A tarde iniciou com a troca de experiência quando 8 pessoas usaram 5 minutos para apresentar um trabalho que realizam com o propósito de poder ser replicado em outras realidades. Para assistir à apresentação dos resultados, clique aqui.

Ação Social na Prática 

Este foi o tema apresentado pelo Coordenador do DAS, Sr. Heron Hilgemberg discorrendo sobre o voluntariado, conceitos e práticas, demonstrando que a dignidade humana é um direito presente na constituição federal, na declaração universal dos direitos humanos, e os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) buscam unir esforços de nações em prol de pautas comuns. 

O dia foi finalizado com a Fundamentação Bíblico-Teológica: o Rev. Airton discorreu sobre textos bíblicos como 1Co 9.19-29 e 2Co 9.6-15 e citações de Martinho Lutero do tratado Da Liberdade Cristã para fundamentar o tema Firmes na Missão Bíblica - Flexíveis na Metodologia. Desta forma o evento buscou fortalecer a ação da igreja no acolhimento de pessoas tratando-as como pessoas individuais, a quem Jesus nos envia porque ele quer salvar a cada uma. Foi decidido estender o Seminário, dando sequência nos dias 10 de abril e 22 de maio. Os conteúdos do Seminário estão disponíveis na playlist (clique aqui).

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos