Comunicado de falecimento do pastor emérito Odair Denzin


23/04/2021 #Congregações

Reverendo tinha 74 anos e faleceu no dia 23 de abril, vítima da Covid-19

Comunicado de falecimento do pastor emérito Odair Denzin

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Odair Denzin, na sexta-feira, 23 de abril, em Linhares, ES, vítima da Covid-19. O sepultamento será hoje às 15h, no Cemitério do Planalto, em Linhares.

Deixa enlutados a esposa Maria Augusta, os filhos Leandro e Alexandre e demais familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Odair Denzin nasceu em 17/11/1946, em Leme, SP. Casou-se com Maria Augusta Habermann em 17/02/1973, com que teve quatro filhos: Karin Viviane (in memoriam), Leandro, Alexandre e Douglas (in memoriam). Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia em 1973, tendo exercido o ministério pastoral em Baixo Guandu, ES (1974-1979); Sapucaia do Sul, RS (1979-1990); Alta Floresta, MT (1990-1995); Sinop, MT (1995-1996); e Domingos Martins, ES (1997-2017).

Foi secretário de Mordomia Cristã do Distrito Espírito Santo Sul (1977-1978) e do Distrito Vale do Rio dos Sinos (1986-1988), Conselheiro da JELB do Distrito Espírito Santo-Minas (1976) e da JELB do Distrito Vale do Rio dos Sinos (1988-1989), secretário de Evangelismo do Distrito Vale do Rio dos Sinos (1988-1989), Conselheiro da LSLB do Distrito Norte Mato-grossense (1993-1994) e da LSLB do Distrito Verdes Vales (2001-2002), Conselheiro Assistencial Financeiro do Distrito Verdes Vales (1998-2002) e Conselheiro Regional da LSLB Espírito Santo/Minas (2002). Também publicou a obra: “A Morte de Deus, segundo as Confissões Luteranas”. Em 2017, recebeu título de pastor emérito da IELB.

Mensagem do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler:

Prezados familiares, amigos e todos que choram pela morte do nosso querido pastor Odair Denzin!

Hoje fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de mais um pastor da IELB, em decorrência da Covid-19. Esta já é a quinta vez que recebemos a triste notícia do falecimento de um pastor da IELB em consequência deste vírus que tanta tristeza e preocupação tem espalhado pelo mundo todo. Além dos cinco pastores, vários irmãos e irmãs queridos, em todo o país, faleceram nesta grave e preocupante pandemia. O que dizer neste momento de tanta dor e tristeza? Falando sobre a nossa difícil situação aqui neste mundo, por causa do pecado e a as suas consequências, e da vitória que nos está assegurada pela fé em Cristo Jesus, o apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, afirma: “Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente. Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência. Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles. Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.” Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 8.18-39 NTLH).

Que o bondoso Deus console a todos que choram pela repentina partida do pastor Odair Denzin com a certeza de que “em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou”, isto é, por meio de Cristo Jesus, o nosso amado Salvador, no qual temos a certeza do perdão e da vida eterna.

Recebam um fraternal abraço e os sinceros sentimentos da Diretoria Nacional e de toda a IELB.

Rev. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos