Ser servo


Ler em formato flip
28/04/2021 #Estudos #Editora Concórdia

(Mt 20.17-28)

Ser servo

“Mande que, no seu reino, estes meus dois filhos se assentem um à sua direita e o outro à sua esquerda” (Mt 20.21).

 

O que significa ser servo?

      Esta é uma possível explicação: A palavra servo significa “escravo, servo, homem de condição servil, alguém que se rende à vontade de outro, alguém que está permanentemente em servidão, em sujeição a um mestre”.

 

E no meio do povo de Deus, o que significa ser servo?

       Os servos de Cristo compreendem que o mundo, a igreja, os negócios, não são deles. Pois, pela graça, aprendem que são apenas gerentes, mordomos, administradores das propriedades de Deus. Os servos do Senhor não buscam promoções, pois elas vêm de Deus, e não das pessoas.

 

Olhando para o texto bíblico

       Jesus, pela terceira vez, anunciou sua paixão e, com ela, a graça. Mas os discípulos não o compreenderam bem. Sonharam com poder e os efeitos políticos dele. Tudo isso apesar de três anos de “cursinho intensivo”.  

 

O pedido de uma mãe

       “Mande que, no seu reino, estes meus dois filhos se assentem um à sua direita e o outro à sua esquerda.”

       Que pedido ousado. É o velho homem falando. Os discípulos desejavam honra e parte no governo. E Jesus os ensina que ele não é rei terreno que concede aos parentes e amigos posições de honra. Em seu reino, reina apenas a graça, pela qual Deus escolheu na eternidade aqueles que irão tomar parte na glória e majestade de Cristo. “Quando foi dito a Rebeca: ‘O mais velho será servo do mais moço’” (Rm 9.12). “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos” (Rm 3.23-25.

        Jesus nos ensina que o lema no seu reino é servir, exatamente como Cristo: “Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20.26-28).

         O Servo de Cristo sabe que o tamanho do serviço depende da medida da graça. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou. E a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã. Pelo contrário, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Co 15.10). Tudo é graça no reino de Jesus.

          A Palavra de Deus nunca volta vazia, e, no tempo de dele, tem seus efeitos. Os discípulos se tornaram servos da igreja de Cristo. Hoje, também temos bons servos do Senhor colocando dons, bens e tempo a serviço de Cristo, na missão de levar Cristo para todos! Estes servem a Deus quando, em amor, ouvem e consolam uns aos outros. Na servidão de Cristo, que se entregou como sacrifício na cruz, temos o consolo a nós oferecido gratuitamente. Nós também servimos a Deus quando, em nome dele, consolamos, amamos e anunciamos o perdão ao nosso próximo.

         O grande perigo é querer exercer domínio e poder sob o pretexto de servir. Nós nunca estivemos livres desse perigo, e ainda hoje precisamos lutar contra eles. No reino de Deus, quem serve com interesses, não serve. Vive para o momento e não para a eternidade. Serve a si e não ao Senhor.

         A Bíblia nos traz boas orientações de “Ser servos de todos”: em Marcos 10.44, “E quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de todos”; em 1Co 9.19, “Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível”; e em 2Co 4.5, Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor e a nós mesmos como servos de vocês, por causa de Jesus”.

          O SERVIR resume todo o ministério de Jesus. Pois quando conversamos sobre o tema: VOCAÇÃO: SER SERVO – o fundamento de tudo é o serviço de Cristo por nós. E no reino de Deus tudo é graça. Amém.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Alçamar Prando,

Pastor da IELB São Gabriel da Palha, ES

Estudos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos