Pandemia


Ler em formato flip
16/04/2021 #Reflexão #Editora Concórdia #Coronavírus

Estragos ou oportunidades?

Pandemia

      Com que frequência temos contato com a Palavra de Deus? Na vida de pessoas cristãs, tal contato é marcado pela regularidade; devoções diárias com uso de publicações como Cinco Minutos com Jesus, Castelo Forte, são importantes. De singular relevância são os cultos que semanalmente acontecem em nossas congregações, não apenas no Brasil, mas em diferentes países do mundo onde nossa Igreja Evangélica Luterana está presente. Por causa da pandemia, em muitos lugares do mundo tais cultos não estão sendo realizados ou sofrem restrições.
Aqui no Canadá, cada uma das províncias decide o que fazer com relação ao funcionamento de igrejas e locais de culto. No começo de março de 2021, por exemplo, na província de Ontário, onde moro, igrejas podem ter cultos com ocupação de no máximo 30% dos lugares disponíveis.

       Em Colúmbia Britânica, na costa oeste, de momento, igrejas não são autorizadas a abrir.
Na Congregação Luterana Bethel, na cidade de Kitchener, onde sou pastor, podemos ter, no máximo, 90 pessoas. Como temos dois cultos dominicais, inglês e alemão, um máximo de 180 pessoas por domingo. Todavia o número de participantes é sempre menor do que o limite autorizado pelo governo provincial. A razão? Há muitos membros que preferem não frequentar cultos presenciais com receio de contágio pelo vírus. Como temos cultos pré-gravados (desde março de 2020) muitos assistem aos cultos dominicais em inglês. Entre os que regularmente assistem, há muitos que não são membros da Congregação.

       As congregações da Igreja Luterana do Canadá são autônomas e decidem o que fazer. Há congregações que optaram por não ter cultos presenciais e continuar só on-line. Nossa Congregação decidiu continuar com os cultos presenciais e o culto pré-gravado. Naturalmente, seguimos as recomendações de saúde pública: máscaras faciais, álcool em gel, distância física entre pessoas de diferentes casas, etc.

      Há poucos meses, um professor de um dos dois seminários de nossa igreja canadense, escreveu um artigo com suas ideias pessoais numa publicação teológica não oficial, criticando congregações e pastores que suspenderam cultos durante o lockdown! O assunto gerou polêmica, mas nenhuma de nossas congregações deixou de acatar as decisões governamentais.

      Infelizmente a pandemia tem causado estragos também na vida da igreja. Há os que questionam a validade de cultos on-line, também os que acham que o melhor é esperar a pandemia terminar para voltar ao normal de antes!

      É importante manter o equilíbrio e, acima de tudo, manter a confiança na presença de Jesus na vida da igreja e na vida dos cristãos. Somos gratos pela oportunidade de ouvir a Palavra de Deus e celebrar a santa ceia nos cultos presenciais que são realizados de novo. Também agradecemos pela porta aberta na pandemia que agora nos permite chegar a pessoas levando a mensagem cristã através de cultos virtuais. Cremos que todo o mal cessará quando Cristo, o Senhor, voltar em glória. Enquanto isso não acontece, com confiança, dizemos: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.38-39).

Quem quiser nos visitar no YouTube: bethel lutheran kitchener

Também no website www.bethelkitchener.ca
Instagram bethel_luth_church


Gilvan de Azevedo

Pastor na Congregação Luterana Bethel, em Kitchener, Ontário, Canadá

gilvandeazevedo@yahoo.ca

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos