Congregação “Santo Estêvão” faz 50 anos


Ler em formato flip
20/05/2021 #Congregações #Editora Concórdia

Inauguração de templo pós-reforma

Congregação “Santo Estêvão” faz 50 anos

No dia 27 de março de 1971, em Campo Grande, MS, foi criada a Congregação Santo Estêvão, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), a qual neste ano completou 50 anos de fundação. O trabalho da IELB foi iniciado em 1970 pelo pastor missionário norte-americano Robert Louis Alsleben, do Sínodo Missouri, LCMS, juntamente com o professor sinodal Erno Oscar Koller. O pastor Alsleben tinha como visão, assim como Lutero, que a igreja e a escola deviam andar juntas. Então, em 1º de fevereiro de 1970, foi criada a entidade filantrópica educacional Instituto Vocacional de Campo Grande, servindo como órgão mantenedor da Escola Dr. Marinho Lutero, com sede no bairro Universitário e com dois anexos, um no bairro Jardim Petrópolis (em frente ao aeroporto internacional), e o outro no bairro Nossa Senhora de Fátima, local que foi definido como sede da Congregação. Este anexo constava de duas salas conjugadas, separadas por paredes móveis, que eram afastadas por ocasião dos cultos.

Logo depois, outro obreiro chegou como professor sinodal, Antônio Mittelstaedt, com a esposa Vera, também professora, e foi contratada uma secretária, Telma D’Alves, que viria a se tornar Telma Koller. O professor Antônio era, também, quem tocava o harmônio em nossos cultos. Em 25 de setembro de 1971, foi criado o Departamento de Servas. No final de maio de 1972, chegou o jovem Wilson Werner Koller, para exercer o cargo de auxiliar administrativo no anexo dois; Wilson, desde o início, passou a colaborar também no louvor com o seu violão. Compositor de músicas sacras e outras, ele é autor de vários hinos encomendados por diretorias de servas, sempre baseados no lema de congressos distritais e nacionais. Entre suas composições, destacam-se “Buscai ao Senhor e vivei” e “Céu azul”.

Em 25 de fevereiro de 1975, foi instalado o saudoso pastor Ari Lange. Desenvolveu o seu ministério na Congregação Santo Estêvão e também deu atenção e atendimento aos índios Terenas de Aquidauana, MS. Em 1983, passou a atuar no Instituto Concórdia de São Paulo. Em seguida a Congregação recebeu o pastor Oswaldo França Reinholz, instalado em agosto de 1983. Em 28 de setembro de 1986, foi inaugurado o templo, que permanece até hoje, e recebeu reforma completa após 34 anos de existência. Com a vinda do pastor Walter Baminger, que permaneceu na Paróquia de 1994 a 1996, foram criadas as paróquias de Coxim e Chapadão do Sul. Em 12 de junho de 1994, foi fundada a Congregação Dr. Martinho Lutero, atendida pelo pastor Paulo Geraldo Pinto de Souza de 1997 a 1998. Em 26 de setembro de 1998, assumiu o pastor Carlos Wilhelms, permanecendo até os dias de hoje. Em 2000, chegou o recém-formado pastor Leonidio Schulz Gorl, sendo, em 2002, fundada a Paróquia Dr. Martinho Lutero, atualmente pastoreada pelo pastor Ivan Geraldo Tresman. Além das paróquias resultantes da pequena semente lançada no início dos anos setenta, outros pontos de missão encontram-se em crescimento, em especial nos municípios de Terenos, Corguinho e Sidrolândia, assim como nos bairros Jandaia e Moreninhas.

  

A celebração do cinquentenário

Com os corações em júbilo e rendendo graças ao bom Deus, pouco foi possível do que se pretendia fazer para celebrar com participantes presenciais, dada a situação difícil da pandemia que assola o mundo. Infelizmente, as participações presenciais ficaram limitadas ao legalmente determinado, tomando-se todas as medidas de segurança e tendo previamente recomendado que os demais assistissem pelo link do Facebook.

Com grande participação de membros da Congregação e importante ajuda financeira da IELB, foi realizada uma reforma geral da sede paroquial, incluindo todos os prédios, mas, em especial, o templo. Por isso foi feita a “Inauguração Pós-Reforma”, sendo a faixa descerrada pela presidente da Congregação, Sirlei Schulz Pacheco Acosta, e o pastor presidente da IELB, Geraldo W. Schüller. A entrada dos pastores, seguidos de membros da Diretoria carregando os utensílios do altar, e de alguns membros, deu-se ao cantar do hino “Exultantes te adoramos”.

A consagração do templo e de todos os utensílios ficou ao encargo do pastor Ivan Geraldo Tresman, da Congregação Dr. Martinho Lutero, e a leitura do Salmo, pelo pastor Laudemar Gunsch, vice-conselheiro distrital, da Congregação Mensagem da Cruz, de Aquidauana. O pastor Carlos Wilhelms fez um breve relato histórico, durante o qual pediu a Wilson koller que cantasse o hino “Buscai ao Senhor e vivei”, ressaltando que esse era um dos hinos mais cantados em sua época de juventude, e que nunca imaginou que um dia conheceria o seu autor e que seria o seu pastor. Pediu, também, para que cantasse o hino feito para a inauguração inicial, “Consagração de templos”. O nosso sempre inspirado poeta, Américo Zanete Magalhães, com seus belos versos, deu destaque à passagem deste dia tão glorioso e festivo, na voz de seu filho Eduardo Magalhães.

Contamos com a honrosa presença do presidente da IELB, pastor Geraldo Walmir Schüller, que dirigiu a mensagem, por cuja presença e palavras ficamos imensamente gratos. A oração geral ficou ao encargo do estagiário, Arno Scheunemann, encerrando-se as celebrações com o hino “Te agradeço”, muito significativo para este e todos os momentos de nossas vidas, pois cada segundo de vida é bênção e motivo de agradecimento. Com a ajuda sempre presente de Deus, da IELB e dos irmãos na fé, a reforma realizada em pleno período de pandemia chamou a atenção na vizinhança do templo e a admiração dos transeuntes. Isso é motivo de eterna gratidão e glórias ao nosso grande Deus e a todos que fizeram parte dessa obra, desde a sua fundação há 50 anos.

A saudação final foi da presidente da Congregação Santo Estêvão, Sirlei, que destacou a gratidão a Deus, à IELB e a todos os membros pelos 50 anos de bênçãos e pelo empenho em oferecer hoje um templo muito acolhedor para a comunhão com Deus e com os irmãos em Cristo. Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres, foi o destaque final.

 

                                                                         Wilson Werner Koller

                                                               Pela Diretoria da Congregação

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos