Sou pastor emérito. E agora?


Ler em formato flip
23/07/2021 #Reflexão #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

Agradeço a Deus pelos 48 anos de ministério ativo e abençoado.

Sou pastor emérito. E agora?

Recebi meu diploma de Pastor Emérito da IELB das mãos do presidente da IELB num culto muito significativo e emocionante na Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS, no Domingo da SS. Trindade. Agradeço a Deus pelos 48 anos de ministério ativo e abençoado.

E agora? De pastor ativo, que quase nunca parava, a pastor aposentado/emérito? O que fazer? Como virar essa página da minha vida?

Já estava “treinando” para este momento durante os três últimos anos em que atuei como diretor do Seminário Luterano de Pretória, África do Sul. Apesar do muito trabalho que havia no Seminário, tanto em sala de aula como na administração e no trato com os alunos, aos domingos eu me sentava com minha esposa e participava do culto como congregado. Pregava semanalmente aos alunos e professores nas devoções do Seminário, e tinha muitas sessões de aconselhamento aos alunos; mas não tinha uma congregação a pastorear no sentido comum do ministério. Minha congregação eram os alunos e professores.

Mas, e agora, que nem alunos e nem congregação tenho a pastorear, a não ser a minha ovelha preferida e amada, minha esposa?

Já em Pretória, e também agora, não é fácil para um pastor sentar quieto num culto. Sempre vem aquela tentação: Mas eu não faria assim... por que o pastor não faz como eu fazia? – Há momentos elogiáveis e sublimes; mas quando o sistema de som ou o PowerPoint não funcionam direito? Ou outros motivos tiram a concentração do culto?

Emérito é uma palavra que soa bonita. Mas meu sentimento é que de repente fiquei velho; ainda mais quando a saúde se mostra mais precária, impedindo uma atividade que era corriqueira e fácil. Pular do púlpito para o banco não é fácil.

A pandemia ensinou a todos nós a trabalhar a distância. E é o que tenho procurado fazer. Há muito aconselhamento e supervisão a serem dados para os irmãos de Moçambique. Há vários projetos em andamento lá que devem ser acompanhados, e os irmãos do Brasil, dos Estados Unidos e da Alemanha, que apoiam a missão em Moçambique, esperam relatórios de tempos em tempos. Também os doadores precisam receber uma atenção especial e um e-mail de agradecimento. – Gosto de escrever, de revisar, de ler. – Preciso caminhar todos os dias como parte do tratamento de saúde.

De pastor ativo a pastor aposentado/emérito: e agora? Continuo nas mãos graciosas de meu Deus, que me deu durante o meu ministério desafios aparentemente impossíveis para a minha capacidade, mas que não me desamparou, pois, “a nossa suficiência vem de Deus” (2Co 3.5). Nessa certeza, vamos enfrentar os dias que temos pela frente, virando uma importante página da nossa vida. Mas a história continua...  É apenas um novo capítulo! Quantas páginas terá?

O capítulo final já está escrito e determinado pelo nosso gracioso Deus, conforme as promessas de Jesus aos que nele creem.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Carlos Walter Winterle

Santa Cruz do Sul, RS cwwinterle@gmail.com

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos