O Casal diante de Deus


08/06/2021 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

O Casal diante de Deus

O Casal diante de Deus oferece aos casais de todas as idades momentos de profunda reflexão sobre o seu relacionamento com Deus, entre os cônjuges, com os filhos, com os familiares e com todos que fazem parte da sua história de vida. Ele pode ser lido e ouvido (áudio em CD) por todas as pessoas, por casais com e sem filhos, com netos e bisnetos. Para todos e para todas as situações traz palavras de vida, de fé, de amor, de orientação e encorajamento.

O autor, que tem uma longa vivência matrimonial, experiência pastoral e no aconselhamento de casais, diz: “Quando Deus nos abençoa com o casamento, ele une os nossos dois relacionamentos mais vitais: com ele, o mais profundo... com o cônjuge, o mais íntimo. O que acontece com um tem impacto na qualidade do outro. Os dois estão intrinsecamente combinados. Por isso, o título: O Casal diante de Deus”.

Autora: Deane Schuessler

Tradutora: Magda D. Z. Huf
Tamanho: 14X21 cm
Número de páginas: 176
Valor: R$ 44,00

 

Abaixo, leia a introdução e o capítulo 1 do livro O Casal diante de Deus. Aproveite!

Introdução

Tudo aconteceu num entardecer perfumado e adorável – eu amo a fragrância dos arbustos de jasmim. Meu telefone tocou. Um jovem casado há um ano implorou ao meu ouvido: “O senhor poderia vir para o nosso apartamento agora? Jane* está indo para a porta. Ela diz que está me deixando.” Mesmo distante, eu pude sentir o pânico em sua voz.

“Estarei aí imediatamente”, respondi.

Enquanto dirigia o carro para a minha primeira sessão emergencial de aconselhamento matrimonial, pensava sobre o que eles diriam; sobre o que eu diria. Como um recém-formado de apenas dois meses de ministério, eu não tinha idéia de como iria lidar com o meu primeiro aconselhamento em meio a uma crise. Jane estava de pé na porta aberta do apartamento deles com as chaves na mão. “Eu preciso de ar”, ela disse.

Gilberto* pediu a Jane: “Vamos pedir ao pastor Deane que dirija o carro para nós. Estamos muito confusos.” Eu dirigi. Jane e Gilberto sentaram-se no banco de trás. Gilberto desaguava em pedidos desesperados. As palavras que ele disse ficaram gravadas para sempre na minha memória: “Jane... Jane... Eu amo você... Eu amo você mais do que o próprio Deus.” Tive que morder meus lábios para não despejar palavras explosivas sobre ele. Ele disse que amava Jane mais do que amava o próprio Deus? Ele estava disposto a transformar sua esposa em um ídolo. Jane percebeu imediatamente que este era o problema do seu marido. Gilberto esperava que sua esposa preenchesse as suas necessidades e seus medos mais profundos, necessidades que só Deus poderia suprir, medos que só Deus poderia derrubar.

Por causa do vazio desesperador que lhe causava tanto medo, Gilberto afirmava descontroladamente que amava sua esposa. Ele se equilibrava sobre o pedregoso abismo do seu vazio, tentando preenchê-lo com palavras vazias. O vazio em seu coração permanecia. Este livro é sobre preencher os vazios do nosso coração, do nosso casamento. Aquilo que preenche os seus vazios – palavras de vida, amor e saúde ou palavras de solidão e morte – determinará a condição do seu casamento.

Quando Deus nos abençoa com o casamento, ele une os nossos dois relacionamentos mais vitais: com ele, o mais profundo e mais importante de todos; e com nosso cônjuge, o mais íntimo dos relacionamentos humanos. O que acontece em um relacionamento vai ter impacto na qualidade do outro. Os dois relacionamentos são intrinsecamente combinados. Foi por isso que a minha esposa Julie escolheu o título deste livro: O casal diante de Deus.

Conforme a nossa devoção a Deus cresce, a confiança no outro se aprofunda. E quanto mais confiamos um no outro, mais nos amamos com mais segurança e menos medos, com mais alegria e menos hesitação. Deus nos concede a capacidade de amar com maior sinceridade e liberdade. E, sim, com muito mais paixão.

Essas devoções são o resultado de muitos anos de casamento com Julie e muitos anos de ministério pastoral. Nos primeiros quinze destes anos fomos missionários no Norte do Japão. Fui diretor e pastor da Congregação e Grupo Jovem Saporo. Trabalhei com jovens e realizei muitos dos seus casamentos. Depois disso tenho atuado na região metropolitana das Cidades Gêmeas (Minneapolis-Saint Paul) de Minnesota. Meu trabalho com casais continua até hoje. E eu amo esta tarefa.

Um tema recorrente nestas devoções é: Quando Deus permite que nos casemos, ele nos dá um grande presente. Quando aceitamos um ao outro como grandes presentes de Deus que somos, ele nos dá a capacidade de vermos a vida a dois como um verdadeiro privilégio, não como um peso. Disposição e alegria compõem um bom solo no qual o amor marital brota e cresce. Os vazios se encolhem e a semente da vida amorosa de Deus cria raízes e floresce.

Deus concedeu a Julie e a mim três filhos e dez netos. Nossa vida tem sido estimulante? De vez em quando minha esposa diz: “Eu sobreviveria com um pouco mais de calma, até com um pouco de monotonia.” Mas jamais trocaríamos nossa vida por outra. Que o amor e o cuidado de um pelo outro, que floresce a partir da Palavra de Deus, alimente o seu casamento.

Deus abençoe vocês ricamente como casal ao lerem essas devoções, ao praticarem as breves atividades do Vamos praticar e ao orarem as petições do Vamos orar.

As devoções estão divididas em dois blocos: a Parte 1 apresenta devoções para os casais que estão nos primeiros anos do casamento, enquanto a Parte 2 é destinada aos mais amadurecidos. Estes dois períodos compõem as duas extremidades da nossa vida de casados. Entre eles estão os nossos anos intermediários. Durante os anos intermediários nós olhamos para trás, para os primeiros anos, para manter as primeiras chamas do entusiasmo acesas. Ao mesmo tempo olhamos para frente, para os anos futuros e maduros, esperando permanecer fortes até o fim com nosso cônjuge. Se Deus permitir, permaneceremos suficientemente motivados e inspirados em Cristo nos três períodos da nossa vida de casados.

“Você é o vento sob as minhas asas” é uma música entoada em muitos casamentos e recepções. Humildemente eu alteraria a letra dessa música e diria que Deus é o verdadeiro “vento sob nossas asas”. Ele nos garante o seu amor, preenchendo o nosso vazio mais profundo. Paulo escreveu: “Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus, e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza.” (Colossenses 2.9-10) Portanto, como agentes do amor de Deus, ele nos usa como parceiros no casamento para nos dar a sustentação e a leveza de uma bóia para que ajudemos um ao outro a flutuar.

Que o poder e o aroma do amor de Deus possam preencher os seus vazios e permear o seu casamento. Que ele exale em vocês a alegria como o perfume de jasmim ou como seja lá qual for o seu perfume favorito.

 

Capítulo 1

Uma alegria contagiante

“Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.” (Efésios 5.19-20)

 

Casamento, música e muitas risadas compõem um triângulo de alegria. De todos os casamentos que eu já realizei, apenas um não tinha o ingrediente caloroso da música. Essa única exceção ficou na minha memória com o som estranho de um funeral. A música fez falta.

Todos os outros casamentos incluíam música, muita música. O salmo 45 traz no título a designação de “Canção para o casamento do rei”. A música que faz parte da festa de casamento é cheia de alegria, pois o nosso coração se eleva para louvar a Deus e pedir sinceramente ao Senhor que abençoe os noivos. A música cristã de casamentos é de espírito nobre e amável, cheia de beleza e inspiração. É a música que combina a fé e o amor – não somente o amor humano, mas o amor do próprio Deus, que nós pedimos que ecoe no coração e no lar do novo casal.

A música tocada nas recepções de casamento costuma ser de alegria, romance e cheia de ritmo. Nossos pés começam a se mexer e logo nos movemos para dançar. Alguns gostam muito de dançar, outros preferem apenas apreciar os amigos e parentes sorrindo e dançando conforme a música.

Pense nas pessoas que foram ao seu casamento. Essas pessoas eram os seus parentes mais próximos e dignos, aqueles cuja presença anunciou: “Essa é uma ocasião importante.” Então entrou em cena aquele primo ou amigo, aquele com toda aptidão para levantar a multidão, esbanjando extravagância, rindo de forma a fazer com que todos rissem com ele. O riso é parte da música do casamento. Como William Makepeace Thackeray[1] disse: “Uma boa risada é como o brilho do sol em uma casa.” Agradeçamos a Deus pelas pessoas que contagiam com sua alegria.

O que seria dos casamentos sem risadas? E sem música?

Palavra de Deus, oração, música, boa comida, humor apropriado e música tiram o nosso espírito da monotonia e o enchem de alegria.

Vamos praticar: Discutam a respeito de que preocupações ou medos causam bloqueios em cada um de vocês, impedindo que vocês expressem a sua alegria como casal. Peçam a Deus que ajude vocês a remover aquilo que lhes causa ansiedade para que as preocupações possam ser diminuídas a um tamanho administrável, o tamanho adequado a elas, para que vocês possam curtir bons momentos de alegria.

Vamos orar: Querido Senhor Deus, tu és a fonte de toda a nossa alegria e realização. Ajuda-nos a lançar fora a tristeza e o pecado da preocupação excessiva que nos sufoca. Dá-nos sempre novos motivos de alegria. Precisamos da tua alegria, ó Deus, na fala, no cântico e no riso. “A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.” (Neemias 8.10) Amém.

 



            *Nomes fictícios.

[1]             Escritor inglês.

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos